Afinal, o que é  Certificado Digital e por que eu preciso de um?

Posted by Yara Brito on 11/03/2020 12:13:22
Yara Brito
Find me on:

 

Se você tem ou está abrindo sua própria empresa certamente está ouvindo falar bastante em certificado digital, não é mesmo?! Aqui nos vamos te explicar de uma vez por todas o que é, para que serve e quem precisa de um.

 

CAUSAL (7)

 

O que é o Certificado Digital?

O Certificado digital nada mais é do que uma assinatura digital que garante a proteção nas transações eletrônicas da sua empresa, ele tem validade jurídica e nele constam os dados da empresa para comprovação da autenticidade, permitindo assim que as trasações sejam completamente seguras mesmo no ambiente virtual. Seu princípio é bem básico mesmo, através desse recurso as empresas conseguem minimizar possibilidades de fraudes, reduzir custos, desburocratizar processos e ainda ganham em produtividade.

Esse recurso é considerada a melhor opção para agilizar e proteger os processos e informações entre as organizações, inclusive é aceito pela Receita Federal.

 

Qual a função de um Certificado Digital para minha empresa?

A principal função do certificado digital é facilitar e conferir autenticidade as transações digitais de uma empresa e consequentemente facilitar o seu dia a dia, afinal, com o certificado você não perde tempo indo a nenhum órgão para apresentar um documento presencialmente, podendo ser feito online com toda segurança e autenticidade.

As principais atividades que podem ser feitas com o Certificado Digital:

  • Assinatura e envio de documentos via internet
  • Transações bancárias
  • Envio de declarações da sua empresa
  • Assinatura de Notas Fiscais
  • Validação Jurídica de documentos eletrônicos
  • Desburocratização de processos de Reconhecimento de Firma

 

 

CTA NOVA

 

Quem precisa?

 

Na verdade toda pessoa Física ou Jurídica pode se beneficiar do uso de um certificado digital. Acontece que para algumas empresas ele é obrigatório! Se sua empresa emite nota fiscal eletrônica, ou está sob os regimes de tributação: Lucro Real ou Lucro Presumido, você precisará de um certificado digital para estar dentro da lei. No caso do Simples Nacional não existe uma exigência em ter o Certificado, contudo é super indicado e vai te ajudar bastante nos processos e atividades da sua empresa.

Agora que você já entendeu a importância do certificado digital para sua empresa vamos te explicar cada um dos tipos de certificados, confira:

 

Tipo de certificados

 

Existem basicamente 2 categorias de certificados emitidas pelo ICP, cada categoria conta com 4 sub tipos vamos falar um pouco sobre os principais a seguir:

Certificados tipo A - Assinatura Digital

São usados quando a finalidade é de identificação e autenticação.

O A1 é uma espécie de chave privada, que fica armazenada no seu computador, sendo assim os dados ficam protegidos por meio de uma senha de acesso, sua validade é de 1 ano.

Já o A3 é gerado e armazenado por dados criptográficos (smart card/token), sendo o titular do certificado o único capaz de acessar a chave privada, a validade desse tipo de certificado é de 3 anos.

 

Certificados tipo S - Sigilo e Confidencialidade

Se subdividem em S1, S2, S3 E S4, são voltados a atividades sigilosas.

A principal diferença entre eles está na forma como é feita a geração das chaves de segurança, o tipo de armazenamento e é claro a validade.

Captura de Tela 2020-03-11 às 08.52.53
 
 
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ABERTURA DE EMPRESA

Outros tópicos:

 

Como obter o seu certificado

Casa empresa emissora de certificado vai ter o seu processo, contudo, existem algumas etapas básicas, antes da emissão, costumam ser elas:

 

  • Solicitação do certificado

Geralmente costuma ser realizada pelo próprio site da certificadora, através do preenchimento de um formulário eletrônico.

 

  • Identificação Presencial

Esta etapa depende mais de você do que da emissora, pois você deve correr atrás e reunir os documentos necessários para dar inicio a emissão do seu certificado e apresentar-se presencialmente na certificadora.

 

Não esqueça dos documentos:

 

Para Pessoa Jurídica
Captura de Tela 2020-03-11 às 09.10.15

 

Para Pessoa Física
Captura de Tela 2020-03-11 às 09.10.50

 

  • Emissão do Certificado

Após os passos anteriores serem validados começa o processo de emissão das chaves.

 

  • Instalação do Certificado

Ao receber a confirmação por email que seu certificado foi validade e encontra-se liberado para ser instalado, basta seguir as instruções de instalação.

 

 

Conclusão

Com a tecnologia e a ascensão do digital torna-se inegável a importância do certificado digital para garantir a autenticidade e proteção das transações e informações, evitando fraudes e dores de cabeça para o seu negócio.

Por isso mesmo que sua empresa não seja obrigada a emitir o certificado, é importante colocar na balança as vantagens de ser segurado por um recurso desses.

Aqui na Marbo sempre indicamos o certificado digital para nossos clientes, afinal segurança e agilidade nos processos nunca é demais.

 

Se você gostou deste conteúdo, vai gostar desse também👇eSocial: fique por dentro das mudanças para 2020

Topics: Paralegal, Abertura de empresa, Certificado Digital

Assine agora