Oportunidades de mercado para aumentar o faturamento em meio a crise

Posted by Luiz Paulo Castro on 27/04/2020 11:45:00
Luiz Paulo Castro

15773

 

Os efeitos da pandemia do corona virus, já estão sendo sentidas pelas empresas aqui no Brasil. Neste post vamos te contar algumas dicas que você poderá adotar com objetivo de minimizar os efeitos negativos sobre o seu negócio. 

 

O que você irá ver: 

  • O segredo é inovar 
  • Reinvente o seu negocio para o mercado online
  • Seja parceiro dos seus clientes 
  • Reduza os custos extras
  • Fique por dentro das ações do Governo
  • Conclusão 

 

O segredo é inovar 

 

As empresas, durante a crise do novo coronavírus precisam inovar para manter-se estáveis no mercado. Uma crise pode prejudicar os lucros de muitas empresas independentemente do seu segmento, porte e tamanho. A inovação dentro das empresas deve ser considerado como uma meta constante. Inovar não é implementar novas tecnologias na empresa. 

 

Inovar é a forma como você lida com o surgimento de problemas, seja evitando eles, propondo uma solução rápida que atendam a todas as necessidades do problema. A inovação precisa chegar até os seus clientes e ser sentida por eles. Um grande exemplo de inovação básica seria a implementação de uma conta business do WhatsApp, caso você queira se aprofundar pode lançar um software, aplicativo que atenda as necessidades do seus clientes. 

 

Reinvente o seu negocio para o mercado online

 

A pandemia do novo coronavírus, está fazendo com que os negócios precisem se reinventarem e adaptar-se a mudanças. As pequenas e médias empresas são as que mais estão sofrendo com essa crise econômica.

 

As empresas estão sendo forçadas a mudar os hábitos e a forma como vendem, talvez essa crise economia pode fazer com que você adquire novas experiências no mercado, se você não vende online saiba que este é o momento para começar a vender e não falir. 

 

Existem alternativas para vender os produtos de diversos segmentos, seja ele do ramo alimentício ou para cabelo. As plataformas estão aí para ajudar. Você pode optar por essas e outras, veja abaixo: 

  • Instagram 
  • Facebook
  • Deliverys (iFood, Uber eats, rappi)
  • Mercado livre 

 

No instagram você pode vender desde roupas, acessórios, produtos para beleza e para casa. A plataforma conta com uma loja integrada, se o seu público estiver focado mais no facebook você pode vender através de grupos na sua região. Você atende o mercado nacional? Pode vender pelo mercado livre.

 

Conheça os nossos planos! 👇

CTA-1

 

Mas, se por acaso atender no ramo de alimentos pode contar com os deliverys como iFood, Uber eats e rappi. Entenda, nesta pandemia de novo corona vírus as pessoas evitam sair de suas casas, com isso a demanda por entrega de alimentos aumenta. Cadastre seu restaurante ou bar em um desses aplicativos de entrega, lance promoções diariamente para que assim não fique sem ganhar dinheiro. As contas não esperam, não é mesmo! 

 

Seja parceiro dos seus clientes 

 

Nesse momento delicado os seus clientes precisam saber que podem contar com você! Demonstre preocupação com eles e tome alguma iniciativa, quanto maior humanizado você tornar os processos do seu negócio, mais os seus clientes irão confiar em você. Se posicione, informe que eles não estão nessa crise sozinhos.

 

Uma dica é procurar fazer uma reunião com cada um deles se possível, caso seja inviável solte comunicados importantes dentro dos momentos certos, mas não esqueça de se posicionar. Ao sair da crise, eles poderão indicar o seu negócio para outras pessoas. A imagem institucional da sua empresa está nas suas mãos, cuide bem dela! 

 

Está com dúvidas? 

Podemos te ajudar! 👇

CTA NOVA

 

Reduza os custos extras

 

Quando falamos em reduzir os custos não estamos falando para sair demitindo funcionários. Mas, sim verificar o que poderá deixar de pagar de uma vez ou por um curto período de tempo. Essa pandemia do corona vírus, não tem data para acabar, então o melhor caminho é prevenir a saúde financeira da sua empresa. 

 

Os seus colaboradores são importantes para não falir nessa crise, sair demitindo colaborador por conta de custos irá prejudicar ainda o financeiro da empresa, faça o máximo possível para que a folha de pagamento seja cumprida. Gastos extras como cafezinho, ar condicionar e entre outros podem esperar por mais tempo. 

 

Se você está com dificuldades para fechar a folha de pagamentos dos funcionários nos próximos dois meses, o Governo Federal lançou recentemente um linha de crédito destinada para o pagamento dos funcionários. 

 

Leia mais neste post: Pequenas e médias empresas: veja as iniciativas do Governo Federal!

 

Fique por dentro das ações do Governo

 

O Governo Federal vem fazendo alguns mudanças provisória dentro dos direitos trabalhistas, é muito importante que você acompanhe essas mudanças provisórias. Você já está sabendo sobre a MP 927

 

A MP 927, tem como principal objetivo incluir uma possibilidade de suspensão do contrato de trabalho por quatro meses, assim evitando as demissões em massa devido aos efeitos que o coronavírus (covid-19) tem causado a nossa economia. Durante esse período de suspensão o empregador deve oferecer cursos ou programa de qualificação profissional.  

 

Obs.: no dia 23/03/2020 o presidente Jair Bolsonaro informou ter revogado o Art. 18 MP 927, que permitia a suspensão de contratos de trabalho por até 4 meses. Sendo assim, não existe mais essa possibilidade.

 

Mas o Governo Federal vem tomando uma serie de outras alternativas para minimizar o impacto na economia, dentre elas se destacam:

 

  • Parcelamento do FGTS;
  • Antecipação para abril o 13° salário dos aposentados e pensionistas do INSS;
  • Bancos tem prorrogados as datas de vencimentos dos financiamentos;
  • Linha de crédito para pagamento dos funcionários.

 

Conclusão

 

A pandemia do corona virus tem afetado as empresas, mas muitas buscam alternativas para driblarem os efeitos dessa crise, algumas vendem online, outros fazem consultorias online para as empresas se estruturarem melhor perante esse cenário. 

 

O mais importante nesse momento é não se desesperar e contar com a sua equipe para sair dessa situação. Lembre-se de que todos estão no mesmo barco, se todos remarem unidos esse crise será superada.  Reinventar o seu negócio não é tarefa simples é um grande desafio, mas o mercado é desafiador. Lute pelo o seu negócio! O que a sua empresa está fazendo de diferente para superar os efeitos da Covid 19?

 

Gostou deste post?

Leia esse também: Covid-19: Perguntas e Respostas

 

Abraço do time Marbo Contábil, estamos aqui para ajudar! 💛

Topics: Negócios

Assine agora