A contratação de um contador é uma das escolhas que o empresário deve ficar mais atento. Isso porque é indiscutível a importância da gestão contábil como elemento da administração de uma empresa organizada. Seja qual for o segmento, o crescimento de uma empresa pode ser afetado por uma má ou boa contabilidade.

Com exceção apenas do MEI, todas as empresas são obrigadas a ter uma contabilidade para prestar prestar assessoria contábil e fiscal. O sistema tributário e as leis no Brasil são complexas, e um dos maiores erros que o empreendedor comete é tentar enfrentar essas questões burocráticas sozinho ou não ter um apoio de uma equipe ou contador de qualidade e confiança.

Por mais experiente que você seja como gestor e chefe, é sempre bom levar alguns aspectos em consideração antes de  bater o martelo quanto a um candidato. Por essa razão, preparamos uma lista com os 5 piores erros na hora de contratar um escritório de contabilidade. 

O que devo ter em mente ao contratar um contador?

Em primeiro lugar, é preciso estar claro o que você como empresa espera de um contador. É importante estar atento para se ter noção se determinado funcionário vai conseguir atender às suas necessidades. Não deixe de levar em consideração que além de um suporte para não se incomodar com certas atividades, você precisa de um profissional que resolva várias questões com praticidade.

Ao avaliar o que você espera de um profissional, pense em problemas de seu cotidiano onde são gastos tempo e que poderão ser solucionados pelo contador. Não deixe de levar em consideração também a facilidade no acesso a comunicação com o seu contador e a transparência. Se você é uma pessoa ocupada e corrida, não precisará se preocupar com lembretes de pagamentos e obrigações fiscais. 

Um contador também pode dar orientações diversas relacionadas à vida financeira, servindo de apoio na tomada de decisões estratégicas como a avaliação de viabilidade de novos projetos e previsão de rentabilidade, e por aí vai. Por isso a importância da escolha de uma boa equipe contábil. 

Veja também nosso blog sobre quanto custa um contador.

Quais são os 5 erros mais comuns na hora da contratação de um contador?

Contratar o funcionário mais barato.

Em primeiro lugar, o erro que é mais cometido na hora da contratação de um profissional é levar em consideração apenas o valor que a empresa contábil cobra pelo serviço. Ao contentar-se com um candidato disposto a trabalhar por valores mais baixos, pode ser que você esteja se contentando também com a prestação de um serviço de menor qualidade.

Não descrever com clareza as funções da vaga.

Outro erro bastante comum é a falta de comunicação entre a empresa e o candidato. Isso reflete diretamente na qualidade e no currículo dos profissionais que responderão ao seu anúncio. Por isso, é imprescindível que a descrição seja a mais minuciosa (e verdadeira) possível. Nada de anúncios vagos e muito sucintos nessa hora.

-Não verificar se o escritório de contabilidade ou contador estão regularizados.

A maioria dos empresários não pesquisa pela regularidade do escritório de contabilidade antes de contratar os serviços de um contador. No entanto, é muito importante que você pesquise e verifique se o escritório atua de forma que a empresa possa ter a garantia de estar contando com os serviços de qualidade. O Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é o órgão competente que atua no sentido de regularizar os serviços prestados pelos escritórios e contadores.

-Não analisar se o contador é um profissional atualizado.

Muitos negócios acabam tendo prejuízo por contratar escritórios que não se preocupam com a atualização dos conhecimentos de seus profissionais de contabilidade. No entanto, essa é uma característica essencial, haja visto que o mercado está sempre em mudança e cada vez mais competitivo. 

Não analisar se o contador é adequado para o perfil da empresa.

É possível dizer que todas as empresas, de todos os segmentos e portes, precisam dos serviços de um bom contador. É importante ficar atento a diversos fatores: aos valores de honorários, estrutura física do escritório de contabilidade, estrutura tecnológica, canais de comunicação, quantidade de colaboradores, quantidade de clientes e muito mais. É preciso escolher o contador ideal para o seu tipo de negócio.

Por que é importante tomar esses cuidados na hora da contratação?

Como você verificou neste blog, é necessário avaliar alguns critérios na hora da contratação, pois o contador é o profissional responsável por cuidar de toda saúde econômica de sua empresa. Fica claro que é imprescindível que as finanças estruturais de seu negócio estejam todas alinhadas com o apoio de um profissional adequado para a sua empresa. Engana-se quem acha que os contadores e escritório contábeis são todos iguais. 

Veja nosso blog que preparamos sobre como o contador pode quebrar a sua empresa.

Atualmente, existem vários tipos de contabilidade, desde as mais tradicionais até as que estão atuando de forma online. Dessa forma, a escolha dependerá do estilo e perfil de seu negócio. Além disso, é importante ressaltar que o contador terá acesso a todas as informações sigilosas e confidenciais do seu capital de seu negócio, por isso a necessidade de um profissional que trabalhe de forma ética. 

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas.

Não deixe de acessar o nosso blog com o tema: “Como a Marbo Contábil pode te ajudar?”

Equipe Marbo Contábil. 🧡