5 erros que você está cometendo na gestão financeira da sua empresa

Posted by Lilianne Cristina on 13/09/2019 15:10:00

12569

 

Entender como funciona o modelo de gestão do seu negócio e quais são os erros mais comuns pode ser fundamental para saúde do seu negócio, além de fazer com que você saia na frente da concorrência.

 

Por isso, é importante manter a organização do setor em dia, de modo que os relatórios financeiros sejam emitidos de forma rápida e eficiente.

 

Neste artigo você verá:

  • O que é Gestão financeira;
  • Importância da Gestão Financeira;
  • 1°Não controlar o Fluxo de Caixa;
  • 2° Não elaborar um Planejamento Financeiro;
  • 3° Não ter conhecimento de Estoque;
  • 4° Não reinvestir o lucro;
  • 5° Desconsiderar a inadimplência.

 

O que é Gestão financeira

 

Gestão financeira é tudo aquilo que refere a análise, estratégia, investimento, custo e despesas de uma empresa. A gestão financeira possibilita que a empresa cresça financeiramente.

 

Profissionais nessa área costumam cuidar do financeiro da empresa, como pagamentos a colaboradores e funcionários além de cuidar de pagamentos de despesas fixas (água, energia e etc) e variáveis. Esse profissional fica responsável também por traçar todos os passos que a empresa terá por mês além do planejamento gerado.

 

No final um gestor financeiro cuida de toda parte de recursos financeiros de uma empresa.

 

Importância da Gestão Financeira

 

Controlar as finanças é essencial, não importa o porte da empresa. Isso porque ela possibilita um controle dos recursos, permitindo que a empresa invista em outros departamentos.

 

Nos últimos anos o Brasil tem passado por instabilidades económicas fazendo com que muitas empresas acabem demitindo um número muito alto de funcionários. Não conseguindo se recolocar no mercado, algumas pessoas acabam abrindo o seu próprio negócio, como MEI.

 

Caso, esse micro empreendedor não consiga se manter no mercado ele passará por dificuldade financeiras, nesses momentos ele precisará entender sobre os processos da gestão financeira. Com esse conhecimento poderá garantir que o seu negócio continue funcionando.

 

Neste artigo, vamos apresentar para você quais são os 5 erros mais comuns na gestão financeira de uma empresa, explicando como evitar cada um deles, vejamos:

Podemos te ajudar com sua contabilidade! 👇

CTA NOVA

 

1° Não controlar o Fluxo de Caixa

 

Não controlar o Fluxo de Caixa pode ser um erro terrível para o seu negócio. Ele é uma das coisas mais importantes do seu negócio, com ele você consegue diagnosticar a saúde financeira da sua empresa, além de entender quais são as suas entradas e saídas, criando uma boa imagem do seu negócio.

 

Um exemplo é procurar um furo em uma caixa da água, a caixa sempre está cheia, contudo todos os dias surge um furo e você não o encontra, o fluxo de caixa vai “impermeabilizar” sua caixa da água (Seu dinheiro), de qualquer imprevisto e ainda te deixará a par de receitas que serão gastas no futuro.

 

2° Não elaborar um Planejamento Financeiro

 

Muitos empresários cometem o erro de não ter um planejamento financeiro da empresa, sendo uma obrigação, pois ele proporciona o controle diário, semanal ou mensal do financeiro da sua empresa, sendo uma peça fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

 

Além de mostrar corretamente o controle do dinheiro que entra e sai, o fluxo de caixa, o planejamento financeiro irá ajudar a melhorar o planejamento e a estratégia do negócio, auxiliando o empreendedor em futuras decisões.

 

Baixe nossa kit de planilhas para auxiliar no seu negócio! 👇

Planejamento Financeiro

 

Se você tiver uma loja ou algum tipo de comércio, por exemplo, pode controlar diariamente as vendas por meio de uma planilha e depois fazer um resumo do mês, vendo se as metas estão sendo batidas por meio da planilha de planejamento financeiro →

 

3° Não ter conhecimento de Estoque

 

Ter o controle dos produtos em estoque determina os preços que serão cobrados na venda, uma vez que é básico ter um entendimento sobre a data de validade e quantidade de cada item, além de outros aspectos.

 

Gestão Financeira

 

Diante disso, é preciso saber quanto de espaço tem, para que seja reposto e novos produtos venham ser adquiridos, contribuindo, assim, com o andamento das operações do empreendimento. Aprender sobre estoque diminui gastos de armazenamento e cresce a receita.

 

4° Não reinvestir o lucro

 

Potencializar os lucros e investir na própria empresa é uma maneira de evitar que ela fique para trás. Uma maneira eficaz seria investir em novos maquinários, inovações e reformas pontuais para melhoria do ambiente de trabalho ou nos próprios funcionários são itens fundamentais para o funcionamento e crescimento de todo e qualquer negócios.

 

5° Desconsiderar a inadimplência

 

Toda empresa precisa de dinheiro para funcionar, estou errada?

 

Gestão Financeira

 

Toda empresa precisa de dinheiro para funcionar, qualquer empreendimento depende da entrada de recursos financeiros para manter a execução de todos os serviços e colaboradores. Por esse motivo é que muitos empresários desconsideram a inadimplência do financeiro colocando toda a empresa em risco.

 

Não há como organizar as metas e objetivos sem que os recursos, que estão em posse de outras pessoas, sejam considerados.

 

Uma empresa precisa de dinheiro no seu caixa para suprir as despesas operacionais, suas contas a pagar, seus custos de produção e demais itens que fazem parte do funcionamento da empresa. É necessário estratégias de controle relacionadas com as cobranças sejam estabelecidas.

 

Defina sempre uma taxa de inadimplência que esteja de acordo com a realidade do seu negócio. Sendo necessário sempre acompanhar o cenário econômico brasileiro.

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre Gestão financeira? Mande sua dúvida →

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios

Assine agora