Gerenciar as finanças dos negócios é um desafio para qualquer empregador. Mas como acertar nas escolhas e investir no lugar certo? O controle de entradas, saídas, contas a pagar, contas a receber e muito mais. Neste artigo, iremos expor os momentos ideais para fazer a redução de custos e investir com qualidade na sua empresa.

Boa leitura!

O que você irá ver: 

  1. Entenda o valor das finanças para o negócio
  2. Veja os erros mais comuns em gerir o negócio
  3. Planilha ou Software?
  4. Precisa fazer cortes? Entenda como fazer!
  5. Investindo no seu negócio

Entenda o valor das finanças para o negócio

Em primeiro lugar, todo negócio para chegar longe necessita de uma boa administração de finanças. Com isso, os desafios sempre irão surgir e muitas vezes serão complicados de solucionar. Mas existe uma longa trajetória pela frente em busca de alcançar o sucesso.

Da mesma forma, para que chegue nesse caminho, será necessário entender sobre finanças e negócios. Por isso, o Sebrae apontou uma pesquisa, explicando com clareza o motivo de muitas empresas encerram suas atividades tão cedo no mercado.

Segundo o Sebrae, veja bem:

  • 7% das empresas fecham por falta de lucro;
  • 20% encerram o negócio por falta de capital;
  • 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Acima de tudo, um sinal de alerta é quando você não consegue mensurar se obteve lucro ou prejuízo nos últimos meses. Para que você entenda melhor do que estamos falando, veja o conteúdo completo do Sebrae clicando abaixo!

Causa Mortis, o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida

Para esclarecer, os número valem mais que palavras, e por isso é melhor ficar de olho neles. Quando você assume o controle das finanças, você consegue observar quando é o melhor momento para reduzir custos ou fazer investimentos. Ao assumir esse papel, você deve analisar bem antes de cortar de uma vez . tendo certeza que estará eliminando custos desnecessários.

Mas você pode adotar outras estratégias, tais como: solicitar descontos por pagamento a vista, buscar novas parcerias confiantes, fazer novas propostas para os fornecedores e conquistar a confiança dos seus colaboradores. Saiba que tudo é feito com planejamento! Mas agora vamos falar sobre os erros mais comuns na gestão de negócios.

Veja os erros mais comuns em gerir o negócio

E para que erros não ocorram com você, nós preparamos algumas dicas que serão essenciais para manter no seu planejamento. Portanto, existem softwares que fazem todo grande trabalho, que antes era dedicado ao contador, agora você consegue ter tudo na palma da sua mão, sem muito esforço. Estamos falando da tecnologia, ela é muito bem vinda na empresa!

Erros: 

  1. Ausência de registro;
  2. Ruídos na comunicação com a contabilidade;
  3. Contas pessoais e empresariais juntas;
  4. Planejamento inadequado da empresa;
  5. Querer resolver tudo sozinho;

Ausência de registro

Então, o registro para empresa é fundamental tanto para ser usado na contabilidade empresarial quanto para saber o montante que a empresa vendeu e pagou. Isso porque você deve manter um controle de pagamentos e recebidos para que possa comparar ao longo do tempo o desenvolvimento da empresa.

Ruídos na comunicação com a contabilidade

Você teve dúvidas quanto a isso? Consulte o contador. É de extrema importância para saúde financeira do seu negócio evitar falhas de comunicação entre a empresa e o escritório de contabilidade, pois o contador pode evitar com que ocorram erros, multas e sanções para sua empresa.

Contas pessoais e empresariais juntas

Esse erro é comum para quem está começando a empreender,  você jamais deve misturar a pessoa jurídica com a pessoa física. São pessoas diferentes e com contas diferentes, misturando as duas pode ser uma grande cilada.

Planejamento inadequado da empresa

O planejamento é a fase em que você pode errar sem culpa, pois tem tempo para concertar os erros cometidos. Mas nunca comece nada sem um planejamento levantando as questões onde quer chegar. Faça esboços compatíveis com a realidade ou contrate um especialista em consultorias de negócios. O que está em jogo é o sucesso da sua empresa, entenda que haverá pontos em que você não saberá lidar muito bem.  E por isso, pedir ajuda é a coisa mais sensata a se fazer quando chegarem esses momentos.

Precisa fazer cortes? Entenda como fazer!

Acredita-se que o corte de custos são limitados para empreendedores de primeira viagem. Mas, não é! Sempre é possível cortar ou reduzir um custo do processo da empresa. Como resultado, a redução de custos, necessariamente não está ligada a demissão de funcionários. Mas sim, encontrar meios de processos mais baratos para implementar dentro da organização.

Portanto, antes de sair tomando decisões precipitadas e sair cortando funcionários, é necessário que você tenha um gestor ao seu lado para acompanhar nas decisões. O que queremos apresentar é como reduzir custos e manter a mesma eficiência do seu negócio. Antes de fazer isso, você sabe quanto custa cada processo da sua empresa, incluindo produto e serviço? Se a resposta for não, volte as planilhas e mensure os valores de cada processo da sua empresa.

Você sabe o que são os KPI?

Os KPI indicadores-chave de desempenho, auxiliam na tomada de decisão para redução de custos empresariais. Dessa forma, os mesmos fornecem indicadores para detectar a eficiência da empresa em diferentes áreas. Você pode criar KPI (indicadores-chaves de desempenho) para tudo, pode ser desenvolvido para vendas, produtividade, tempo de duração de um processo e etc.

E com os KPI em mãos, fica mais fácil saber onde poderá ser feito a redução de custos ou inclusive cortá-los definitivamente. Mas, podemos te dar uma ajudinha em cortar alguns custos fixos veja abaixo.

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que não estão ligados a produtividade da sua empresa, independentemente se cortar ou manter a sua produção não será afetada. Porém, você pode observar e cortar, e dentre os custos fixos destacam-se os principais:

  • Aluguel com espaço
  • Energia elétrica
  • Conta d’água
  • Telefone
  • Internet
  • Papéis
  • Tarifas bancárias

Esses custos se não reduzidos podem ser cortados definitivamente, o aluguel com espaço é o mais consumidor dessa lista. Se a sua empresa for uma das que podem adotar o home office, adote! É vantajoso para equilibrar as finanças da empresa, uma outra alternativa que pode ser viável ao analisar os KPI é terceirização de processos.

Investindo no seu negócio

Parece difícil de imaginar como pode investir durante uma crise, mas é possível! E a forma como você lida com a finanças da sua empresa irá decidir o futuro dos negócios. Neste momento, é preciso saber investir corretamente para que a organização não entre em colapso.

Sabemos que uma crise econômica é um ponto sério, mas não deixe que atrapalhe o crescimento e o surgimento de novas oportunidades. Neste momento delicado, você precisa atentar-se para o que já tem dentro da empresa,  o que não tem é começar a trabalhar para implementar. Sem mais delongas, vamos lá!

Investimento em marketing

Em primeiro lugar, encontra-se o marketing.  A empresa necessita desse setor para manter-se durante e fora da crise econômica. E se passou pela sua cabeça cortar esse departamento, é melhor repensar com cautela. Para esclarecer, esse setor é capaz de proporcionar um melhor posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca do google, o famoso SEO.

Sabendo disso, é evidente que não se deve cortar o marketing, além de um melhor posicionamento da marca na internet, ele pode proporcionar uma visão ampla de onde você está, para onde deseja ir e o que pode ser feito para atingir os objetivos e metas do seu planejamento. Para investir nesse setor é bom que busque maneiras de realizar campanhas na internet, seja com o Google Ads ou com Facebook Ads.

Fidelização de clientes

Além de investimentos com ferramentas e estratégias de marketing, a sua empresa precisa ter clientes para que continue operando normalmente. Portanto, no momento de crise econômica para manter as finanças da empresa em dia, é importante que fidelize os clientes. Eles são a maior razão da sua empresa existir e continuar operando em tempos difíceis. Ou seja, se o cliente enxergar na sua empresa um negócio que atenda as necessidades dele, ele jamais deixará de consumir os seus produtos e serviços.

É importante que você ofereça atendimento de qualidade. Por isso, procure trabalhar com o time de pós vendas para que o cliente não seja deixado na mão ao longo do seu percurso na empresa. Pois cada cliente que estiver ativo na sua base, é um ativo para o seu negócio. Por isso, não perca jamais um cliente para a concorrência ainda mais numa crise econômica. Procure surpreender com uma comunicação de qualidade, um pós vendas incrível e um relacionamento duradouro.

Inovar é fundamental para o crescimento

Acima de tudo, você quer fazer diferente? Arrisque com sabedoria. Os empreendedores que buscam a inovação e investir durante uma crise são aqueles que irão prosperar. Por isso, utilizar da criatividade nesse momento é fundamental para a sobrevivência do negócio, muitas empresas estão se adaptando ao mercado digital, vendendo pela internet, fazendo lives adquirir recursos, posicionamento de marca  nas plataformas digitais e muito mais.

Caso você perceba uma oportunidade durante uma crise, avalie e caso seja viável aplicá-la, aplique. Isso fará da sua empresa um diferencial das concorrentes. A inovação não requer muito de fatores financeiros mas da criatividade para sua implementação.

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