O seu guia essencial sobre o PIX (Pagamentos Instantâneos)

Posted by Yara Brito on 28/02/2020 13:00:00
Yara Brito
Find me on:

 

Saiba tudo sobre o PIX, o sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central para acabar com os TEDS, DOC e com as bandeiras de cartão. Uma verdadeira transformação digital!

 

pix-bc-logo

 

 

Afinal, o que é o PIX?

 

O conceito original do PIX é conectar fintechs, varejistas, bancos tradicionais e os digitais e tudo isso será feito através de um sistema de pagamentos instantâneos que vai conectar quem paga com quem recebe!

 

A ideia é que ele realize transações e pagamentos em até dez segundos, sendo assim ele elimina o tempo de espera para que um pagamento "caia", tanto para quem efetua o pagamento quanto para quem recebe.

 

Desta forma, se você comercializa algo e não quiser aguardar 30 dias para que o dinheiro fique disponível, você pode optar pelo PIX.

 

Cartão de crédito: benefícios para sua empresa

 

CAUSAL (1)

 

 

Esse sistema que será implantado é inovador,  já que atualmente uma operação eletrônica pode levar alguns dias (Hoje, o crédito de um DOC pode levar até dois dias úteis para cair na conta do recebedor) e além disso ainda tem custos elevados (O valor médio de uma transferência por DOC ou TED é de R$ 10), mas ele não se limita apenas a isso, também será possível realizar o recolhimento de impostos a qualquer dia e em qualquer horário.

 

Transformação digital nas formas de pagamentos. Quais seus benefícios? 

 

Quando falamos em transformação digital e no PIX muita gente pode pensar que ele seria uma forma mais tecnológica de fazer as transações, acontece que nem sempre se trata disso, estamos falando aqui de mudar o mindset.

 

Sabia que 96,1% das pessoas utilizam dinheiro em espécie para fazer pagamentos e compras?

 

Pensa comigo, se você pode enviar uma mensagem para alguém de graça e essa mensagem ser recebida em tempo real por que você não poderia fazer o mesmo com seu dinheiro?

 

Seguindo essa ideia o PIX vem para revolucionar e desburocratizar a forma como lidamos com dinheiro, mas, você pode estar pensando:

 

-Legal esse tal de PIX, mas quais são os benefícios dele para mim?

 

Bem, a gente te responde:

 

Com o pagamento instantâneo, espera-se que como o próprio nome já sugere as operações sejam instantâneas, isso significa que você vai poder transacionar seu dinheiro 24 horas por dia, nada mais de ter que esperar o famoso horário comercial, além disso, o PIX reduz os custos da operação, já que ele não precisa de intermediários nessa transação, ou seja, nada dos custos de uma adquirente ou subadquirente.

 

Banco Tradicional x Digital: qual é a melhor escolha para sua empresa?

 

Sendo assim, a operação se torna mais direta, o que possibilita que a confirmação de pagamento seja imediata e no caso da aprovação de transação vai levar só alguns segundinhos!

 

Veja a lista completa de benefícios:

 

  • 24 horas por dia;
  • 7 dias da semana;
  • Funciona todos os dias do ano;
  • Barateia os custos das operações e transferências;
  • Transações realizadas em segundos;
  • Sem intermediários (adquirentes e subadquirentes);
  • Não necessitará da internet para processar o pagamento, o pagamento poderá ser processado posteriormente quando o cliente se conectar;
  • Confirmação de pagamento em imediato!
  • Aprovação da transação no máximo em 5 segundos;

 

Como usar o PIX?

 

Para usar o PIX, será necessário que as duas partes envolvidas na operação tenham uma conta em banco, instituição de pagamento ou fintech. Essa conta precisa ser corrente.

 

Confira: Tendências de mercado para 2020

 

CAUSAL

 

Essas transações, segundo o BC, podem ser feitas:

 

  • Entre pessoas;
  • Entre pessoas e estabelecimentos comerciais;
  • Entre estabelecimentos;
  • Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.

 

As transações do PIX poderão ser feitas de forma mais “tradicional” – com informações como número de celular, e-mail, CPF ou CNPJ, ou também através da leitura de QR Code.

 

O usuário que vai receber o valor precisa apresentar um QR Code, que poderá ser lido por qualquer tipo de smartphone, sendo:

 

  • O QR Code estático poderá ser usado em múltiplas transações e permitirá que seja definido um valor para um produto ou de um valor pelo pagador. Ele poderá ser usado para transferências entre duas pessoas, por exemplo. 

 

  • O QR Code dinâmico é mais adequado para pagamento de compras, já que poderá apresentar informações diferentes a cada transação e permitirá que sejam incluídas informações adicionais sobre a transação.

 

Saiba como ele vai melhorar o sistema financeiro

 

De forma geral o pagamento instantâneo vem para corrigir algumas falhas no sistema tradicional, e é inegável que sua estrutura visa melhorar o sistema financeiro atual.

 

Mas, existem alguns pontos onde isso se torna mais evidente, sendo eles:

 

Conveniência: Esse sistema vai trazer facilidade para o usuário;

 

Ambiente aberto: Estrutura aberta e flexível dividida em (Provedor de conta transacional x Provedor de serviço de iniciação de pagamento);

 

Fluxo de dados com informações agregadas: informações relevantes para conciliação cruzadas as informações de pagamentos;

 

Segurança: transações cursadas na rede do Sistema Financeiro Nacional e utilizando meios inovadores e seguros para autenticação digital.

 

2940191-1

 

Ponto crítico

 

A segurança é o ponto mais critico desse sistema, existe sim toda uma preocupação do Banco Central para ter uma forte segurança e assim evitar invasão e roubo de dados.

 

Acontece que a segurança desses dados vai ser de responsabilidade do banco ou Fintechs que se conectarem, sendo assim a quantidade de fraudes enfrentadas vai depender diretamente dos métodos de tratamento e armazenamento de dados das próprias empresas que forneceram os serviços.

 

Taxas ocultas e maiores problemas por trás do Cartão de Crédito

 

Como o PIX vai impactar na sua vida pessoal?

 

De modo geral, o PIX vai tornar uma atividade como pagar ou enviar dinheiro para pessoas ou para alguma empresa, algo tão simples como enviar uma mensagem. Ou seja, a tecnologia usada nesse sistema promete tornar suas operações imensamente mais práticas e baratas.

 

A grande aposta é que haja uma padronização mundial, sendo assim talvez dentro de alguns anos tenhamos uma rede de pagamentos mundial baseada nessa tecnologia.

 

A palavra de ordem aqui é empoderamento, sim isso mesmo! Você muito mais empoderado para lidar com seu dinheiro. Nada mais de depender de Bancos ou Bandeiras de Cartão!

 

 

Como você lojista pode se beneficiar com o pagamento instantâneo

 

Pequenas e médias empresas (PMEs) poderão se beneficiar dessa plataforma, pela facilidade em oferecer aos clientes pagamentos eletrônicos.

 

Do lado do recebedor, como um lojista, por exemplo, as vantagens são: custo de aceitação menor; disponibilização imediata de recursos, o que reduz a necessidade de crédito; facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos; e rapidez no checkout.

 

Quando o PIX vai estar disponível para uso?

 

Segundo o planejamento do Banco Central, o PIX será lançado em 2020, sendo assim todos os esforços estão focados na entrega desse sistema de pagamento instantâneo.

 

Conclusão

 

A forma como fazemos pagamentos e transacionamos nosso dinheirinho está com os dias contados, o PIX promete solucionar os maiores gaps do mercado financeiro numa mistura de tecnologia e mudança no nosso mindset.

 

Mas, é importante destacar que isso não vai acontecer de um dia para o outro, esse é um processo em etapa embrionária ainda e que está gerando muitas expectativas.

 

Por isso nem pense em ir dando adeus as bancos e cartões de crédito, afinal acreditamos que o PIX vai coexistir com os métodos mais tradicionais por alguns bons anos ainda.

 

Topics: Negócios, Pessoal

Assine agora