A contabilidade é uma peça fundamental para que você tenha pleno controle financeiro do seu negócio. Mas será que o trabalho do contador vai apenas até a entrega dos números, que nem todos da empresa sabem ler? A Contabilidade Consultiva é o tipo de serviço que transpõe essa ideia e entrega resultados que realmente fazem a diferença para qualquer empresa.

Contabilidade Consultiva

Seja em uma grande ou em uma microempresa, é preciso ter um departamento de contabilidade ou um contador. Uma visão ultrapassada sobre o papel de um contador, é a de que o mesmo cuida apenas de questões burocráticas. No entanto, com o passar dos anos, esse conceito foi remodelado. É aí que entra em questão a Contabilidade Consultiva.

A contabilidade consultiva atua dentro da própria organização auxiliando na tomada de decisão e agindo estrategicamente junto à instituição para alcançar o objetivo final.

Esse novo método de contabilidade é uma nova forma de lidar com os clientes e empresas. Será que essa contabilidade moderna caminha no sentido da humanização e eficiência ou é apenas mais um modismo? É o que você confere a seguir.

O que você verá neste artigo:

  • O que é a Contabilidade Consultiva?
  • Como identificar um bom contador consultivo?
  • Benefícios da Contabilidade Consultiva
  • Planejamento: uma peça fundamental

O que é a contabilidade consultiva?

A Contabilidade Consultiva, é um meio de aproximação entre os clientes e a contabilidade, o seu objetivo vital é analisar, questionar e solucionar os problemas financeiros da empresa.

Para compreender melhor o que é a contabilidade consultiva, imagine o seguinte:

O médico trata de doenças para que as pessoas fiquem saudáveis e possam continuar seguindo com sua vida adiante.

A contabilidade consultiva segue por esse mesmo caminho. A sua perspectiva é tratar de problemas financeiros e cuidar da saúde financeira da sua empresa para que ela não vá ao fracasso. Um contador consultivo é aquele que cuida do seu negócio. Como o próprio nome indica, ele é um consultor de negócios, que embasa a tomada de decisão para que a empresa trilhe pelo caminho correto até o sucesso.

Como identificar um bom contador consultivo?

Bom, eu sei que não é uma tarefa fácil colocar a sua empresa, que levou anos para ser construída, nas mãos de uma outra pessoa, ainda mais se for um desconhecido. Todos os seus esforços estão nesse negócio, então, é normal sentir medo. Eu compreendo!

No entanto, não é na zona de conforto que um empreendedor consegue aproveitar as melhor oportunidade de mercado, correto? Ter uma contabilidade consultiva vai te ajudar a sair da estagnação, mas as suas decisões serão muito bem fundamentadas em números e na experiência de um bom profissional. 

Algumas características são essenciais ao buscar um contador consultivo. Pense que ele deverá ser aberto às mudanças.

Além disso, é o tipo de profissional que precisa estar sempre atento às tendência e mudanças do mercado e disposto a encarar novos desafios para levar a sua empresa para as melhores oportunidades possíveis. Além disso, o contador consultivo precisa ter um bom conhecimento técnico, afinal, ele é uma figura estratégica e precisa se certas habilidades e conhecimentos para transformar a sua organização.

CTA NOVA

Benefícios da Contabilidade Consultiva 

Contabilidade consultiva era, inclusive, para ser considerado um termo redundante. Afinal, o trabalho do contador não deve ser apenas entregar números e fazer lançamentos em dia. Mas, como essa ainda é a visão da contabilidade tradicional, aqueles que estão dispostos a transpor esse modelo engessado conseguem fazer entregas de real valor para seus clientes. Nesse sentido, entre os principais benefícios da Contabilidade Consultiva, podemos citar: 

Redução de custos: o contador consultivo sabe orientar o empresário onde estão os desperdícios e gargalos. Dessa forma, é possível incrementar produtividade e reduzir gastos desnecessários. 

Tomada de decisão: a apresentação de relatórios descomplicados e efetivos destacam o valor da contabilidade consultiva e, mais do que isso, assessoram a tomada de decisão dos gestores de forma eficiente. A aproximação entre contador e cliente apresenta enormes ganhos para a estruturação, planejamento e crescimento do negócio.  

Inovação: a contabilidade consultiva atua não apenas nos números, mas busca inovar em outros setores, como marketing e relacionamento e trazer o que há de novo do mercado, e que dá certo, para aprimorar suas entregas. 

Planejamento, uma peça fundamental

Uma contabilidade consultiva efetiva conta com bons profissionais mas, é claro, também com um planejamento bem estruturado. 

O que é um planejamento?

O planejamento é um estudo realizado com base em fatos para atingir um objetivo desejado. Todos nós fazemos planejamentos ao decorrer da vida, seja para uma viagem de férias ou para criar um roteiro de carreira profissional. 

Em qualquer tipo de planejamento, é preciso estudar, analisar, avaliar e, o mais importante de tudo, pesquisar.

Com uma empresa não é diferente. Toda organização que deseja se consolidar e crescer em seu mercado de atuação precisa de um planejamento bem estruturado. Você, enquanto dono, precisa ter em mente onde deseja que sua instituição esteja daqui a cinco, dez ou trinta anos. Lembrando que esse objetivo pode mudar a qualquer momento, mas, o importante é ter um objetivo institucional.

Uma das etapas do planejamento é conhecer seus clientes, saber quem são eles, o que fazem e o que gostam. A partir disso, criar um relacionamento duradouro é uma das chaves para abrir as portas para o seu sucesso.

A maioria das empresas fecha em dois anos. Os motivos pelos quais isso ocorre são inúmeros, entre eles, a falta de planejamento para sustentar a empresa e alavancar o seu crescimento.

Ter uma contabilidade consultiva, um profissional qualificado e um planejamento bem elaborado fazem toda a diferença para a estruturação do seu negócio. Se você ainda não investiu nesses aspectos, conte com os serviços da Marbo Contábil.

Nosso objetivo é descomplicar a burocracia e assessorar a sua tomada de decisão. Eleve a contabilidade do seu negócio para outro nível com o nosso auxílio.

contabilidade-consultiva