Você tem dificuldade para interpretar as movimentações bancárias do seu negócio? O Aging List é uma ferramenta que pode te ajudar! Esse relatório tem o objetivo de classificar os títulos de acordo com a sua idade, deixando nítido o tempo de atraso dos recebimentos, o que facilita a gestão financeira da empresa. 

Dessa forma, o relatório serve como uma ferramenta complementar às informações do Fluxo de Caixa. Se você deseja saber mais sobre  Aging List, desde sua importância, até como fazê-lo.

Afinal, o que é Aging list?

Aging list, traduzido para o português “lista de envelhecimento”, é um relatório classificado em ordem cronológica dos títulos que devem ser pagos e recebidos em um empreendimento. 

A disposição dessas informações é feita em tabela, facilitando assim o entendimento do saldo financeiro do negócio. 

Para a elaboração desse relatório o gestor precisa primeiramente organizar as informações de duas maneiras: 

  • Separação por título;
  • Divisão por data.

A partir disso, é possível visualizar toda a capacidade de gastos do empreendimento, e claro, entender a previsão de ganhos. Pode parecer que o Aging List e o Fluxo de Caixa são a mesma coisa, mas não se engane, são relatórios distintos. 

Enquanto o Fluxo de Caixa apresenta o valor total a ser pago e recebido em um determinado período, o Aging List entrega dados mais detalhados. Isso porque abrange dados de cada comprador que está em dívida, além de todos os pagamentos que devem ser feitos à empresa, incluindo cobranças vencidas.

Por isso, essa ferramenta é considerada um recurso complementar ao Fluxo de Caixa, já que tem a capacidade de identificar o nível de inadimplência dos clientes da empresa. 

Vantagens do Aging list

Para sua empresa entender a importância dessa ferramenta, listamos as suas principais vantagens. Veja:

  • Identificação das contas a vencer ou a receber, vencidas ou não;
  • Previsão de ganhos e gastos;
  • Maior controle e organização de débitos a quitar;
  • Entendimento do nível de inadimplência dos compradores;
  • Diagnóstico de possíveis falhas no setor de cobranças;
  • Possibilita o resgate de créditos de contas em atraso;
  • Fornece informações relevantes para a tomada de decisão no negócio;
  • E ainda, atesta o cumprimento ou não das metas do planejamento estratégico.

Como fazer um Aging List

Assim como o Fluxo de Caixa, o Aging List é uma planilha. Por isso, pode ser criada diretamente no Excel. A utilização de gráficos contribui para dar mais dinamicidade ao relatório e facilita a análise de dados. 

Veja a seguir um modelo de Aging List feito pelo Guia do Excel.

aging-list-guia-do-excelA tabela precisa ser detalhada, para isso, você pode usar como guia as informações chave a seguir:

  • Nome do comprador ou do fornecedor;
  • Data de vencimento (da venda de algum produto/serviço);
  • Data de pagamento;
  • Separação das receitas e despesas;
  • Quantidade comprada;
  • Valor.

Atualmente, é claro, já existem diversificados softwares que reúnem dados, planilhas e indicadores em um único lugar. Se você já dispõe desse recurso, sua lista de envelhecimento pode ser feita por lá. 

[Planilha] (2)-1Independentemente da escolha da ferramenta,  o importante é colocar na sua rotina a análise de dados por meio do Aging List, afinal, como você já pode perceber,  essa é uma preciosa fonte de informações importantes da empresa. Por exemplo, por meio desse indicador você conseguirá avaliar: 

  • Custo de aquisição do cliente (CAC);
  • Valor mensal do fornecedor;
  • Valor total das entradas e saídas;
  • Valor das contas a vencer dentro de 30, 60 e 90 dias.

Tome nota:

Se a sua empresa costuma vender a longo prazo é importante que você identifique a dívida feita pelo comprador o quanto antes. Isso porque, quanto mais tempo demora mais difícil será de receber o pagamento. 

Se a venda não foi planejada, a cobrança precisa ser e a lista de envelhecimento vai te ajudar a tomar conta disso bem de perto. 

Toda empresa precisa de Aging List?

Os benefícios do Aging List são inúmeros. Mas, será que toda empresa deve ter uma lista de envelhecimento? A resposta é simples: depende da atual situação financeira e do tipo de negócio.

Essa ferramenta não se sobrepõe ao Fluxo de Caixa, mas pode ser interessante para a tomada de decisão de empresas que estão tendo problemas com seus processos de cobrança.

Se a sua empresa possui uma cartela de clientes muito diversa e com diferentes datas de recebimento ao longo do mês, a falta de uma cobrança resultará em prejuízos. Se o seu perfil de empreendedor for muito preocupado com a saúde financeira da empresa, o Aging List será a escolha ideal da empresa.

Quer descomplicar a burocracia? 

Se você deseja fazer um controle do seu negócio, mas sem muita dor de cabeça com burocracias, a Marbo Contábil pode te ajudar! Clique aqui e fale com um de nossos consultores. 

Oferecemos um software completo para você, com gestão contábil, fiscal e de departamento pessoal e ainda desenvolvimento e crescimento empresarial. 

Veja também em nosso blog sobre artigos relacionados que irão interessar você. 

contato-marbo-contabil