Entenda como funciona aposentadoria do MEI?

Posted by Luiz Paulo Castro on 05/09/2019 16:38:52
Luiz Paulo Castro

No Brasil, as pessoas não têm o hábito de guardar dinheiro ou fazer investimentos mensalmente. Por muitas vezes pela ausência de conhecimento sobre finanças ou por achar que dá muito trabalho. Mas, se analisar por um lado estamos falando do seu futuro. Certo?

Construir uma reserva de emergência seria o princípio básico de partida para todo MEI, principalmente para a aposentadoria para MEI pois imprevistos acontecem e sempre ocorrem quando não estamos preparados financeiramente, por isso são chamados de imprevistos! Mas, caso você não tenha uma reserva de emergência, não tem o hábito de poupar dinheiro, ou até mesmo não faz investimentos. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) faz isso para você.

 

aposentadoria do MEI

 

Mas, e quando eu sou MEI? Eu ficarei sem aposentadoria? Terei que poupar pelo resto da vida? As respostas para essas perguntas são simples, claro que não. O INSS também assegura o MEI. Ao decorrer deste artigo você poderá compreender melhor como funciona a Previdência para MEI.

Você irá ver:

  • O que é MEI?
  • Previdência para MEI
  • Por que investir?
  • Investimento (Bônus)

O que é MEI?

O Microempreendedor Individual ou conhecido mais como MEI é um campo o qual o Governo Federal permite com que uma pessoa autônoma fique dentro da lei para que possa abrir uma empresa. Existe uma idade mínima exigida para abertura de empresa sendo MEI, você precisa ser maior de 18 anos, dentro do MEI existem algumas exigências tais como não poder faturar mais que R$81.000,00 anual. Caso fique interessado consulte os documentos que são exigidos para abertura de empresa.

ANÚNCIO[END.FISCAL] 800X800 (2)

Previdência para MEI

Sim, tem uma previdência para o MEI! Assim como qualquer outro trabalhador empregado o Microempreendedor Individual também tem o direito de previdência.

aposentadoria para MEI

 

O MEI possui benefícios de pagamento para a previdência de 5% em cima do salário mínimo para que ele possa aposentar apenas por idade. O tempo de contribuição está excluído das formas de aposentadoria dessa categoria.

O trabalhador que desejar se aposentar por tempo de serviço precisa contribuir com mais 15% além dos 5% em cima do salário mínimo para ter direito a esse benefício.

Essa maneira é recomendada para quem já teve muito tempo de trabalho antes de se tornar um Microempreendedor Individual e não deseja perder os anos de contribuição e se aposentar por tempo de serviço.

Então se você já trabalhou de carteira assinada, já foi sócio de alguma empresa onde retirava pró-labore ou foi autônomo que pagava o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é mais do que recomendado que, além dos 5% você também complemente com mais 15% para que possa aposentar por tempo de trabalho.

É recomendado pagar apenas o imposto do MEI apenas quem nunca contribuiu para o INSS e não tem histórico de contribuição de nenhuma forma, desta maneira é possível aposentar apenas por idade.

O valor do pagamento dos tributos de forma geral é bem menor do que as outras modalidades de empresário. O MEI desfruta de a conveniência de poder pagar um valor fixo para poder estar legalizado em sua atividade.

Ser MEI apenas é algo que facilita a vida dos pequenos comerciantes e prestadores de serviço para que saiam da informalidade. E um dos benefícios é poder contribuir para a previdência e ter seus direitos de aposentadoria para MEI.

Além disso, a família do MEI também aproveita desses benefícios. O MEI tem auxílio-reclusão, auxílio-doença e aposentadoria por morte ou invalidez. Tudo isso é garantido com o pagamento de um número de contribuições por mês.

Cada benefício exige um tempo diferente de contribuição. Você não quer deixar de investir no seu futuro para poder investir no presente. Isso não deveria ser uma escolha. Ser um MEI garante um futuro saudável para você e para seu negócio. Se você não investiu até hoje, comece a investir. O futuro da sua empresa depende de você!

Tome Nota: Nunca deixe de acompanhar as leis previdenciárias.

Investimento

De nada adianta entender tudo isso se você não tiver o conhecimento básico em investimentos. Saber investir e investir com qualidade muda o seu conceito de vida. Sem mais delongas você sabe me responder o que é um investimento? Para que ele serve? E como fazê-lo? Se sua resposta for não eu irei explicar. Mas, antes, quero deixar claro do que não é um investimento. Carro não é investimento, financiamento não é investimento, moto não é investimento, tudo aquilo que te gera um custo seja o mínimo que for é considerado um passivo, ou seja, não é um investimento.

Investimento é todo aquele patrimônio que você tem hoje em seu nome. O investimento é um ativo, ou seja é tudo aquilo que te traz dinheiro, seja em bolsa de valores, tesouro direto, fundos ou um imóvel pelo qual você aluga para alguém.

Mas, será que MEI precisa investir? O MEI deve investir, por ser um profissional individual autônomo é muito difícil saber qual será o retorno financeiro no próximo mês. Além disso ele deve investir numa aposentadoria para MEI Pode ser que seja maior do que o esperado, pode ocorrer também que seja inferior ao esperado.

 

CTA NOVA

Por que investir

A partir do momento que você se torna dono de si, começa a trabalhar em algo, construir uma carreira, começa a necessidade de investir no futuro.

Todos envelhecem e morrem, a juventude não dura para sempre, isso é o que faz o investimento no futuro tão crucial. Mas como fazer isso?

O governo do Brasil dispõe de formas de prevenir o trabalhador a ter o seu sustento quando estiver com idade avançada. A Previdência Social recolhe de todos os trabalhadores do país uma porcentagem de seus salários para que isso sirva de investimento na aposentadoria de cada um.

A previdência garante um controle que, muitas vezes, você mesmo não teria com o seu próprio dinheiro. Dessa forma, garante uma quantia por mês a ser entregue a você na aposentadoria.

Então, o melhor caminho a ser tomado é poupar, caso um dia precise, não precisará recorrer aos famosos empréstimos com juros altos dos bancos. Investir e prever riscos e deveria fazer parte da natureza do brasileiro, principalmente investir no futuro.

Ficou interessado em ser MEI? Contrate nosso plano MEI

Abraço do time Marbo! 💛

Topics: Pessoal

Assine agora