Como escolher seu contador: passo a passo para acertar!

Posted by Luiz Paulo Castro on 19/11/2019 20:06:50
Luiz Paulo Castro

462905-PFO326-540

 

Escolher o contador ideal para sua empresa não é como fazer uma lista de compras e ir ao supermercado comprar o que está na lista. Imprevistos ocorrem, impostos aumentam e leis mudam. Então ter um bom contador que estará disponível para solucionar toda parte burocrática da empresa é fundamental para estar em dias com a situação tributária, fiscal e pessoal.

 

Neste artigo você conhecerá algumas das atividades desenvolvidas pelos contadores e os 5 passos para escolher um contador ideal para sua empresa. Veja como a contabilidade digital pode ser uma nova forma de gerenciamento de sua empresa. 

 

O que você irá ver neste artigo:

  • Atividades do contador 
  • 5 Passos para escolher um contador 
  • Conclusão

Atividades do contador 

 

O contador desempenha uma função importante no mercado financeiro, lidar diretamente com finanças é o destaque da profissão. O consultor financeiro é responsável também por administrar melhor os cálculos da empresa.

 

Muitas pessoas associam o contador com burocracia, sim é verdade. Mas não só isso. Vai além! O contador pode oferecer consultoria para o fluxo de caixa da sua empresa e realizar um planejamento tributário. Está precisando declarar imposto de renda? O contador também faz isso para você. 

 

Contabilidade digital

 

O contador é como um médico para as empresas. Ele é responsável pela parte burocrática da organização. Além de cuidar de todas as burocracias com o governo, ele também é uma ponte entre ambos os lados. Algumas das atividades mais comuns dos contadores é realizar a declaração do famoso IR, conhecido como Imposto de Renda. 

 

Mas, o contador não se limita apenas nisso. Ele é responsável por realizar algumas das seguintes atividades:

 

  • Aberturas de empresas;
  • Fechamentos de empresas;
  • Declaração de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas;
  • Balanço patrimonial;
  • Fluxo de caixa ;
  • Envio de notas fiscais e muito mais...

5 Passos para escolher um contador 

 

1° Passo: indicação

O contador desempenha funções fundamentais para o crescimento da empresa, atuando de maneira estratégica em determinadas áreas. A indicação sempre terá um peso maior porque é a partir dela foi adquirida uma boa experiência.

Ninguém indica um produto ou prestação de serviços se não for de boa qualidade. Por esse motivo a indicação está em primeiro lugar desses passos.  Uma boa indicação é fundamental na escolha do seu contador, isso por que se o contador for prestativo e atencioso as chances dele realizar um trabalho com excelência serão maiores. 

 

Fale com as pessoas ao seu redor, aquelas que possuem empresas. Perceba o que eles falam sobre a contabilidade, pergunte sobre o atendimento, sobre os prazos, se a comunicação é eficaz e se atende as necessidades da empresa.

 

Para garantir-se ainda mais, procure saber pela reputação desta empresa de contabilidade ou o próprio contador. Veja o que as pessoas comentam sobre o seu trabalho profissional, se o atendimento prestado é de qualidade, eficiente e se há suporte para auxiliá-lo sempre que precisar. 

 

2° Passo: contabilidade online ou tradicional?

Quanto você está disposto a pagar por um bom serviço? Essa pergunta é subjetiva os honorários dos contadores podem variar conforme a cidade, segmento ou tipo de serviço que será prestado. Existem outras maneiras de implementar a contabilidade na sua empresa, tais como a terceirização contábil e a contabilidade online.

 

A contabilidade online, além de economizar financeiramente para sua empresa, haverá economia em espaço físico também. Manter um contador presente na sua empresa em todos os horários comerciais lhe custará um espaço cedido. Se um dos seus problemas for o espaço pequeno na sua empresa, então a contabilidade online irá ajudar bastante. 

 

Os processos de contabilidade online geralmente são realizados através de e-mails, softwares e outros instrumentos tecnológicos. Dessa maneira será mais ágil para resolver e realizar planejamentos como o tributário.

 

Analise da seguinte forma: a tecnologia está invadindo todos os segmentos fazendo com que os profissionais se reestruturem para não parar no tempo. Essa nova modalidade de contabilidade é inovadora em todos os aspectos, desde logística até o planejamento. 

 

3° Passo: legalidade

Executar tarefas como declaração do IR ou o conhecido Imposto de Renda, balanço patrimonial, controle do fluxo de caixa e entre outros são atividades que demandam muita atenção do contador e precisão.

 

Verifique se a empresa que presta esses serviços de contabilidade age conforme a lei para que não tenha nenhuma surpresa desagradável. Você pode conferir o registro dos profissionais no CRC, conhecido como Conselho Regional de Contabilidade. Veja se este profissional está registrado para a prestação de serviços. 

 

Segundo a Lei 10406/02 - Art. 1179 do Código Civil empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade.

Confira mais nesse link 👉 Lei 10406/02 - Art. 1179 do Código Civil

 

Está com dúvidas sobre a legalidade da sua empresa? 

CTA NOVA

4° Passo: Preço

O preço sempre tem um peso maior na escolha de qual contabilidade contratar, isso ocorre porque deverá caber dentro do orçamento previsto para este gasto. Vale a pena pesquisar e tentar negociar com os escritórios de contabilidade para um melhor serviço de ambas partes. 

 

Caso opte por contratar o pacote de serviços que são prestados e pagos mensalmente analise também os outros serviços de contabilidade do qual a empresa fornece. Caso algum dia você venha precisar de um determinado serviço que não inclui no seu pacote. Você saberá se vale a pena contemplar esse pacote e pagar separadamente. 

 

Veja se a empresa que irá contratar cobra alguns demais serviços como o "Décimo Terceiro Honorário" pois neste caso é pago mais uma mensalidade.

Você sabia que aqui na Marbo Contábil não cobramos o Décimo Terceiro Honorário! 

 

5° Passo:  contratar para evitar problemas trabalhistas

Você já deve ter escutado alguém dizer: a empresa "tal" está sofrendo com um processo trabalhista! Normalmente, quando se ouve isso a imagem da empresa fica comprometida e a contabilidade que prestou serviços para essa empresa ficará mal vista também. Isso pode ocasionar numa crise interna prejudicando nos rendimentos da empresa. 



Processos trabalhistas tem um grau de relevância para a empresa. Enfrentar esse tipo de processo requer uma boa orientação, argumentação e claro
apontar todas as evidências. Procure uma contabilidade com responsabilidade e que evite o máximo de problemas na sua empresa, para que você não perca dinheiro com processos. 

 

Conclusão

 

A escolha de um bom contador para sua empresa é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da mesma. Sempre ao escolher um contador procure o manter informado sobre os seus rendimentos e enviar todas as documentações necessárias para realizar a contabilidade da organização. 

 

Procure identificar como funciona os prazos para entrega das suas solicitações junto com a contabilidade, se for uma empresa contratada certifique-se de que a mesma está legalmente autorizada a prestar os serviços para o mercado. Compare os serviços dos pacotes mensais e veja se é possível conseguir um descontos através de um determinado período de contrato.

 

Veja os motivos que você tem para contratar a Marbo Contábil

 

Gostou deste artigo?

Leia esse também 👉 Contabilidade: necessidade ou exagero?

 

Abraço do time Marbo! 💛

Topics: Contábil, Negócios

Assine agora