• O que é planejamento tributário?
  • Qual o objetivo do planejamento tributário?
  • Por que é importante realizar esse planejamento?

O planejamento tributário visa trazer estudos, estratégias e ações para a redução de carga tributária para uma empresa. Pode ser definido como uma das principais ferramentas que as empresas têm à disposição para obter maior economia e estabilidade, considerando que o Brasil possui alta carga tributária que chega a 33% do produto interno bruto (PIB), sem contar com a complexidade de lidar com essas questões.

Esse planejamento engloba uma série de práticas e ações pensadas para verificar a forma mais econômica, legalmente, de redução e recolhimento dos tributos. Pensando em ajudá-los nessa missão, elaboramos um conteúdo que trará mais clareza sobre esse assunto. Veja a seguir:

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é, basicamente, a gestão de pagamento de tributos de uma empresa. A ideia é entender a incidência de impostos sobre suas operações, buscando pagar o mínimo possível. Essas questões começam a ser levadas em consideração desde a escolha do regime de tributação que a empresa fará parte, se será Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. 

Toda empresa que conta com o apoio de um bom planejamento consegue diminuir a carga tributária. Nesse processo, é importante buscar algumas informações para agilizar o processo. Algumas informações são essenciais para dar início, uma coleta de dados bem feita será o primeiro passo, nesse momento é identificado o faturamento atual da empresa, previsão de faturamento e despesas, situação econômica, serviços, margem de lucro, entre outros. 

Para haver planejamento tributário, é necessário começar com o planejamento estratégico. Nessa parte, são definidas as estratégias da empresa a curto e longo prazo, para isso é importante levar em conta fatores internos e externos de uma organização.  A empresa precisa ter bem definido antes de tudo, um mapeamento de metas e objetivos a serem alcançados pela empresa. Dessa forma, o planejamento tributário começa a ser bem executado. 

Veja esse conteúdo: Vantagens e desvantagens do Simples Nacional e Lucro Presumido.

Qual o objetivo do planejamento tributário?

O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa.  Isso quer dizer que consiste na construção e execução de um plano tributário que busca, prioritariamente, identificar ações futuras antecipadamente, conseguindo prever os seus riscos e erros, corrigindo-os e auferindo os melhores resultados. Esse planejamento tributário busca, inicialmente, a adequação do melhor regime de tributação para um negócio. Um pequeno erro nessa definição pode prejudicar todo o sucesso de uma empresa.

Esse planejamento consiste na execução e construção de um plano tributário que busca, prioritariamente, identificar ações futuras antecipadamente, conseguindo prever os seus riscos e erros, corrigindo-os e auferindo os melhores resultados. É com o planejamento tributário que a organização conseguirá perceber essas ações e poderá fornecer dados para a melhor tomada de decisão, que realmente produza efeitos satisfatórios e gerem economia tributária com redução de custos com os tributos. 

De forma mais clara, os maiores objetivos desse planejamento tributário, são: redução da burocracia em relação às obrigações acessórias do Fisco, economia de impostos, melhoria da organização contábil, financeira e gerencial do negócio, prevenção contra riscos de multas vindas dos órgãos de fiscalização, entre outros.

Quais critérios avaliar na hora de escolher uma contabilidade?

Por que é importante realizar esse planejamento?

Diferentemente do que acham, aprender como realizar um planejamento tributário não é tarefa apenas para grandes empresas. Conhecer os tributos cobrados é o primeiro passo para não ser surpreendido, evitando assim os problemas fiscais. Muitas vezes, a forma como o negócio está estruturado pode gerar economia ou aumento da carga tributária, observar isso também é decisivo para a competitividade.

O planejamento tributário é uma ferramenta utilizada com o objetivo de aumentar o lucro através da redução de um dos maiores custos empresariais, a tributação. Podemos concluir que é importante também para uma boa gestão do negócio, e impacta diretamente no sucesso da empresa. Esse planejamento é um exercício com objetivo principal de diminuir as despesas, mas também permite que você tenha mais previsibilidade sobre seus gastos. 

Nesses casos, é indispensável a ajuda de um contador, ele terá contribuição decisiva na saúde e estabilidade de sua empresa a curto, médio e longo prazo. A ajuda de um profissional qualificado no início e planejamento de um negócio poderá evitar grandes problemas fiscais pois irá auxiliar no entendimento de toda parte contábil e financeira do negócio, ajudando também no planejamento estratégico. A ideia é que esse planejamento deve ser adotado por todas as organizações, é dever de um empreendedor que quer fazer o negócio crescer dentro da legalidade. 

Caso tenha alguma dúvida referente ao assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Clique aqui e veja: Exclusão do Simples Nacional: Entenda o que acontece.

Equipe Marbo. 🧡