woman-in-red-long-sleeve-shirt-using-macbook-air-3786763

5 Dicas para trabalhar com disciplina em home office

Posted by Luiz Paulo Castro on 23/04/2020 13:00:00
Luiz Paulo Castro

O trabalho remoto, é um desafio para os donos de empresas e para os empregados, por isso preparamos pra você um conteúdo incrível com dicas para trabalhar com disciplina em home office sem deixar de ser produtivo. Leia e descubra! 

 

O que você irá ver neste post: 

  • Como surgiu o home office?
  • Definir um local e horário ideal
  • Mantenha as reuniões em dia
  • Faça lista de tarefas
  • Mantenha a calma e paciência 
  • A produtividade 
  • Conclusão

 

Como surgiu o home office?

 

Existem inúmeros termos para definição do trabalho em casa, dentre eles destacam-se home office, trabalho remoto ou teletrabalho. Ambos significam a mesma coisa, o surgimento dessa forma de trabalho teve seu início nos Estados Unidos devido o avanço da tecnologia, permitindo que as pessoas se conectassem através dos celulares, notebooks e tablets. Esse desenvolvimento levou os americanos a trabalharem em casa, cafeterias, parques ou qualquer outro local que permitisse estar remotamente.

 

As pessoas e as empresas começaram a ver as vantagens do trabalho remoto, visto que o trabalho em domicílio aproxima a convivência com a família, permite uma definição de horário melhor com foco na produtividade e na comodidade de estar no conforto de casa. Para as empresas o principal atrativo são os cortes com despesas como aluguel, transporte dos colaboradores e ganham o aumento de produtividade dos funcionários.

 

O crescimento do teletrabalho foi considerável nos últimos anos, cerca de 21,1% de aumento segundo IBGE. Com a pandemia do Coronavírus acontecendo esse número é ainda maior, visto que as empresas estão sendo quase forçadas a mudar a maneira como desenvolvem suas atividades. 

 

Você pode ler mais sobre a pesquisa do IBGE clicando aqui

 

Definir um local e horário ideal

 

Quando uma empresa decide colocar os seus funcionários para o trabalho remoto, é importante que seja organizado um cronograma para acompanhar as atividades do dia-a-dia do colaborador. Para que esse trabalho em casa seja produtivo é importante manter o planejamento e a organização, definir um local de trabalho para o desenvolvimento das atividades diárias.

 

Conheça nossos planos clicando aqui

 

Você pode escolher um local na sua casa que seja bem iluminado, tranquilo e que tenha uma mesa de apoio para computador, caderno e etc. Trabalhar sobre a cama não é bom, atrapalha rendimento. É importante que elimine o máximo de ruido possível para que sua concentração seja maior, uma outra grande dica é evitar distrações, seja ela com bichos de estimação, televisão, conversas ou qualquer outra coisa que desvie sua atenção do trabalho. 

 

Lembre-se: home office não são ferias!  

 

Sua empresa precisa de auxilio nessa crise do coronavírus? 

Podemos te ajudar a sair dessa juntos! 👇

CTA NOVA

Mantenha as reuniões em dia 

 

Ao migrar os colaboradores para o trabalho remoto, é importante manter todas as reuniões ativas conforme no planejamento. As reuniões podem acontecer em plataformas de comunicação como:

 

  • Zoom;
  • Skype;
  • Google Meet e outras.

 

Nessas reuniões é importante discutir sobre o andamento dos processos da empresa, como cada departamento está se adequando e interagindo com os membros da equipe. A comunicação deve continuar e com mais frequência, faça reuniões semanais e mensais se possível para alinhar os processos.

 

Faça lista de tarefas

 

Para manter uma organização adequada e continuar sendo produtivo no trabalho remoto, é importante que tenha o controle de todas as atividades a serem feitas no dia. Você pode criar uma lista de tarefas e demandas pendentes para resolver, uma dica é eliminar aquelas que levam menos tempo primeiro. 

 

Tente otimizar o tempo da melhor maneira possível, você pode criar essa lista em forma de tabela dentro do excel, no word ou se preferir pode utilizar o velho e bom papel e caneta. Mas crie o hábito, obrigue-se a cumpri-las ao decorrer do dia, procure não deixar nada pendente para o próximo dia para que não transforme o seu home office em um fardo. 

 

Já conhece os nossos planos?

Clique no botão abaixo e não perca a oportunidade! 👇

CTA-1

 

Mantenha a calma e paciência 

 

Sabemos que o cenário atual é preocupante, todos estão assustados com o avanço da pandemia do coronavírus (Covid-19). Mas as empresas e os colaboradores devem estar unidos nessa crise para que um sustente o outro. Toda mudança requer um tempo de adaptação assim não é diferente com o trabalho remoto, podem surgir desafios durante essa fase. 

 

Se você for empresario é importante manter um canal de comunicação aberto para todos da empresa conversarem sobre os processos internos e interajam entre si como se estivesse no próprio local de trabalho. 

 

Nesses canais é importante que passe segurança aos funcionários sobre a evolução da pandemia, como está sendo o modelo de trabalho remoto, como estão as expectativas de produtividade com cada equipe e discuta os eventuais conflitos que a pandemia pode trazer para a empresa. 

 

Leia esse conteúdo também 👉 Coronavírus: veja a MP 927 que pode alterar os direitos trabalhistas!

 

A produtividade

 

Nesse período de pandemia é importante que você se conheça, isso quer dizer que você entenda quando é o seu pico de produtividade de forma na qual você rende mais. Algumas pessoas costumam trabalhar melhor durante a manhã, outras a tarde ou a noite. Isso depende da carga horária da qual você tem cumprir e do ambiente ao seu redor. 

 

Outro exemplo, algumas pessoas preferem trabalhar durante a noite, que há mais silêncio e menos interrupções, não há sinal de trânsito, vizinhos, ruídos etc. Por outro lado algumas pessoas costumam render mais quando estão ouvindo música sem falar com ninguém. 

 

O lado bom do trabalho remoto é proporcionar ao profissional a flexibilidade e poder entender qual é o seu perfil ideal de trabalho, tente umas dicas acima durante o seu home office e veja a qual você se adapta melhor. 

 

Cuidado com informações 

 

Esse é um dos pontos mais importantes nesse post, o trabalho remoto não deixa de ser trabalho. É importante que as informações da empresa sejam cuidadosamente sigilosas, não é por que está em casa que deve falar sobre assuntos internos. É antiético!

 

As reuniões da empresa, devido a pandemia do coronavírus devem serem feitas por vídeo chamada, para participar de uma reunião procure reservar um espaço para isso, onde a conversa com a equipe não fuja para outros assuntos e vaze qualquer informação importante. 

 

Uma dica, caso você não more sozinho é avisar as pessoas ao seu redor quando estiver em expediente, deixe claro que estará trabalhando. Se haver um escritório ou quarto é recomendado deixar a porta fechada para impedir interrupções, assim podendo se concentrar melhor nas atividades. Em alguns casos para quem tem filhos é compreensível de que irá precisar de um cuidado maior.

 

Precisa de auxilo contábil? 

Podemos te ajudar! 👇😉

CTA NOVA

Conclusão 

 

A pandemia do Coronavírus, forçou com que as empresas mudassem suas estrategias adaptando-se ao home office. Sendo uma oportunidade para as organizações e para os colaboradores, alterar o planejamento devido o trabalho remoto é um desafio grande. É necessário verificar quais são as ferramentas utilizadas para o teletrabalho, tenha todas as ferramentas necessárias a mão. 

 

As dicas são fundamentais para um bom desenvolvimento no trabalho remoto, poder trabalhar no conforto de casa é um grande diferencial para o currículo profissional podendo abrir portas no futuro. Tenha organização e planejamento para seguir o cronograma que a empresa fornece, lembra a empresa cresce junto com você. 

 

Gostou deste post?

Vai adorar ler esse 👉 Coronavírus: veja a MP 927 que pode alterar os direitos trabalhistas!

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios, Pessoal

Assine agora