placeholder_200x200

Falência: como seu contador pode quebrar sua empresa?

Posted by Luiz Paulo Castro on 18/12/2019 06:45:00
Luiz Paulo Castro
Find me on:

Neste artigo você compreenderá a necessidade de cuidar muito bem do seu negócio para que não o leve a falência. Confira os erros que o seu contador pode cometer, colocando o seu negócio em risco. Fique atento para que os mesmos sejam evitados na sua empresa.

Surgem várias duvidas a respeito de falência das empresas, as vezes acontece por falta de investimentos ou até mesmo os investimentos incorretos. Um dos indicadores são também a falta de gestão da empresa, o contador poderá vir a cometer alguns erros com os dados o qual podem comprometer o seu negócio.

É importante ressaltar que buscar uma contabilidade segura e de confiança é importante para que sua empresa chegue ao seu melhor momento empresarial. 

O que você irá ver neste artigo:

  • Sonegação de Impostos
  • Falta de declaração 
  • Contabilidade inadequada
  • Conclusão

Sonegação de Impostos

Declaração de impostos é importante para informar ao governo sobre os seus rendimentos anuais assim como na Pessoa Física a Pessoa Jurídica também deverá estar atenta para a declaração de impostos. Certifique-se de que o seu contador está declarando os seus rendimentos para o governo.

A sonegação de impostos, também conhecida como Evasão Fiscal é uma das maneiras que o contador pode levar a sua empresa a falência. Essa forma geralmente ocorre de má fé quando a pessoa quer pagar menos impostos através da manipulação de informações. Podendo ocorrer em fraude, falsificação, ocultação e adulteração de documentos.

Você sabe quais são as formas de sonegação de impostos? Descubra logo abaixo! 

Informações de dados incompatíveis

Muitas vezes ao informar os rendimentos eles podem conter divergência de forma consciente onde atua a má fé para pagar impostos menores do que deveria. Por esta razão, é muito importante estar bem informado sabendo os princípios básicos da tributação, bem como da sonegação para não cair em erros que resultam em prejuízos posteriores.

Ocultar documentos 

Os documentos são fundamentais para a comprovação ao apresentar para o governo suas declarações, ocultar documentos agora pode prejudicar futuramente, é recomendado que a empresa apresente todos os documentos necessários para a declaração.

Alguns dos documentos que os empreendedores muitas vezes optam não apresentar como por exemplo as notas e recibos. Estes jamais devem deixar de fora da sua declaração. A não apresentação dos mesmos pode ocorrer na falência do seu negócio! 

woman-using-silver-laptop-2265488

Falta de declaração

Você sabia que as declarações são fundamentais na contabilidade, a ausência delas por algum motivo pode comprometer o seu negócio, fechar as portas com certeza não está no seu planejamento e no de ninguém. Mas infelizmente muitos negócios acabam encerrando suas operações antes mesmo de completar quatro anos de atuação. 

Para reverter esse cenário é necessário investir em consultorias com profissionais adequados e competentes para assumir as suas necessidades empresariais. Mas onde entra a contabilidade nisso tudo? Basicamente, em tudo! O seu contador deverá fazer declarações, você sabe quais são as declarações obrigatórias que ele deverá emitir? Veja abaixo! 

  • Escrituração Contábil Fiscal — ECF
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais — DCTF
  • Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais – DEFIS
  • Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência — GFIP
  • Relação Anual de Informações Sociais — RAIS

Essas são as cinco declarações que o contador deverá realizar. A não emissão de uma dessas declarações poderá colocar o seu negócio em risco de falência. 

Não deixe de ler: 6 motivos para contratar a Marbo Contábil

Contabilidade inadequada

Uma boa administração de uma empresa é sem dúvidas o ponta pé inicial para o sucesso, para que isso ocorra deverá ser constante a realização de checagem de dados financeiros assim como na contabilidade também. Para sua empresa desenvolver é necessário ter uma contabilidade adequada com o regime tributário de acordo com os seu faturamento. 

Não sabe o que é regime tributário? Veja o que é neste artigo: Saiba o que é regime de tributação e como você pode escolher

A contabilidade adequada com um contador de confiança investigará em seu negócio os pontos financeiros que precisão ser melhorados, conhecido como diagnostico financeiro. Esse diagnostico pode ser solicitado pelo contador que realiza uma analise financeira do seu negocio, com afins de analisar a média de faturamento comparando outros períodos. 

Caso persista em uma contabilidade inadequada você poderá estar colocando todo o seu negócio em risco de falência. Procure uma contabilidade responsável! 

Você sabia que a Band News realizou uma entrevista com a Marbo Contábil? 

Confira neste link 👉 Empresários de Sucesso "Marbo Contábil"

 

Conclusão 

Existem alguns cuidados que você deverá tomar ao contratar um contador e dentro deles é a confiança e a responsabilidade, respeitar os prazos e fundamental para evitar pagar multas altas por um simples esquecimento. Tenha certeza de que os impostos da sua empresa estão sendo declarados corretamente para que não seja pego de surpresa! 

Todo contador têm como responsabilidade realizar as declarações da sua empresa e informar os seus rendimentos para o governo, como citado acima existem cinco declarações que ele deverá realizar para evitar com que a sua empresa venha vir a falência, busque referencias antes de contratar um contador!

 

Gostou deste artigo? Confira esse! 

👉 Saiba como você pode pagar menos impostos SIMPLES?

 

Abraço do time Marbo! 💛

 

 

Topics: Fiscal

Assine agora