Empréstimo: Investimento ou Dívida para sua empresa?

Posted by Lilianne Cristina on 15 de out de 2019 11:50:00

Para muitos empresários,  falar em empréstimo é sinônimo de falar em falência ou crise no negócio. Mas, o empréstimo é basicamente uma compra de dinheiro, com um período de tempo para se quitar, em parcelas acrescidas dos famosos juros. Falando assim pode parecer uma má escolha,  porém ele pode ser a salvação do seu negócio.

Em muitos casos, se buscam estratégias para evitar esse crédito e acaba que pessoas que indicam essa ação acabam sendo consideradas tolas. Mas, será que isso é um pensamento 'errado' dos empreendedores?

empréstimo-dinheiro

É necessário enfatizar que associar a relação de empréstimo com quitar dívidas não é errado, mas não é sempre que isso ocorre. Neste Post, iremos mostrar os contrapontos desse tema que é tão discutido.

1. Investimento

  • Contas Equilibradas e a sua importância;
  • Quais são os retornos do investimento (ROI)?;
  • Como investir meu empréstimo em tecnologia e reduzir gastos?;
  • Pagamento de dívidas mais caras;
  • Diminuição com gastos fiscais.

2. Dívida

  • Pense em outras soluções;
  • Faça uma simulação;
  • Não peça empréstimo pessoal;
  • Antes de tudo, avalie!;
  • Tenha um controle financeiro.

A Importância de ter as contas equilibradas

Ter as contas em dia é muito bom. E quando você pensa em empréstimo, você acha que ir por esse caminho não te deixará bem no mercado e nem com as suas contas.

Mas, é aí que você se engana, ter um negócio crescente é um dos pontos mais importantes para se ter uma empresa de sucesso, até porque, ter poucas despesas fixas e ter a capacidade de prospectar novos clientes significa o crescimento do empreendimento.

Contudo, para se atingir esse ponto, é necessário encontrar um equilíbrio, e isso não é fácil! Optar por uma linha de crédito, pode ser a solução da sua empresa para começar a crescer. Trocar um empréstimo mais caro (Juros) por outro mais barato é uma maneira de colocar a empresa nos trilhos.

[Planilha]

O empreendedor deve ter em mente que sempre existirá despesas mensais, mas a ideia é que elas caibam no orçamento, ao contrário de sufocarem seus objetivos.

Quais são os retornos do investimento (ROI)?

Quero lhe mostrar que é possível por meio do empréstimo conquistar um controle financeiro e estratégico da sua empresa. É importante que antes de se decidir por uma linha de crédito você faça uma projeção do ROI, temos um blog post que te ensina a fazer esse cálculo é bastante simples, veja!

Como investir meu empréstimo em tecnologia e reduzir gastos?

A tecnologia tem dominado as empresas. A inovação tem surgido como a chave para redução de gastos.

Trouxe soluções para as empresas, se antes era necessário uma equipe completa do financeiro para fechamento de folha e pagamento, isso mudou totalmente, atualmente as soluções de painel integrado de fluxo de caixa e departamento pessoal, interagem como se fossem pessoas nas plataformas trazendo resultados mais eficazes.

Aumentando a agilidade dos resultados gerados e se convertendo em mais vendas pela eficiência de dados. Reduzindo custos com a mão de obra especializada e isso acaba se espalhando pela cultura organizacional da empresa.

Pagamento de dívidas mais caras

Nos últimos anos a economia no Brasil não está indo muito bem, obrigando alguns empreendedores a tomarem decisões difíceis. Com o objetivo de minimizar os impactos gerados, algumas empresas indicam o empréstimo, apesar da dívida ser pesada, ele irá liberar a capacidade de um investimento maior.

Diminuição dos gastos fiscais

De acordo com a Nexoos, contrair empréstimos de entidades de crédito, permite que a empresa tenha um benefício fiscal pelo uso de capital de terceiros.

O valor utilizado é reduzido daquele em que incide no cálculo para cobrança do tributo fiscal. Nunca se esqueça, que o empréstimo será válido apenas quando o retorno que ele tiver for mais alto do que seus custos. Por isso que análise para liberação de créditos é bem criteriosa, considerando a capacidade gerada por aquele negócio.

Apesar de ser uma boa oportunidade para sair do sufoco, não podemos deixar de lado as desvantagens do empréstimo e antes de sair pedindo crédito por aí,  é importante pensar em todas as variáveis possíveis e é isso que iremos listar agora.

Pense em outras soluções

O empréstimo pode se tornar uma arma letal do seu negócio, ele pode gerar dívidas enormes e que não caibam dentro do bolso. Por esse motivo, é sempre bom pensar em outras soluções que podem fazer com que o seu negócio consiga crescer, sem ser o empréstimo.

Se a sua empresa possui outros bens como carros, imóveis e equipamentos tecnológicos, tente de alguma maneira vendê-los rapidamente e invista o dinheiro ou pague as dívidas. Os juros que são cobrados no empréstimo não favorece a perda que você terá de um bem, podendo recuperá-lo.

Faça uma simulação

Antes de ir no banco tentar fazer um empréstimo, faça uma simulação em casa de quanto você pretende pagar por mês para quitar essa dívida, isso trará uma segurança para o seu negócio. Com essa simulação, você entenderá os prazos, os juros, e as restantes condições do empréstimo, assim você conseguirá fazer uma organização dos pagamentos.

Não peça empréstimo pessoal

Nunca peça um empréstimo pessoal para salvar o seu negócio. Um dos maiores erros do empresário é tentar um empréstimo em seu nome para salvar, isso compromete o seu nome até quitar o que deve, além do aumento dos juros por ser pessoa física, fazendo com que muitas vezes seu negócio acaba falindo e você com o nome sujo na praça.

Mantenha sempre sua conta pessoal separada da sua conta empresarial, separe em planilhas. Tenha uma planilha de gastos pessoais e uma planilha de fluxo de caixa. Nunca pense em misturar esses dois lados!

null

 

Antes de tudo, avalie!

Antes de fazer qualquer pedido de empréstimo, avalie e levanta tudo que será gasto, por meio das atividades que serão geradas sobre aquele determinado valor, nunca deduza o valor que será necessário isso pode fazer com que a empresa peça um valor muito alto ou muito baixo.

Conclusão

Se sua empresa está precisando fazer um empréstimo, a dica de ouro é avaliar! Quando digo avaliar, quero dizer avalie absolutamente tudo, o banco onde vai solicitar a linha de crédito, as taxas de juros, o valor total pedido, outras formas de conseguir esse dinheiro, reavalie o plano de negócio...

A única forma de você garantir que o empréstimo se torne um ótimo investimento é analisando todas as variáveis. Antes de fazer qualquer empréstimo, converse com o contador da sua empresa para que ele te ajude a fazer as melhores escolhas para a saúde financeira da sua empresa.

Não tem contador? Solicite contato de um dos nossos especialistas e veja como podemos te ajudar! 

CTA NOVA

Abraço do time Marbo! 💛

Topics: contabilidade, Negócios

Assine agora