A contabilidade é uma das profissões mais importantes no mercado de trabalho atual. O empresário que sabe valorizar essa categoria possui verdadeiros parceiros de negócios.

Afinal, é o contador que prevê situações que podem prejudicar a vida financeira de uma empresa e, também, tem o poder de resolvê-las da melhor forma possível.

profissional de contabilidade

O Sebrae ressalta o valor da contabilidade no momento de crise causada pela pandemia, mostrando o valor do contador para auxiliar nas melhores tomadas de decisões das empresas nesse momento tão delicado para o mercado como um todo.

O que muitos empresários ainda não entendem é que o profissional de contabilidade pode ir, e deve ir, muito além dos serviços básicos, realizando tarefas como: 

  • abertura de empresas;
  • realização de balancetes;
  • folhas de pagamento;
  • declaração de IRPF;
  • gerenciamento das obrigações tributárias e trabalhistas.

Veja abaixo como um bom profissional de contabilidade pode ajudar a salvar a sua empresa de uma possível falência e como ele pode ser um aliado na gestão financeira do negócio.

Funções da contabilidade moderna

Com o auxílio da tecnologia, os empresários podem possuir uma contabilidade atualizada e preparada para o futuro. Dentre as diferentes funções contábeis realizadas, podemos destacar:

Escrituração contábil

A escrituração contábil vai muito além de apenas inserir informações nos livros sobre as movimentações da empresa. Ela pode ser usada para lançar, monitorar e analisar esses dados. 

O uso dessas informações pode ajudar o gestor a enxergar a realidade financeira do seu negócio e facilitar a tomada de decisões.

Mesmo que uma empresa não seja obrigada a ter todos os livros contábeis, isso não quer dizer que não deva mantê-los. E o profissional de contabilidade poderá ajudar nessa organização. 

Quer saber mais sobre a organização de documentos contábeis? Leia este artigo que detalha um pouco mais sobre os procedimentos realizados pela contabilidade de um negócio.

Empréstimos bancários

Pode ser uma surpresa para algumas pessoas, mas a presença de um profissional de contabilidade na empresa, seja contratado ou terceirizado, é avaliada no momento em que é feito o pedido de um empréstimo bancário. 

Caso o banco exija uma projeção de fluxo de caixa, quem poderá te ajudar é o contador.

Auxílio em financiamentos

Assim como no exemplo anterior, o mercado exige bons pagadores. Ninguém gosta de vender para quem não pode pagar. 

Por isso, quando se fala em financiamento, pode ser de imóveis ou máquinas, o profissional de contabilidade pode comprovar se você tem as condições financeiras necessárias para garantir a aprovação.

Outro ponto importante é o autofinanciamento do negócio. O profissional pode ajudar nas sugestões de medidas internas capazes de evitar o empréstimo de recursos com terceiros ou possibilitar um pedido de valor total reduzido. 

Distribuição de lucros sem incidência de tributos

Já pensou não ter limite para distribuir lucros e realizar o procedimento sem tributos? É possível, caso mantenha um profissional de contabilidade na sua empresa.

E é o seu contador quem vai dizer quanto de lucro pode ser distribuído isento de impostos. Existem algumas dicas e boas práticas de distribuição de lucro entre sócios, mas um contador é recomendado para gerenciar a operação e garantir regulamentação de acordo com as normas fiscais da legislação brasileira. 

Algumas atividades como serviço e comércio possuem regras para distribuir lucros com base no Lucro Presumido. E é por isso que o profissional de contabilidade poderá te ajudar a entender como fazer essa distribuição de forma correta.

Escrituração fiscal

Mesmo que você não goste de pagar impostos, não é possível fugir deles. Até mesmo as empresas do Simples Nacional devem cumprir com as suas obrigações acessórias e tributárias.

Há uma série de obrigações para as empresas ficarem em dia com o fisco. E o profissional de contabilidade é quem irá se manter em alerta sobre essas obrigações, prazos de pagamento, condições, isenções e muito mais.

Redução de risco de multas

Já que o profissional de contabilidade sabe quais obrigações a empresa deve cumprir, logicamente, saberá também os prazos de pagamento de cada uma delas e os riscos no caso de descumprimento. 

Ter alguém permanentemente atento a essas questões reduz inúmeros riscos e falhas que podem comprometer as empresas, já que muitas multas são graves e podem afetar o caixa de um negócio permanentemente.

É dessa necessidade que surgem as Aging Lists, por exemplo. Uma maneira de acompanhar vencimentos e prazos de maneira otimizada.

Enquadramento fiscal correto

Será que você sabe qual regime é o ideal para a sua empresa? O profissional de contabilidade com certeza sabe. 

Um enquadramento errado de um regime tributário pode levar a sua empresa a pagar mais impostos do que deveria, e é por isso que o profissional de contabilidade pode te ajudar.

Com o planejamento tributário, é possível saber como a empresa pode pagar menos impostos e como evitar algum deles, tudo dentro da lei, é claro.

Outras coisas também podem influenciar na hora de pagar impostos com o enquadramento errado de atividades. E apenas o profissional de contabilidade pode te orientar nesse assunto.

Todos os anos, milhares de empresas perdem dinheiro através de um enquadramento fiscal inadequado. Isso porque não consultaram um profissional especializado para fornecer uma contabilidade consultiva na hora de preencher a documentação.

Departamento pessoal

Uma das maiores dores de cabeça para o empresário é a folha de pagamento. Imagine gastar horas calculando horas extras, adicionais noturnos, férias, comissões e benefícios. Muitos gestores não podem se dar ao luxo de focar nessas atividades, por isso, precisam delegar a função a terceiros. É aí que entra o contador.

Além de cuidar desses cálculos, uma gestão de departamento pessoal eficiente leva em conta outros assuntos como 13º salários, direitos trabalhistas, atenção em demissões e contratação de pessoal que podem colocar a empresa em situações de penalidades fiscais e legais. 

Por essas e outras razões é vantajoso manter um profissional de contabilidade na sua empresa, seja ele terceirizado ou interno. 

Na verdade, em muitos casos, uma contabilidade consultiva terceirizada pode ser a solução para diversas empresas com dificuldade em gerenciar seu departamento financeiro.

Precisando de uma consultoria sobre a saúde fiscal da sua empresa? Saiba que com a Marbo Contábil você garante uma contabilidade especializada, repleta de especialistas com anos de experiência no mercado e centenas de empresas atendidas.

Fale com um de nossos consultores hoje mesmo. Clique aqui.

Leia mais artigos relacionados em nosso blog.

bpo financeiro