Uma das etapas mais importante no processo de contratação para empresa é justamente o período de férias. Isso porquê, a cultura brasileira trabalha de forma com que deixa a gestão de férias dos colaboradores um pouco à deriva, se preocupando somente quando esse assunto se torna um risco de perda de caixa. Deixando assim de lado a segurança que o controle de férias pode proporcionar!

E se pudéssemos definir o período de férias no ato da contratação? Aqui na Marbo, temos uma cultura de entender a necessidade do cliente e dar suporte e informação para tomada de decisão.

Trabalhamos sempre com o objetivo de evitar possíveis riscos de perda financeira ou surpresa negativas que podem impactar o negócio, como por exemplo, ter que mandar um colaborador tirar férias, com uma atividade ou projeto importante em mãos.

Aqui, listamos para você 5 rotinas que fazemos que irá te ajudar a entender como trabalhamos as férias de nossos clientes:

  • 1° Para não ter novidade e ter uma melhor gestão: Elaboração do Controle de férias;
  • 2° Para se programar no fluxo de caixa e na atividade do colaborador: Envio do Saldo de férias mensalmente, sendo um resumo e por colaborador;
  • 3° Evitando gastos desnecessários: Notificações por e-mail e mensagens para acompanhar os vencimentos das férias;
  • 4° Aquele suporte para quando precisar a qualquer hora: Entrega mensal do Kit Férias (relatórios, guias e calculadora);
  • 5° Para ter um administrativo que sabe o que faz e acompanhar de forma correta: Envio de rotina e processo para férias (FAQ´s, como solicitar, etc);
  • (Bônus) Para sua empresa alcançar um nível alto: Planejamento de férias na contratação

1. Elaboração do Controle de Férias

Antes mesmo da sua empresa necessitar de calcular as férias de algum colaborador, existem passos que devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, toda empresa precisa ter um histórico de férias dos funcionários, caso a empresa não tenha, ela precisa solicitar esse histórico o quanto antes.

Em segundo lugar, nesse histórico precisa ter a seguintes informações:

  • Nome do colaborador;
  • Período de aquisição das férias (início e fim);
  • Quantidade de dias usufruídos;

Existem no entanto, algumas medidas que precisam ser levadas em consideração, por exemplo: Se o seu colaborador já trabalhou há mais de dois anos na sua empresa e nunca tirou férias nesse período, será necessário o pagamento de forma dobrada para o mesmo.

Situações como estas, pode gerar consequências trabalhistas para empresa, logo encargos e até mesmo impedimentos na execução de serviços na área.

Por isso, o controle de férias da Marbo proporciona que riscos como estes, não ocorram. Neste controle você vai ter:

  • Controle de prazos;
  • Planejamento de gastos;
  • Valores;

Em resumo, o controle de férias é fundamental para sua empresa, é ele que determina quais serão os próximos passos da sua equipe.

2. Envio do Saldo de férias mensalmente controle de férias

Um dos maiores benefícios do envio do saldo de férias mensalmente, é que ele proporciona uma previsão perante o caixa da empresa de quais serão os gastos com as férias dos colaboradores durante o mês. Além disso, ele apresenta um panorama resumido das férias de todos os funcionários e também uma visão mais especifica de cada colaborador. Facilitando assim, todo o processo da equipe de gestão de pessoas.

Imagem 1: Calculo de férias

3. Notificações por e-mail e mensagens para acompanhar os vencimentos das férias

Uma das etapas fundamentais do processo de gestão das férias é o envio de notificações por e-mail e contato quando as férias estão próximas do vencimento, evitando assim, gastos extras e imprevistos no CAIXA do negócio.

Praticidade e facilidade? É conosco mesmo!

Em suma, o envio dessas notificações facilita muito o processo quando se fala das questões trabalhistas que muitas vezes passam despercebidas.

4. Entrega mensal do Kit Férias

Primeiramente quero dizer que se você tiver esse kit mensal de férias sua equipe de gestão de pessoas estará feita! Esse item é perfeito para todos empresários que necessitam de ter o calculo de custos, programação de caixa e planejamento de time em dia.

Um exemplo da eficiência desse Kit é da Enredo Branding, após utilizar desse processo para com os funcionários a empresa percebeu uma transformação completa, livre de problemas trabalhistas, consequentemente tendo mais tempo para focar no SUCESSO da organização.

O kit conta com relatórios de:

  • Calculadora de custos;
  • Programação de caixa;
  • Planejamento do time.
  • Guias;

QUERO MEU KIT MENSAL DE FÉRIAS AGORA!

5. Envio de rotina e processo para férias (FAQ´s, como solicitar, etc)

Nesse quinto e último tópico irei te explicar um pouco sobre o que nós da Marbo fazemos mensalmente pelos nossos clientes. Mensalmente encaminhamos processos e rotinas de como deve ser controlado e solicitado as férias dos funcionários da empresa para que não ocorra erros ou pagamentos indevidos.

Ao mesmo tempo como empresa, também compreendemos que no dia a dia muitas coisas passam despercebidas, logo, buscamos sempre optar pelo planejamento e antecipação dos processos para que imprevistos não ocorram.

(Bônus) Planejamento de férias na contratação

Todo colaborador precisa ter um período de descanso após um ano de serviços prestados, por isso contar com um planejamento de férias na contratação irá proporcionar maior eficácia e menos erros na hora de conceder férias ao mesmo.

Após ler esse artigo, você deve ter percebido a quantidade de processos que existem dentro do período de férias não é mesmo?

Nesse sentido, fica claro que é necessário ter um planejamento em todo esse processo. Um simples erro nesse processo pode gerar grandes problemas trabalhistas e até mesmo prejuízos para com a empresa, caso algum trabalhador saia de forma inadequada.

Por isso, contar com uma equipe especializada para essa área é fundamental para manter uma boa organização e relacionamento do ambiente de trabalho.