Terceirização financeira como solução para tirar a empresa do vermelho

Posted by Luiz Paulo Castro on 21 de out de 2019 13:00:00
Luiz Paulo Castro

Você provavelmente já ouviu falar sobre o BPO financeiro ou a Terceirização Financeira da empresa. Mas, você sabe o que é? Para que serve? Como fazer? Como ela pode auxiliar a sua empresa a sair do vermelho? Ficou com dúvidas leia esse artigo para aprender mais sobre a terceirização financeira das empresas. 

O que você verá neste artigo:

  • O que é Terceirização Financeira?
  • Características da Terceirização Financeira
  • Tipos de BPO
  • Serviços envolvidos 
  • Tire sua empresa do vermelho
  • Planejamento com BPO
  • Conclusão

O que é Terceirização Financeira?

A Terceirzação financeira ou BPO,  sigla BPO é um termo em inglês que tem como significado “Business Process Outsourcing”, que traduzido significa “terceirização de processos de negócios”. Essa atuação visa desmistificar e mostrar a importância de determinadas áreas dentro da empresa, mesmo que elas não sejam seu core business, ou seja, atividades que são o núcleo da empresa.

giphy-5

Esse serviço permite que seu negócio conte ou contrate uma empresa de contabilidade, afim de cuidar da gestão financeira. O BPO tem como função melhorar a produtividade de determinadas áreas da empresa, por ser muito assertivo, esse tipo de serviço pode solucionar alguns problemas existentes nas empresas, tais como:

  • Empresas que não possuem funcionários no setor financeiro;
  • O gestor não conhece o atual estado financeiro da empresa ou não tem interesse em cuidar;
  • A empresa possui controle manual dos processos e não um sistema integrado.

Agora que você já sabe o que é terceirização de processos de negócios chegou a hora de entender um pouco mais sobre suas vantagens, o porquê de investir, características e as desvantagens desse processo que é fundamental para empresa.

Características da Terceirização Financeira

Para entendermos isso melhor, é necessários vermos algumas características desse serviço de BPO, que são eles?

  • Serviço Técnico e específico;
  • Geralmente não é o core business das empresas (a atividade que gera lucro para o negócio);
  • Não é um processo-chave do negócio (isso é, que garante diferenciais competitivos sobre a concorrência);
  • Existem diversas empresas competentes e especializadas nessa área de atuação.

Características que foram definidas pela Heflo. Empresa especializada nas diversas áreas do BPO.

terceirização financeira

Tipos de BPO

Existem várias modalidades de BPO, vejamos algumas:

  • Help Desk
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Construção de sites
  • Publicidade e propaganda
  • Marketing de conteúdo
  • TI – Tecnologia da Informação
  • Logística
  • Serviços financeiros
  • Área jurídica
  • Limpeza de escritórios
  • Segurança das instalações
  • Processos de RH – Recursos Humanos

Fique de olho em um detalhe, o core business de uma empresa raramente é terceirizado, por se tratar de uma atividade chave. Um exemplo disso é a segurança da informação, ela não é core business de bancos, mas ela não é terceirizada nessa área, porque ela é vital para o sucesso de seu negócio.

Serviços envolvidos

O BPO envolve e trabalha com diversas atividades dentro do financeiro, as principais são:

Controle das entradas e saídas

Nessa etapa a empresa contratada ficará responsável por:

  • Nas entradas: Incluir as contas a pagar no sistema, realizar agendamentos no internet banking;
  • Nas saídas: Lançar as contas a receber no sistema, incluir serviços de emissão de nota fiscal/boletos bancários.
Conciliação bancária

É um dos serviços mais prestados pelo BPO financeiro: Conciliar as movimentações financeiras diariamente e cuidar de toda rotina bancária da empresa para que os saldos batam sempre com que consta no banco.

Gestão da documentação

A contratação desse serviço é opcional, mas é interessante já que será prestado serviços de arquivamento e auditoria de documentos financeiros.

Quer descobrir mais sobre BPO? Acesse nosso artigo sobre: BPO Financeiro: Tudo que você
precisa saber

Tire sua empresa do vermelho com BPO Financeiro

Fazer mais com menos. Esse é um dos principais benefícios alcançados ao incorporar a metodologia do BPO Financeiro em sua empresa. Caso sua empresa esteja passando por uma situação difícil o BPO Financeiro pode ser a solução para tira-lá do vermelho, afinal, quando se terceiriza um processo você necessariamente ganhará mais tempo para se dedicar a outras partes do negócio. Isso ocorre com uma maior concentração para tomar decisões mais assertivas e otimizar sua produtividade.

Ao se optar pela terceirização financeira haverá naturalmente uma redução de custos nos processos da sua empresa. Isso ocorre pelo fato que de muitas ferramentas de gerenciamento  de negócios apresentam custos elevados para empresas de pequeno e médio portes, quando você opta por contratar uma empresa contábil para colocar o BPO em funcionamento,  você fecha um pacote de serviços que normalmente inclui um software de controle financeiro e profissionais experientes para fazer todos os processos financeiros da sua empresa.

É de responsabilidade da empresa contratada arcar com esses custos. A redução de custos não se limita apenas nisso , economiza-se com energia eléctrica, limpeza, manutenção, espaço físico etc.

Com a ajuda de um profissional externo especializado no que faz, você consiguirá conduzir melhor as finanças da sua organização. Ao investir num serviço de terceirização financeira você estará investindo numa pacote completo de ações que serão desenvolvidas na sua empresa. Com isso a probabilidade de evitar erros é grande, além de ser mais econômico do que manter um departamento inteiro, pois, algumas empresas conseguem oferecer esse serviço por um valor baixo, como é o caso do BPO Financeiro aqui da Marbo, fale com um de nossos consultores e conheça nossos pacotes.

Você já conhece nossa Calculadora Ponto de Equilíbrio? Ela ajudará a descobrir como estão prosperando os negócios! 


[Planilha]

 

O Sebrae realizou uma pesquisa que revelou que aproximadamente 60% da mortalidade das empresas tem causas associadas à má gestão da área financeira, por isso uma das causas prováveis da sua empresa apresentar um desempenho financeiro negativo pode ser a falta de uma gestão financeira mais efetiva,  o controle financeiro de uma empresa não é tarefa simples e se for colocada na mão de funcionários não qualificados pode sofrer grande impacto e prejudicar o desempenho geral da empresa. Pense nisso, avalie se sua empresa vem tendo um planejamento financeiro eficaz. 

Caso você queira ver outros benefícios da Terceirização Financeira para o seu negócio, basta clicar na imagem abaixo para acessar um conteúdo onde te mostramos 15 motivos para você não ignorar o BPO Financeiro.

bpo (1)

Conclusão

Segundo pesquisas empresas que costumam apostar em inovação nos processos e seus procedimentos, tendem a sobreviver mais tempo no mercado. A terceirização financeira  já é uma forte tendência de mercado para médias e pequenas empresas por apresentar soluções de alto nível com um investimento acessível. Mas, não se esqueça de escolher com muito cuidado o parceiro de negócio certo para sua empresa, afinal o financeiro da empresa é o pilar que a sustenta, uma escolha errada pode acabar prejudicando ainda mais a sua saúde financeira.

Espero que tenha gostado deste artigo! Você irá adorar ler este também: "Regras para produtos exportados por ME e PME optantes pelo Simples"

Abraço do time Marbo! 💛

 

Topics: Negócios

Assine agora