405708-PCVOP3-17

 

Ter uma projeção financeira faz com que o negócio fique protegido financeiramente. A projeção permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado e o fluxo de caixa tem um papel fundamental nesse sentido.

 

Caso ainda exista dúvidas sobre essa área, esse artigo será fundamental.

 

O que você irá ver: 

  • O que é fluxo de Caixa?
  • O que é Projeção de Caixa?
  • Passo a passo da criação de uma Projeção de Fluxo de Caixa
  • Estrutura da Projeção de Fluxo de Caixa
  • A importância da Projeção de Fluxo de Caixa
  • Dicas importantes para o seu negócio

 

O que é fluxo de caixa?

 

Utilizado para manter em dia a saúde financeira da empresa, o Fluxo de caixa fica responsável por controlar as entradas, as saídas, as vendas e o dinheiro que corre dentro do negócio.

 

O Fluxo de Caixa pode ser analisado diariamente, semanalmente e mensalmente, tudo isso será determinado pelo tempo que o empreendedor deseja analisar. Nesse artigo explicamos tudo sobre fluxo de caixa, confere lá.

 

O que é Projeção de Fluxo de caixa?

 

O Fluxo de caixa é montado a partir dos fluxos das entradas e saídas de um negócio em um determinado tempo.

 

Apesar da Projeção de Fluxo de caixa ter o mesmo formato, o seu objetivo é diferente já que é feito a partir das estimativas das entradas e saídas de verbas que irão afetar a empresa de algum modo. Essas estimativas são feitas na maioria das vezes a partir da análise de dados passados ou de possíveis cenários futuros.

 

Exemplo:

 

Projeção de Fluxo de Caixa

                    

Passo a passo da criação de uma Projeção de Fluxo de caixa

 

Para criação de uma Projeção de Fluxo de caixa é necessário estruturar alguns passos. Para entender os futuros passos financeiros de uma empresa é interessante olhar as estimativas obtidas pelo Orçamento Empresarial.

 

Está com dúvidas? 

Podemos te ajudar! 👇

CTA NOVA

 

O Orçamento empresarial basicamente tem a função de apresentar as previsões de receitas, custos, despesas e investimentos para pelo menos um ano a frente. É interessante também que a empresa conheça e avalie os seus prazos médios de recebimento e pagamento.

 

Prazos médios de recebimento 

Prazos médios de pagamento 

É o tempo entre a data da venda e o tempo do recebimento.

É o tempo entre a data de compra e o pagamento ao fornecedor. 

 

 

 

 

Agora que você já sabe o que é e como montar uma projeção de fluxo de caixa, chegou a hora de entender quais são as suas estruturas.

 

Estrutura da Projeção de Fluxo de caixa

 

Toda empresa tem a sua maneira de cuidar desse relatório gerencial e organizá-lo. Porém, é necessário dividir a Projeção de fluxo de caixa em três grandes grupos, essa divisão proporciona um entendimento melhor sobre o que a empresa tem, o que ela ganha, o que ela gasta. 

 

Esses grupos são divididos da seguinte maneira:

 

Atividades operacionais: Considerada a etapa que mantém a empresa funcionando. Neste grupo contém as receitas das vendas de mercadorias – serviços, as despesas e os custos, dentre outras coisas. Desde da compra do material e até os gastos com transporte dos insumos é nessa etapa que estará o seu cotidiano.

 

Atividades de investimentos: É onde vai aparecer todas as movimentações de investimentos feitos pela empresa como compra de bens ou investimentos no mercado financeiro.

 

Atividades de Financiamento: Finalizando, esse grupo tem o papel de registrar todas as entradas e saídas advindas de financiamento, como pagamento de juros ou amortização bancários.

 

A importância da Projeção de Fluxo de Caixa

 

A Projeção de Fluxo de caixa tem um papel fundamental na empresa pois é ele basicamente que irá definir se o negócio estará aberto daqui algum tempo. O Fluxo de caixa tem o papel de auxiliar o controle financeiro sendo uma arma essencial na hora da decisão. O certo é unir o fluxo e a projeção do fluxo de caixa já que ele mostrará de forma direta e objetiva se a empresa terá dinheiro para continuar com os compromissos ou não em um período definido.

 

Uma projeção detalhada poderá apresentar soluções para outras áreas, como tomadas de decisões para investimentos e financiamentos. Por exemplo, uma empresa pode elaborar um planejamento de uma frota de carros, sabendo antecipadamente se a produção gerada dará conta de pagar o financiamento e ainda gerar lucro.

 

Baixe o nosso Guia, totalmente GRATIS! 👇

 

Banner [controle Financeiro]

Dicas importantes para o seu negócio

 

Entenda todas as suas entradas e saídas: Faça uma análise do financeiro a partir dos custos variáveis e fixos, receitas a pagar e a receber, além das previsões de investimento e expansão previstas dentro do período definido.

 

Tenha simplicidade e tenha ferramentas que auxiliem na gestão: É necessário que o planejamento e o relatório de resultados sejam feitos com uma linguagem simples e entendível, do contrário será um problema a mais para o gestor.

 

Atualize as mensagens: As coisas sofrem alterações diariamente, e não é diferente com orçamento e o planejamento, que são fundamentais para empresa que constantemente devem ser atualizados. As Revisões Orçamentárias devem ser analisadas e atualizadas sempre que o necessário, ou seja, quando o cenário altera deve se atualizar todo o planejamento financeiro.

 

Faça análise dos demonstrativos: Não adianta nada implementar todos os processos e não analisar os demonstrativos na hora da tomada de decisão. Os relatórios que são gerados na Projeção do Fluxo de Caixa e no demonstrativo de resultado projetado devem ser realizados diariamente e isso ajudará na hora da tomada de decisão, já que você conseguirá ver os pontos que devem ser melhorados e os pontos que existem oportunidades de crescimento.

 

Listamos alguns artigos que irão te ajudar a entender um pouco mais sobre o Fluxo de Caixa:

 

Toda semana postamos conteúdos novos e exclusivos no blog acerca de contabilidade, gestão de negócios – financeiro/fiscal e departamento pessoal. Também publicamos Ebook e guias todo mês, se você quiser receber gratuitamente e exclusivamente esses conteúdos basta clicar aqui →

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛