3 erros que podem fazer você perder dinheiro por causa da CCT

Posted by Luiz Paulo Castro on 09/01/2020 17:15:00
Luiz Paulo Castro
Find me on:

Neste artigo você entenderá o que é a Convenção Coletiva de Trabalho além de poder ver 3 erros que você pode cometer e acabar perdendo dinheiro por causa da CCT.

O que você verá neste artigo: 

  • O que é a Convenção Coletiva de Trabalho?
  • 3 erros que você pode cometer e perder dinheiro
  • 1° Impossibilidade do direito trabalhista
  • 2° Falta de controle acerca de horas extras
  • 3° Mais de uma categoria de trabalhadores
  • Conclusão

O que é a Convenção Coletiva de Trabalho? 

Você provavelmente ouviu falar sobre a CCT ou Convenção Coletiva de Trabalho, caso ainda esteja com dúvidas você já deve ter ouvido falar sobre os sindicatos? Você sabe o que é? 

A Convenção Coletiva de Trabalho, é uma forma de garantir os direitos dos trabalhadores. Conhecido mais como os sindicatos, responsável pelas regras trabalhistas d e acordo com cada categoria do profissional estabelecido pelo sindicato.  

3 erros que você pode cometer e perder dinheiro

Nenhum empreendedor quer perder dinheiro, não é mesmo? Infelizmente acontece de muitas vezes poder perder dinheiro com a Convenção Coletiva de Trabalho também conhecida como a CCT. 

Veja abaixo os três erros que podem acontecer, fique atento para evitar de cometê-los. 

1° Impossibilidade do direito trabalhista

Empregados que acabem impossibilitados pela empresa de gozar de algum direito trabalhista assegurados pela Convenção Coletiva do Trabalho podem entrar com um processo judicial contra o empregador, o qual pode sofrer consequências como pagamento de multas e abalo de credibilidade.

Exemplos:

  • Poder dividir as férias em 2 vezes ao ano
  • Porcentagem de Reajuste salarial
  • Porcentagem de ajuste em algum benefício
  • Não cumprir as regras de folgas semanais
  • Não cumprir as regras dos horários de descanso


2° Falta de controle acerca de horas extras

Um caso clássico de falhas ao cumprir a CCT é a falta de controle acerca de horas extras. Muitas organizações não mantém uma gestão eficiente para monitorar quantas horas extras cada colaborador trabalhou.

Um dos motivos para esse acontecimento é por desorganização ou por falta de gestão de ponto eletrônico, o que ocorre e acabam não pagando o valor determinado pela CCT.

 

Está com dúvidas? 👇

CTA NOVA

3° Mais de uma categoria de trabalhadores

Outro exemplo é quando uma empresa tem em seus quadros mais de uma categoria de trabalhadores, representada por sindicatos diferentes. Logo com convenções diferentes.

Isso Pode gerar confusões na hora de seguir acordos da Convenção Coletiva de Trabalho. Um exemplo, aplicar um reajuste acordado para o vale alimentação inferior ao acordado na CCT da classe.

 

Conclusão

Viu como você pode evitar de perder dinheiro com a Convenção Coletiva de Trabalho, muitas vezes acontecem por falta de atenção. Uma dica é redobrar a sua atenção como foi citado e manter uma boa organização no gerenciamento dos pontos dos funcionários. 

 

Gostou deste artigo? Leia esse também! 👇

Advertência no trabalho: como aplicar?

 

Abraço do time Marbo! 💛

Topics: Pessoal

Assine agora