EIRELE X UNIPESSOAL: Entenda as diferenças e qual é a melhor escolha para seu negócio

Posted by Yara Brito on 16/01/2020 11:53:18
Yara Brito
Find me on:

A Sociedade Limitada Unipessoal possibilita abrir uma empresa sozinho, protegendo o patrimônio particular e sem precisar investir muito dinheiro.

Com ela não existe capital social mínimo, nem a necessidade de inclusão de sócios e o empresário responde apenas com o patrimônio investido no CNPJ, ou seja, seu patrimônio pessoal fica protegido.

 

woman-wearing-white-shirt-1181690

 

O que é a Unipessoal?

 

Com a intensão de flexibilizar algumas situações e desburocratizar outras surgiu a Medida Provisória 881/2019, conhecida também como MP da Liberdade Econômica, ela trouxe diversas mudanças e a mais nova delas foi a criação da Sociedade Limitada Unipessoal.

A Sociedade Limitada Unipessoal apesar de ter sociedade no nome, permite que seja constituída por uma única pessoa, ou seja, sem necessidades de sócios, outro fator interessante, refere a proteção do patrimônio, por ser limitada ela garante ao responsável pela empresa que seus bens pessoais não serão atrelados aos débitos de seu negócio.

Ela também não define um limite mínimo, como no caso da EIRELE por exemplo, que exige que o responsável apresente o valor equivalente a 100 salários mínimos vigentes no momento da abertura.

Além desses diferenciais, existem outros, decidimos fazer um comparativo entre todos os formatos abaixo:

Teal Black Icons Process Infographic

 

O principal impacto da Sociedade Unipessoal vai ser para as empresas individuais, afinal a Unipessoal é uma forma mais simples, barata e segura de abrir uma empresa individual, especialistas comentam que a EIRELE e EI podem perder adeptos agora.

A grande vantagem que ela tem sobre as demais sociedades individuais é oferecer uma segurança patrimonial para o empresário, colocando a pessoa jurídica com responsabilidades limitadas, mas, tem outros pontos interessantes para o empresário, como a desobrigação de capital social, além disso você pode ter várias empresas em seu nome.

 

A Unipessoal é a escolha certa?

 

Agora que você já sabe o que é a Unipessoal deve estar pensando se compensa optar por ela, nossa resposta não vai ser sim ou não, vamos ficar no depende! Afinal cada negócio tem suas particularidades e você precisa entender que a Unipessoal também tem suas desvantagens, uma delas é que pode se tornar mais difícil conseguir um financiamento, pois a ausência de parceiros pode pesar.

Outro fator a se levar em conta é que mesmo com um único sócio, as sociedades unipessoais são tributadas em sede de IRC, ou seja, ficam impossibilitadas de obter algumas vantagens fiscais, também requerem a existência de um Técnico Oficial de Contas, o que pode gerar mais custos para o empresário.

 

Conclusão

 

A unipessoal veio para simplificar isso é visível, mas, para saber se essa sociedade é a ideal para o seu negócio é indicado que você discuta a fundo com um contador, afinal ele é o profissional certo para te indicar o melhor caminho. Caso queira pode tirar suas dúvidas com nossos especialistas, basta clicar no botão abaixo.

CTA NOVA

 

Topics: Fiscal

Assine agora