• Os tipos de planejamento tributário
  • Como fazer um planejamento tributário?
  • Quais as consequências de não ter um planejamento eficaz?

O planejamento tributário é uma medida usada que possibilita que as empresas reduzam sua carga tributária por meios legais. Por conta da  complexidade dos regimes tributários existentes no Brasil e dos diferentes tipos de regime tributário disponíveis, muitos empreendedores ficam com várias dúvidas em relação ao cumprimento das obrigações fiscais. 

Na prática, trata-se de um estudo aprofundado sobre todas as decisões que impactam na tributação de um negócio – incluindo o enquadramento tributário, fatos geradores, incentivos fiscais, alíquotas, entre outros pontos importantes. Veja a seguir o conteúdo que preparamos sobre os tipos de planejamento tributário e qual é a sua importância dentro de uma organização.

Os tipos de planejamento tributário

O planejamento tributário é uma forma lícita de reduzir o pagamento de impostos, para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário entender os 3 tipos de planejamento existentes: estratégico, tático e operacional. 

Estratégico: O planejamento estratégico é o começo de tudo. Antes de iniciar qualquer planejamento, é fundamental ter todas as informações sobre a empresa em mãos, atividades administrativas do negócio, porte e estrutura da empresa, análise da natureza jurídica, entre outros. Nessa parte, o enquadramento da empresa em um regime tributário precisa ser feito de forma adequada e certeira.

Tático: No planejamento tático, são definidos as metas, condições, planos e operações a serem realizadas por área e por setor. Nesta etapa, deve existir objetivos táticos para cada unidade específica da organização. Ou seja, o planejamento estratégico elabora as decisões e projeções para a empresa como um todo, e o tático traduz esses planos e os concretiza em cada setor.

Operacional: O planejamento operacional é a concretização do planejamento estratégico e tático com normas vigentes, nesta etapa são feitas as transformações da visão e das metas em fluxos de trabalho, com a definição de métodos, processos e sistemas, incluindo tarefas. São especificados por setor operacional as atividades, funções, responsabilidades e divisão de tarefas, além dos equipamentos e planos financeiros necessários para o desenvolvimento. 

O que é planejamento tributário e qual a sua finalidade?

Como fazer um planejamento tributário?

Para dar início a um planejamento, seja ele qual for, é necessário reunir informações e dados. Na fase de elaborar esse planejamento, o primeiro passo é verificar se você está enquadrado no regime tributário certo, esse é um ponto importante e fundamental. Para cada um dos regimes tributários, incidem impostos com alíquotas e expressividade fiscal, ao saber de todas essas informações e verificar, com a ajuda de um contador, se está enquadrado no regime ideal, o empresário poderá passar de fato para o planejamento.

Tendo certeza que você está enquadrado no regime tributário mais adequado para a sua empresa, você pode começar a lidar com as informações e dados. O ideal é que você, sua equipe e seu contador montem um cronograma de ação. É imprescindível que sejam reunidas todas as informações referentes às bases de cálculo da empresa, ter noção sobre custos, despesas, faturamento, valor pago aos tributos e catalogar cada um deles.

Todos esses dados influenciam, de alguma maneira, na quantidade de tributos pagos pelo seu negócio e, portanto, é sempre bom tê-los detalhados, organizados e com fácil acesso. Depois de entender todos os pontos de sua empresa e das leis tributárias, o planejamento precisará analisar as possíveis alterações que podem ser causadas por outras apurações. Podemos destacar o PIS e o COFINS, por exemplo, que precisam ser considerados no planejamento tributária para empresas de Lucro real e Presumido. 

Veja nosso conteúdo: Qual a importância de um contador para o sucesso de uma empresa?

Quais as consequências de não ter um planejamento eficaz?

Diversos problemas podem acontecer ao negligenciar a necessidade de ter um planejamento tributário. O maior deles, sem dúvidas, é o prejuízo financeiro. As pesquisas têm mostrado que a alta falta de planejamento nas empresas, em especial naquelas de pequeno e médio porte, tem feito com que não consigam sobreviver após o 1º ano de vida, essa falta de controle financeiro faz com que o empresário não consiga prever as crises econômicas e alavancar a empresa.

A má gestão de um negócio também faz com que as empresas vão ao fracasso. Os gastos desnecessários, falta de controle de caixa, pagamento incorreto de impostos, produtos e serviços é algo que pode ser evitado com o planejamento, pois ele traz projeções de médio a longo prazo. Como vimos anteriormente, um bom planejamento tem que estar alinhado com a parte estratégica, operacional e tática de um negócio. 

A consequência mais grave de uma má gestão tributária refere-se a às penalidades fiscais. Não saber ou não ter noção do valor que precisa pagar e não realizar o pagamento correto desses tributos pode causar grandes danos à saúde financeira do negócio. O não pagamento de impostos é crime, de acordo com a Lei 4.729, de 14 de julho de 1965, e pode resultar em vários problemas para empresa e seus proprietários. A realização do planejamento acontece de forma preventiva, para que não haja multas futuras e retroativas. 

Como você pôde perceber, é fundamental o apoio de uma assessoria contábil para o planejamento contábil de uma empresa, as mudanças de legislações tributárias  são recorrentes, mas contar com um planejamento com certeza irá reduzir as dores de cabeça. Por isso, fique de olho e mantenha a gestão tributária como uma prioridade no seu negócio.

Veja também nosso conteúdo sobre: 5 erros na hora de contratar um contador.

Caso tenha alguma dúvida referente ao assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Veja nosso conteúdo sobre: “Foi excluído do Simples Nacional? Saiba o que fazer!”

Equipe Marbo. 🧡