Black Friday, como vender bem e não perder dinheiro

Posted by Luiz Paulo Castro on 1 de nov de 2019 16:02:19
Luiz Paulo Castro

A black friday é uma excelente oportunidade para aumentar as suas vendas, teve o seu início nos EUA e por aqui no Brasil cada ano que passa as empresas ficam mais disposta a conquistarem clientes. Descubra quais são os pontos fortes para fazer promoções assertivas na black friday 2019. O consumidores estão cada vez mais espertos com as falsas promoções. Mas, afinal, dá para fazer promoções sem perder dinheiro? Descubra neste artigo! 

 

O que você irá ver neste artigo:

 

  • Planejando black friday
  • Principais erros cometidos na black friday
  • Faça o estoque girar 
  • Exemplos de promoções 
  • Pós-vendas
  • Conclusão

 

Planejando Black Friday

 

Planejar descontos e promoções para black friday 2019 não é tão simples. Mas, calma, que ainda dá tempo de fazer boas ofertas e ganhar um bom dinheiro. Para vender bem você precisar saber de três coisas:

 

  1. Onde você irá vender o seu produto/serviço?
  2. Quais são as formas de pagamento?
  3. Quem é o seu comprador ideal?

 

Antes de desmembrar essas perguntas lembre-se o principal objetivo com a black friday é ganhar dinheiro e fazer a economia girar! 

 

CTA NOVA

 

Onde você irá vender o seu produto/serviço? Você precisar saber onde irá comercializar os seus produtos/serviços. Será em lojas físicas com espaço para as pessoas visitarem e comprarem ou será um espaço virtual onde uma loja virtual suprirá todas as necessidades do seu potencial consumidor. 

 

Quais são as formas de pagamento? Quais serão as formas de pagamento que o seu consumidor poderá desfrutar? Será dinheiro? Cartão? Cheque? Boleto? Apenas dinheiro? Cartão de crédito? Será possível realizar parcelamentos no cartão? 

 

Precisa estar preparado para atender as necessidades do seu cliente. Se for um produto com um custo maior talvez seja a oportunidade de implementar o parcelamento no seu negócio. Oferecer descontos em quantidade de vezes sem juros. Existem inúmeras maneiras de realizar pagamentos, descubra a mais viável para você e para o seu consumidor. 

 

Quem é o seu comprador ideal? Descobrir quem é o seu público, é fundamental para mensurar o quanto você pode ganhar com a black friday . Criar uma buyer persona não é uma tarefa fácil, caso tenha uma você pode adapta-la.

 

 Ao concentrar as necessidades, desejos e comportamentos do seu consumidor ideal fica mais fácil desenvolver campanhas assertivas e gerar mais lucro para sua empresa. 

 

Principais erros cometidos na black friday

 

Truques já não funcionam mais, sabe aquele velho truque de aumentar o preço dos produtos algumas semanas antes e depois voltar com o preço normal na semana da black friday, não funcionam mais!

 

As pessoas gostam de pesquisar e estão a todo tempo conectadas comparando valores, além disso existem ferramentas que auxiliam e comparam os preços dos produtos por vários meses do ano. Dessa maneira é possível saber se em alguma data do ano aquele produto já esteve mais barato. 

 

GUIA DA Precificação

 

Agora irei lhe apresentar os principais erros cometidos na black friday para que você não faça o mesmo: 

 

1° Erro: Não preparar o seu estabelecimento para receber a quantidade de pessoas. Nessa época do ano é quando as pessoas utilizam grande parte do que economizaram para gastarem com a compra de novos produtos.

 

Se você possui um espaço físico fique atento se na black friday ele será o suficiente para atender a demanda de consumidores, certifique-se de fazer mudanças agradáveis no layout da loja para que as pessoas não tenham dificuldades ao escolherem os produtos.

 

Se o comércio for online, verifique se o servidor atual é capaz de suportar a quantidade de pessoas acessando o site. Isso poderá impactar nas suas vendas online, se for preciso invista em um servidor maior e dê uma cara nova ao site para fugir do comum. 

 

2° Erro: Não negociar e não buscar parcerias. Se tem uma época para fazer parcerias e negociar essa época é a black friday. Pois, neste momento todos querem ganhar mais dinheiro, então está cheio de oportunidades para os negócios.

 

Se a sua empresa for um comércio online busque negociar uma parceria de qualidade com uma empresa de entregas. Um frente mais rápido e de qualidade pode bater no concorrente e aumentar suas chances de vendas. 

 

3° Erro: Gerenciamento do estoque ineficiente. Para vender na black friday  você precisa saber o que irá vender e se tem estoque suficiente para isso, vender o que não tem ou  não consegue entregar, é sempre uma péssima jogar. A dica aqui é saiba se o que está vendendo é compatível com o que consegue entregar. Não vale a pena sujar a reputação da sua empresa por aí, não é mesmo!?

 

Dica: Aproveite para fazer aquela mega oferta daquele produto que está parado no seu estoque!

 

É fundamental que no dia da black friday você não perca tempo procurando produtos no estoque. Organize para otimizar tempo e veja se tem produtos suficientes para durar ao logo do dia para os clientes. 

 

Faça o estoque girar 

 

Uma das melhores épocas do ano para fazer o seu estoque girar e na black friday, você poderá realizar descontos significantes para os seus clientes. Podendo evitar que estoque fique parado por uma quantidade de tempo que não deveria, além de vender e libera espaço para novos produtos entrarem. Ou seja, todos ganham!

 

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Exemplos de promoções 

 

Para fazer promoções irresistíveis você precisa primeiro conhecer o seu cliente. Fazer ofertas como leve 3 pague 1 ou até mesmo oferecer descontos em alguns produtos do seu negócio podem ser um atrativo para o cliente. Você pode fazer sorteios de prémios, cartão fidelidade e muitas outras formas de conquistar clientes.  

Abaixo segue algumas dicas para você vender bem na black friday 2019 

  • Descontos
  • Leve 3 pague 2 
  • Sorteios
  • Brindes
  • Evento 
  • Liquidação
  • Amostras

 

Recomendo ser objetivo e claro com a sua promoção, ninguém gosta de perder tempo ao dirigir-se ao caixa e descobrir que aquele produto só entra na promoção na compra de um outro produto. "Seja claro nas regras das ofertas".

 

 

Projeto 30-60-90

 

A conta fecha?

 

Eu sei que muitas dessas dicas você já deve estar de olho, mas, uma das partes mais difíceis de qualquer negócio é saber se a conta fecha! Falamos bastante sobre a importância de participar da black friday, porque de fato é importante, que sua empresa ofereça algum benefício nessa época, mas nada disso adianta se você estiver perdendo dinheiro nessa operação.

 

É importante que você faça um levantamento na sua empresa do seu estoque e do custo de seus produtos, assim você consegue identificar quais produtos tem uma margem de lucro melhor para explorar nessa promoção. Você pode calcular isso através do Markup ou Margem de Contribuição como explicamos neste artigo aqui.

 

Pós-vendas

 

A black friday é uma grande oportunidade para ganhar dinheiro e fazer negócios, o que poucos sabem são as chances de conquistar e fidelizar um cliente para que eles voltem a comprar dos seus produtos.

 

Invista em agradecimento, você poderá enviar email de agradecimento por ele optar comprar com você, se for uma compra online encaminhe um email de confirmação do recebimento, se for um cliente de loja fixa forneça um cupom de desconto em sua próxima compra. Invista em criar um relacionamento próximo com seus clientes no pós vendas da sua empresa. 

 

Uma ótima ferramenta do marketing são os canais de comunicação, perceba em qual canal de comunicação o seu público mais se interessa e onde interagem mais, forneça ofertas, peça opinião deles sobre o seu negócio como o que poderia ser melhorado ou o que eles mais gostam de ver. É importante criar laços para que esses compromissos sejam fortes. 

 

CTA NOVA

 

 Conclusão

 

A black friday é uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro, muitas pessoas esperam o ano inteiro para chegar nessa data e poderem comprar os produtos que sempre sonharam por um preço muito menor do que o comum.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de comercio eletrônico ZOOM, aponta que 95% das pessoas pesquisadas pretendem comprar na Black Friday deste ano e 66% estão pensando em aproveitar a data para antecipar suas compras de Natal (Fonte: G1.globo.com).

 

A intenção das pessoas não é apenas comprar produtos com descontos, mas aproveitar os descontos para antecipar os presentes de Natal para não deixar para última hora, o que pode ser uma ótima oportunidade para economizar dinheiro com presentes. 

 

Antes de decidir os preços que serão aplicados na black friday, certifique-se para não cometer os principais erros citados no artigo. Evite vender o que não tenha, invista em logística e atendimento e não esqueça de calcular se a conta fecha, afinal a intenção é que todos ganhem, empresas e consumidores. 

 

Gostou deste artigo? Tenho certeza que irá gostar deste: O que é ROI e como calcular para sua empresa?

 

Abraços do time Marbo! 💛

 

 

Topics: Negócios

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