3 Leituras indispensáveis para empreendedores de primeira viagem

Posted by Yara Brito on 03/03/2020 11:34:03
Yara Brito
Find me on:

 

Ter o próprio negócio é o sonho de grande parte da população e 2020 pode ser o ano de tirar aquele sonho da gaveta, não é mesmo?

 

342414-PA9Q07-404

 

Acontece que muito se fala da burocracia que envolve ser um empreendedor no Brasil e isso é verdade mas, hoje quero falar com você sobre uma outra parte que também é muito importante na sua jornada empreendedora que são histórias inspiradoras.

 

Tudo que você precisa saber sobre Abertura de empresa

 

Se tem uma coisa capaz de conectar pessoas totalmente diferentes é uma boa história, desde o começo da humanidade somos fascinados por um enredo contado em forma de história.

 

Pensando nisso resolvemos selecionar 3 livros de autores brasileiros que tratam o universo do empreendedorismo de forma inspiradora e quebram o tabu que é empreender num país onde tudo é tão desfavorável.

 

Então vamos logo ao que interessa:

 

empreendedorismo para subversivos

 

Empreendedorismo para Subversivos - Facundo Guerra

 

Para começar com o pé direito, trazemos uma obra de um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo. E se você pudesse saber todos erros que grandes empresários cometeram e evitá-los? Bem esse é o tipo de achado que você vai absorver nessa leitura.

 

Com mais de 20 negócios criados, Facundo faz um flashback desde quando decidiu largar tudo para iniciar sua jornada como empreendedor.

 

Essa é uma narrativa realista, mas também com uma abordagem cômica de um dos empreendedores que focou seus negócios numa persona bem específica: à classe média alta da agitada cidade de São Paulo.

 

Separei 3 dicas incríveis que você encontra ao longo do livro, veja:

 

1- Tenha um propósito!

 

“Tenho pensado muito: se eu for empreender pro futuro, quais os atributos que tenho que embutir no meu projeto para que ele seja resistente ao pós-capitalismo? O desafio é pensar além do lucro.

 

O empreendedor corre atrás de tempo e dinheiro — quer mais dos dois, claro. Mas, ele descobre a duras penas que ele não vai ter nem mais tempo, nem mais dinheiro. Ele está cruzando essa jornada pelos motivos errados.”

 

2- Falta de Dinheiro não serve como desculpa!

 

“Não precisa ter dinheiro, especialmente em tempos de crowdfunding. Se a sua ideia é boa, ela para em pé. Comprei tanta coisa legal em financiamentos coletivos porque as ideias eram boas.

 

As pessoas não querem mais produtos ou coisas, elas querem uma visão de vida. As pessoas mais jovens, e eu penso como elas, compram uma coisa que é intangível, que não está necessariamente associada a função do produto. É visão de mundo, mesmo.”

 

3 - Escolha seus parceiros!

 

“Todos que trabalham comigo se alinham na ética. Meus sócios têm posicionamentos políticos muito diferente dos meus, mas eu os respeito. Sou agnóstico e alguns deles são religiosos. Não acho que você tem que ter relacionamento pessoal, não tem que ser amigo de sócio.

 

A gente tem que ter complementaridade e admiração pelo trabalho, mas não tenho que levar essa relação pra vida pessoal. E nem quero. Já perdi relações de amizade por conta de negócios, então não dá pra ser desse jeito. Tem que fazer a coisa mais fria, sabe?”

 

Curtiu as dicas do Facundo? Isso é só um aperitivo, pois Empreendedorismo para Subversivos é, com certeza, um livro muito interessante para os novos empreendedores e cheio de dicas preciosas.

 

pega a visão

 

Pega a visão - Rick Chesther

 

Esse é aquele tipo de livro que quase não se vê sendo indicado por aí como exemplo de história empreendedora e eu vou te confessar que ele está sendo injustiçado, afinal "Pega a visão" é um clássico exemplo de um perfil de empreendedor bastante comum no brasil, aquele que é levado a empreender para superar a crise.

 

Rick era um vendedor de água em uma das praias mais famosa dos Rio de Janeiro, ele ficou conhecido no brasil todo após publicar um vídeo no instagram onde estimula pessoas a empreender com dicas absorvidas a partir da leitura que tinha feito do livro: Geração de Valor (Não está nessa lista, por ser muito indicado já, mas, é excelente), o vídeo viralizou.

 

Essa leitura é um tapa na cara do vitimismo, sua história nos ensina que não há lugar no topo para quem desiste de lutar ou vive na eterna transferência de responsabilidades.

 

Essa não é mais uma história de um Empresário que se tornou milionário, está mais para um relato de um líder que decidiu fazer sua grande oportunidade com muita luta e criatividade.

 

Separei mais 3 dicas matadoras, veja:

 
1 - Empreender é suor!

 

Sabe aquela imagem de que vida de empreendedor é tranquila, ficar viajando e notebook na piscina? Esquece isso!

 

E sua história descreve bem isso, ele chegava cedo na Central do Brasil, onde comprava suas garrafas d’água e então partia para praia onde ficava o dia inteiro vendendo seu produto.  

 

Você pode até não vender água, nem trabalhar na praia, mas mesmo dentro do seu escritório e com um bom ar-condicionado, soe muito, ou seja, trabalhe muito.

 

Ele conta que lucrava por dia de 150 a 200 reais e não voltava para casa com menos que isso. Por isso, chegue cedo no local e só vá embora quando tiver atingido todas as metas.

 

2- Tire a crise de dentro de você

 

No vídeo viral de Rick ele levanta um questionamento bastante importante: “Vender água não dá para você? Então a crise não está no país, está dentro de você”.

 

“O neguinho que vendia água em Copacabana vai palestrar na universidade de Harvard (…) vocês não têm ideia de quantas vezes me jogaram no chão e eu não me acovardei, continuei”.

 

Para ele, a força mental é essencial em um momento de crise. Segundo ele, muitas são as pessoas que irão falar que seus sonhos não darão certo.

 

3- Não há um perfil social para empreender

 

Essa talvez seja a dica mais valiosa, tire os arquétipos do jogo, o perfil do empreendedor pode ser muito mais diverso do que nossos preconceitos julgam, Rick é de origem muito humilde, não fez faculdade e nem estudou em bons colégios. Ou seja, ele foge dos padrões que muita gente imagina de um empreendedor.

 

Empreender tem muito mais a ver com identificar e resolver problemas e para começar, você precisa começar olhando a sua volta, analisando os padrões, comece pequeno, identifique os problemas mais comuns do seu bairro e comece a gerar soluções para eles.

 

Gostou das dicas do Rick? Tem muitas outras no livro Pega a visão, recomendo fortemente essa leitura.

 

sacadas de empreendedor

 

Sacadas de empreendedor - Erico Rocha

 

Pra fechar com chave de ouro vamos falar de um empreendedor digital, focado em negócios digitais, Erico se destacou ao trazer "Fórmula de Lançamento" para o brasil. Independente da sua opinião sobre a eficácia da tal fórmula, uma coisa não podemos negar, ele é de fato um empreendedor digital de sucesso, um dos maiores nomes do Brasil.

 

Em Sacadas de empreendedor, você vai entender conceitos extremamente novos e importantes ao montar uma estratégia digital, essa é aquela leitura para mudar hábitos, apagar clichês e inovar.

 

Um dos maiores diferenciais do Erico é sua didática, nesse livro você vai ouvir de forma simples e descomplicada conceitos que vão desde coisas básicas como fluxo de caixa até alguns conceitos de vanguarda como overdelivering.

 

Aqui vão 3 excelentes dicas desse empreendedor que conquistou o digital no Brasil:

 

1- Você precisa entender por que alguém não compra seu produto!

 

Na maioria das vezes fazemos o caminho oposto, queremos entender por que nossos clientes consomem nossos produtos e não tem nada de errado nessa linha de raciocínio, acontece que é importantíssimo saber por que eles não estão comprando!

 

A partir desse questionamento você vai saber como antecipar as objeções de seus clientes e montar uma boa base de argumentos contra elas.

 

2 - Seja Persuasivo

 

Não confie apenas na qualidade e no preço do seu produto para conquistar seu cliente, seja persuasivo, mas, para que essa estratégia de fato funcione, você precisa conhecer muito bem os entregáveis do seu produto assim, como precisa conhecer sua persona.

 

Assim é possível fazer um fit entre essas duas variáveis e montar argumentos extremamente convincentes. O segredo aqui é saber exatamente o que o cliente espera do seu produto e ir além disso, o famoso overdelivering. Entregue sempre mais!

 

3- Masterize seu produto sempre

 

Esteja sempre atrás de melhorar seu produto, adaptando e resignificando ele, no meio do empreendedorismo digital é importante estar resignificando sua oferta de tempos em tempos, afinal adaptação é tudo!

 

O ritmo do digital pode assustar alguns empreendedores, mas é um mercado muito grande que exigem muitas vezes baixo investimento e permite que você use vários formatos de conteúdos para se comunicar com sua persona.

 

Por isso a dica aqui é: seu produto não é e nem precisar ser imutável. Dedique-se em masterizar sempre, só assim você vai se destacar e tomar a dianteira.

 

Essas são apenas algumas das muitas "sacadas" que esse livro tem, por isso se você gostou delas, te aconselhamos a ler o livro, pode ser que ele se torne seu livro de cabeceira rs.

 

Ufa, foram tantas dicas em tão pouco tempo, não é mesmo?! Praticamente um concentrado de 3 empreendedores completamente diferentes entre si, cada um com seu nicho e estilo de empreendedorismo!

 

Mas, o que esses mestres do empreendedorismo tem em comum é que cada um deles tem excelentes insights para o seu negócio!

 

Existem mais uma infinidade de bons livros para empreendedores, ao fazer essa lista me foquei em trazer para vocês alguns que não ouvimos falar tanto, para que possamos sair do lugar comum e absorver dicas de outros empreendedores também. Então, já leu algum desses livros? Ficou com vontade de ler? Conta pra gente, vamos adorar saber quais dicas você mais gostou e mais funcionou no seu negócio.

 

 

 

 

Topics: Negócios

Assine agora