Empreendedorismo Feminino no Brasil

Posted by Yara Brito on 06/03/2020 14:43:09
Yara Brito
Find me on:

2960349

 

Precisamos falar sobre o empreendedorismo feminino! Mas, calma não se assuste, esse vai ser um papo reto e extremamente necessário, afinal as mulheres empreendedoras já são a maioria no Brasil.

 

Mas, mesmo tendo um papel fundamental na economia nacional, elas enfrentam vários obstáculos para conquistarem reconhecimento, autoridade e até investidores.

 

Por isso é tão necessário levantar essa pauta, afinal empreender já não é lá tão simples no Brasil, imagine empreender sendo mulher.

 

Vamos começar a contextualizar a situação atual dessas mulheres que decidem ganhar a vida empreendendo.

 

O cenário atual e o perfil das empreendedoras brasileiras

 

Que a força de trabalho feminina contribui para a economia nacional é fato! Mas, você sabia que existem mais de 24 milhões de empreendedoras no Brasil, segundo levantamento do Sebrae, sendo assim responsáveis por 34% dos negócios.

 

ideias mulheres

 

Já em termos de representatividade elas ocupam 43% dos cargos de gerência, outra informação importante é que essas mulheres são em sua grande maioria jovens com menos de 34 anos e se comparado com os empreendedores homens elas tem nível de escolaridade 16% superior.

 

Esses dados representam uma mudança significativa no mindset, afinal mulheres estão se sentindo muito mais empoderadas, estão estudando mais, dependem cada vez menos de seus cônjuges e vem tomando o protagonismo nas despesas da casa.

 

Mesmo com um presença sólida no mercado de trabalho, as mulheres ainda continuam ganhando 22% menos que os empresários, segundo pesquisa da PNADC, negócios com protagonismo masculinos lucraram em médias R$ 2.344 mensal, já os empreendimentos tocados por mulheres tiveram rendimento mensal de R$1.831.

 

Outro fator importante é entender por que essas mulheres vem empreendendo cada vez mais, o ponto de partida vem sendo a necessidade, o desemprego é um dos principais fatores que incentiva mulheres a empreender.

 

Os desafios enfrentados pelas empreendedoras no Brasil

 

Empreender no Brasil não é lá um dos caminhos mais fáceis a seguir, todos nós sabemos que nosso país não conta com muitas políticas de incentivo, isso sem falar nos impostos mas, para uma mulher esses desafios podem ser ainda maiores.

 

Falta de representatividade, investimentos desiguais, sexismo... São todas tristes realidades que você muito provavelmente já enfrentou ou vai enfrentar na sua vida de lady boss.

 

Para empreender no Brasil muitas vezes você vai precisar quebrar essas barreiras econômicas e sociais.

 

Mas, calma nem tudo é hostil, não queremos te desestimular, porém precisamos te dar um panorama do cenário atual para que você se prepare para empreender e ultrapassar todas essas barreiras.

 

Nada de pensar que empreender não é coisa de mulher! E para te provar isso vamos te mostrar algumas das empreendedoras mais inspiradoras do Brasil.

 

3 mulheres inspiradoras que você precisa acompanhar agora mesmo!

 

Tem coisa mais gostosa que ver uma mulher quebrando barreiras e ganhando protagonismo num ambiente que até poucos anos era dominado por homens? Eu não sei para vocês, mas, para mim não existe mesmo!

 

Pensando nisso separei 3 empreendedoras incríveis que se você ainda não acompanha, precisa começar agora mesmo!

 

Bora de listinha:

bannerarcangeli

1- Cristiana Arcangeli

 

 

Já vamos começar com uma "Shark", por que hoje não estamos para brincadeira!

 

Cris é empresária, palestrante, apresentadora, consultora de beleza e qualidade de vida multimídia, que atua no mercado de beleza, bem-estar e alimentos funcionais há muitos anos.

 

Além disso, é também conselheira da Endeavor, diretora do CJE (Comitê dos Jovens Empreendedores) da FIESP e conta com três livros publicados e dois boletins diários no programa Manual na Rádio Alpha FM.

 

Quer mais motivos para ficar de olho nessa super empresária de sucesso? Eu te dou!

 

Ela ainda ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Marketing e já foi reconhecida com 24 prêmios, entre eles Mulher Mais Influente do País.

 

 

1_Mulheres-Poderosas_Cristina-Junqueira_Victor-Affaro-1-1024x681

 

2- Cristina Junqueira

 

Ela é vice-presidente e uma das três fundadoras da startup de maior sucesso desta década no Brasil, a Nubank e pasmem, ainda nem completou 40 anos de idade e é considerada uma das lideranças femininas mais importantes do Brasil.

 

Só pela bio acima, você já deveria seguir essa deusa, porém as conquistas dela não param por aí, ela é capa da revista Forbes com o tema : 20 mulheres mais poderosas do Brasil em 2020. E como não podia ser mais perfeito o momento Cristina posou Grávida de sua segunda filha e poderosíssima!

 

 

 

xanittaforbes.jpg.pagespeed.ic.V2zWHPPWas

3- Anitta

 

Ela é cantora, compositora, dançarina e uma baita empresária!

 

Sua carreira está cheia de bons exemplos de empreendedorismo, seus esforços vem ganhando reconhecimento global, a Billboard elogiou a sua visão global de marketing aplicado a sua carreira e ainda deu uma palestra na Harvard sobre o seu plano de negócio.

 

Esse reconhecimento se deu pela forma como ela planejou e estruturou sua carreira como um Business, desde o início de sua trajetória, ela percebeu a importância de analisar todas as oportunidades de negócio e cuidar de perto para que seu sonho.

 

Mas não é só isso que faz Anitta ser uma referência quando o assunto é empreendedorismo. Ela é, sem dúvidas, uma empresária focada no marketing, suas parcerias com Ambev e Tinder dão o que falar, por isso é sempre bom ficar de olho nela!

 

Essas são 3 empreendedoras com estilos completamente diferentes, que escolheram nichos diferentes entre si, Cristiana Arcangeli está claramente focada no segmento da beleza e vida saudável, Cristina Junqueira, concentra seus esforços no mercado da tecnologia e fintechs e Anitta é completamente voltada para sua carreira como cantora.

 

Bônus Internacional

 

Vale dar uma roubadinha e trazer uma Empreendedora internacional aqui?

 

Kylie-Jenner-Fotografia-Jason-Merritt-Getty-Images-Entretenimento

Kylie Jenner

 

Kylie Jenner é participante de um famoso Reality de TV, é influencer digital e ainda é a mais jovem empreendedora bilionária do mundo. Isso tudo graças a sua marca de cosméticos: Kylie Cosmetics que tem um patrimônio estimado em 900 milhões de dólares.

 

Tá bom para você? Esse sucesso todo se deve ao incrível trabalho de marketing digital que ela aposta. Kylie é um excelente exemplo de Branding e timing, e uma empreendedora de mão cheia, com foco em ecommerce.

 

O que faz dessas mulheres um excelente exemplo para todas nós, empreender não tem limites, invada o segmento que bem entender, não se limite e lembre-se em todas essas histórias existem um denominador comum: Empreender é ralação!

 

 

1 livro, 1 série e 1 música com histórias que vão te motivar na sua jornada empreendedora!

 

empreendedorismo-feminino

 

Você é daquelas que gosta de imergir no tema que te interessa em todos os recursos? Nós te entendemos! Ainda mais com um tema tão interessante e animador como empreendedorismo feminino!

 

Pensando nisso, fiz uma listinha que com sugestão de livro, série e até música para curtir essa vibe.

 

Vamos começar pelo livro:

 

Nada como uma boa leitura para abrir nossos horizontes nessa jornada que é empreender, melhor ainda se for escrito por uma empreendedora de sucesso. Então se você curte uma leitura cheia de sacadas e empoderamento, vem com a gente!

 

download

The Girl Boss - Sophia Amoruso

 

Se você gosta de leituras que te inspiram, motivam e ensinam, você vai amar essa!

 

Como a própria Sophia posiciona, esse não é um livro de auto ajuda, ele é um livro sobre negócios e administração baseado na sua experiência como empreendedora que criou uma empresa do absoluto zero e alcançou o patamar de executiva de 100 milhões de dólares e com mais de 350 funcionários.

 

Atualmente ela é founder e CEO da Nasty Gal um ecommerce que surgiu lá nos tempos de ouro do eBay, construiu seu business sem investidor anjo ou aporte.

 

Esse livro traz ótimas dicas sobre administração e finanças, tudo com uma pitada pessoal. Super indico a leitura.

 

Agora, que tal, se inspirar e emocionar com um série brasileira super necessária e feminista?

 

 

coisa mais linda

 

Coisa mais linda - Netflix

 

Apesar de ser uma série de época ela trata temas super atuais e nos faz até questionar como pouca coisa mudou desde os anos 50.

 

A série é brasileira e retrata a vida de quatro mulheres de realidades sociais e culturais distintas, ela aborda diversos temas super importantes como: racismo, o machismo e a violência doméstica.

 

Mas, a parte quer realmente quero destacar aqui é a história de empreendedorismo feminino, que é protagonizada por Malu quando ela decide abrir seu próprio bar. Essa é daquelas narrativas delicadas, mas que de fato levanta vários questionamentos.

 

Ao longo da primeira temporada vemos os desafios que Malu enfrenta para manter seu negócio, num mercado dominado por homens, isso é tudo que vou falar, por que não quero dar spoilers.

 

Você vai chorar, rir, ter raiva, sentir orgulho e o principal se inspirar com essa história cheia de mulheres fortes e inovadoras, por isso partiu maratonar?

 

Para fechar nosso tour pelas artes que tal uma música inspiradora para colocar toda vez que o dia estiver hard do lado daí?

 

Escolhi para vocês uma regravação da canção do Destiny's Child, isso mesmo! Beyonce é rainha né!

 

Mas, vamos dar um destaque para uma cantora brasileira não menos empoderada e envolvida com a causa:

 

Survivor - Clarice Falcão

 

Ouça aqui!

 

Ficou inspirada para empreender? 
Vamos te ajudar! 👇

CTA NOVA

 

Como a representatividade pode incentivar mulheres a empreender?

 

Já falamos bastante sobre os obstáculos que separam uma mulher com uma ideia de uma empresa de sucesso, como se esses não fossem desafios suficientes as empreendedoras também têm que lidar, muitas vezes, com essa falta da construção de uma autoimagem sólida.

 

Sendo a visibilidade e a representatividade ferramentas poderosas para virar esse jogo!

 

Falta palco para as empreendedoras de sucesso e isso com certeza, contribui para desestimular outra mulheres a empreender, afinal ter referências contribui para empoderar e gerar autoconfiança naquelas que acreditam que não conseguem. O pensamento que surge em mente é “se ela conseguiu, eu também consigo!”.

 

 

As mulheres na Marbo

 

Aqui na Marbo temos o prazer de contribuir para o sucesso de vários negócios com protagonismo feminino, além de contarmos com uma equipe bastante diversa, inclusive temos um dado interessante para compartilhar: Atualmente contamos com mais mulheres em cargos de liderança do que homens!

 

Melhor do que eu ficar aqui falando separei depoimentos de alguns membros do time, afinal quem melhor para falar desse assunto que elas?

 

"Trabalhar como líder na área de vendas representa um grande desafio. Ser jovem e mulher encarando um terreno histórica e estatisticamente dominado por homens representa um desafio ainda maior. Fica ainda mais difícil quando pensamos que temos que lidar com um novo conceito, o conceito "Inside Sales".

 

 A representatividade feminina dentro da Marbo Contábil vem crescendo cada vez mais. A conquista desse espaço representa a concretização da igualdade de gênero, tão importante em nossa sociedade; mas representa também, acima de tudo, o reconhecimento, por toda equipe da Marbo Contábil, da importância de se promover a igualdade de gênero e de se valorizar o potencial feminino.

 

Na Marbo todas as mulheres trabalhadoras sentem que tem espaço, confiança, voz, poder de argumentação e que estão em um ambiente em que há igualdade e respeito entre os gêneros. Devido à confiança em nós depositada pela empresa podemos demonstrar, a cada dia, que somos profissionais igualmente qualificadas, talentosas e com novos e interessantes pontos de vista a ofertar. Só temos a contribuir com o crescimento da nossa empresa e do mercado, consequentemente." (Amanda Carrijo - Head Of Sales na Marbo Contábil).

 

˜É muito legal ver como a representatividade feminina vem crescendo no mercado de trabalho em geral.

 

Ver a sensibilidade, a força de vontade e a criatividade das mulheres sendo acolhidas com tanto valor, é uma conquista muito importante para nós!

 

Na Marbo, observo o reconhecimento e o talento das colaboradoras, que alavancam cada vez mais o crescimento do empreendedorismo feminino, com suas respectivas competências e brilho!" (Mariana Netto - SDR na Marbo Contábil).

 

"Estar à frente do Marketing na Marbo é soco no estômago das estatísticas da minha àrea, já que a cada dez líderes em Marketing apenas uma é mulher! Mudar essa realidade é um desafio que eu apoio e me engajo bastante.

 

Acredito que meu Fit com essa empresa começou no momento em que senti que aqui não importa qual a sua idade, crença, raça, orientação sexual e muito menos se você é mulher. E de fato o caminho é bem esse, empresas buscam resultados e esses resultados independem de tais características.

 

Hoje me sinto bastante confortável com o ambiente de igualdade e equidade que vivemos aqui e com certeza nossos clientes se beneficiam do apoio e trabalho de todas essas excelentes profissionais. "( Yara Brito - Head de Marketing na Marbo).

 

Conclusão

 

O empreendedorismo feminino já é uma realidade tanto no Brasil quanto mundo a fora, as mulheres de fato representam uma força de trabalho extremamente importante para economia, contudo, os anos de desvalorização e disparidade, ainda pesam.

 

Mas, o futuro traz os ventos da mudança não apenas a mudança nas leis e salários mas, também no mindset geral, afinal não tem como ignorar que eles chegaram para ficar e dominar! E no que depender da Marbo vamos continuar apoiando e orientando essas empreendedoras em seus jornadas.

 

Gostou deste post?

Você irá adorar ler esse: Inova Simples: Como abrir sua empresa nesse formato?

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios

Assine agora