5 passos para controlar o fluxo de caixa do seu negócio

Posted by Lilianne Cristina on 05/09/2019 17:39:32

2416

 

O fluxo de caixa tem um papel fundamental dentro da gestão financeira de um negócio, além de registrar as movimentações de entrada e saída de dinheiro da empresa, ele pode ser usado como um grande aliado na hora de avaliar a situação financeira da empresa.


Com um bom fluxo de caixa, será possível prever se vai faltar ou sobrar recursos no fim de um determinado tempo.

 

Pensando nisso, resolvemos elaborar e disponibilizar alguns passos para que você possa manter o fluxo de caixa em dia e possivelmente mais organizado.

 

Você verá nesse artigo:

  • O que é Fluxo de Caixa;
  • Tipos de Fluxo de Caixa;
  • 1° Passo: Verifique o saldo inicial da empresa;
  • 2° Passo: Separe e categorize suas receitas e despesas;
  • 3° Passo: Verifique o fluxo de caixa diariamente;
  • 4° Passo: Repense seu capital de giro;
  • 5° Passo: Determine o padrão de crédito para seus clientes.

 

O que é Fluxo de Caixa

 

Utilizado para manter em dia a saúde financeira da empresa, o Fluxo de caixa fica responsável por controlar as entradas, as saídas, as vendas e o dinheiro que corre dentro do negócio.

 

O Fluxo de Caixa pode ser analisado diariamente, semanalmente e mensalmente, tudo isso será determinado pelo tempo que o empreendedor deseja analisar.

 

Tipos de Fluxo de Caixa

 

Existe vários modelos de fluxo de caixa, cada um deles tem uma característica e um objetivo diferente. Por isso definimos os principais tipos de Fluxo, são eles:

 

Fluxo de Caixa Livre

 

Essa ferramenta é utilizada como termômetro de geração de capital por parte da gestão.

 

Fluxo de Caixa Direto

 

O fluxo de caixa direto é uma forma mais direta de ver as operações de uma empresa. Nele você consegue ver explicitamente as entradas e as saídas da empresa e ver quais estão sendo os rendimentos da empresa. O fluxo de caixa Direto fornece informações diariamente por isso exige um empenho maior do financeiro.

 

Fluxo de Caixa Operacional

 

Essa modalidade tem um papel fundamental para empresas que estão iniciando agora, pois ele consegue levantar todas as informações operacionais da empresa, tais como: Folha de pagamento, Controle de Estoque, etc.

 

O Fluxo de Caixa Operacional não costuma contabilizar investimentos nem o pagamento de guias e sim apenas o operacional.

 

Está com dúvidas?

Podemos te ajudar! 👇

 CTA NOVA

 

Fluxo de Caixa Projetado

 

O Objetivo desse tipo de fluxo de caixa é prever gastos e ganhos futuros. Ele não utiliza de informações passadas. Por isso ele consegue analisar e organizar gastos diminuindo prejuízo causados no futuro.

 

Fluxo de Caixa Indireto

 

Diferente do fluxo de caixa direto, esse tipo de fluxo utiliza do Balanço Patrimonial para analisar a variação dos ativos de um determinado tempo. Nesse caso, ele levanta os gastos desse tempo e a partir da amortização e depreciação ele reajusta.

 

Depois de entender um pouco mais sobre o Fluxo de caixa, listamos cinco passos que são essenciais para controlar o fluxo de caixa da sua empresa. Vejamos:

Banner [planejamento financeiro]

 

2° Passo: Separe e categorize suas receitas e despesas

 

Primeiramente, separe todas as suas movimentações de entrada e saída. É importante fazer o registro de todas essas movimentações, independente do valor gasto ou recebido, e classificar em categorias para manter um maior controle das transações.

 

3° Passo: Verifique o fluxo de caixa diariamente

 

O acompanhamento diário do fluxo de caixa, ajuda a minimizar possíveis impactos financeiros na sua empresa. Dessa forma, você poderá ter tempo para se planejar e prever as situações, tomando decisões corretas.

 

4° Passo: Repense seu capital de giro

 

Você já parou para pensar se o retorno da venda do seus produtos e/ou serviços são satisfatórios? Se a resposta for não, é preciso fazer uma avaliação sobre os valores cobrados do seus clientes e até repensar os contratos dos mesmos. É de extrema importância o acompanhamento do seu fluxo de caixa para avaliar se o seu negócio está andando como planejado.

 

Dúvidas para definir o preço dos seus produtos?

Baixe nossa planilha clicando no banner abaixo! 👇

Precificação de produtos

 

5° Passo: Determine o padrão de crédito para seus clientes

 

É preciso avaliar as situações que afetam o seu negócio. Se você possui clientes qualificados, que compram e as vendas sobem rapidamente, mas, em contrapartida é necessário ter um estoque maior para que se possa atender o público.

 

Você ainda está tendo dificuldades para controlar o fluxo de caixa da sua empresa?

Entre em contato conosco, que resolveremos todos os seus problemas.

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Contábil

Assine agora