Planejamento e controle: receita de sucesso para a venda de produtos

Posted by Anauara da Cruz on 21/01/2020 08:00:00
Anauara da Cruz
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Controle de vendas

 

Atualmente, vender produtos e serviços, visando o lucro e o maior destaque entre os consumidores, exige que as empresas se dediquem cada vez mais na criação de estratégias assertivas para o seu negócio. 

 

Apesar do ramo empresarial ser complexo e cheio de desafios, existem dois fatores bastante comuns entre aqueles que alcançam sucesso no setor comercial: o planejamento de vendas e o controle de vendas. Tais fatores têm como base diversos outros itens que colaboram diretamente para o alcance de bons resultados. Como exemplo podemos citar os testes, estudos e os investimentos em marketing.

 

Neste artigo vamos te explicar o que é cada um desses fatores e como você pode aplicá-los dentro da sua empresa.

 

O que você vai ler:

  • O que é planejamento de vendas?
  • O que é controle de vendas?
  • Qual a importância deles para a minha empresa?
  • Como usa-los em uma receita de sucesso?
  •  Conclusão

 

O que é planejamento de vendas?

 

Com o consumidor tendo mais poder e influência no processo de compra, a dificuldade e complexidade do trabalho da equipe de vendas vai se tornando cada vez maior. Sendo assim, ter mais criatividade, ser especialista em seu produto e conhecer a dor do cliente são elementos fundamentais para as pessoas que atuam neste setor.

 

Esses pontos fundamentais surgem e se adequam ao mercado através de um processo chamado planejamento de vendas. Este é responsável por identificar, criar, implementar e avaliar estratégias que visão potencializar o melhor resultado de vendas de uma organização. 

 

Entre as atividades provenientes deste tipo de planejamento, podemos citar:

  • Objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a equipe 
  • Táticas de venda adequadas ao mercado
  • Orçamento a ser gasto durante determinado período
  • Cronograma e análise de desempenho
  • Treinamentos; entre outros.

Todas essas atividades podem afetar diretamente no desempenho do setor de vendas. Sendo assim, merecem extrema atenção e dedicação.

 

O que é controle de vendas?

 

Todo empreendimento possui relação de dependência com a venda de seus produtos, afinal é a entrada de capital advinda desse processo que garante a sobrevivência, estabilização e o crescimento de uma empresa no mercado. Sendo assim, controlá-lo é fundamental!

 

Podemos definir como controle de vendas o ato de fiscalizar e gerenciar todas as vendas realizadas por uma empresa durante determinado período tempo. Através desse processo, é possível obter uma visão ampla sobre o desempenho de vendas, traçar melhorias para o setor e realizar projeções futuras.

 

Esse controle pode ser efetuado de forma manual ou automática. A primeira, apesar de ter um grau de facilidade maior por depender muitas vezes só de caneta e papel, normalmente é considerada a opção menos segura, já que demanda excessiva atenção e possui um elevado risco de perda de  informações importantes. 

 

A forma automática em termos de segurança pode ser considerada a melhor opção, pois o controle de vendas é efetivado por intermédio de um sistema de gestão. Programado para facilitar o andamento das atividades empresariais, este tipo de sistema pode oferecer rapidez e integração de todas as informações relevantes para a gestão de vendas. 

 

Mas, ainda existe um meio termo entre essas duas formas. 

 

As planilhas do famoso Excel possibilitam que os empresários realizem o controle de vendas tendo acesso a uma plataforma mais segura e ao mesmo tempo também tenha que lançar os dados existentes de modo manual. É uma alternativa bastante viável para os micro e pequeno empreendedores que desejam administrar o seu negócio com mais seriedade. 

 

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Qual a importância deles para a minha empresa? 

 

Planejamento e controle são essenciais para a existência de qualquer negócio. Isso porque sem eles não é possível construir departamentos, setores e rotinas organizadas ao ponto de serem capazes de levar uma empresa a atingir os seus melhores resultados.

Pelo contrário, a ausência dos mesmos no setor de vendas pode acarretar em fatores extremamente prejudiciais como, por exemplo, mal aplicação de capital e, até mesmo, a falência, caso o gestor não perceba e acompanhe o quanto antes o problema por perto. 

 

Além disso, planejar e controlar bem suas vendas pode te gerar diversos benefícios, tais como:

                               

  • Maior controle financeiro
  • Previsão frente aos próximos lucros
  • Completo controle sobre o andamento das vendas
  • Maior poder de negociações com fornecedores
  • Gestão aprimorada de estoque
  • Melhores oportunidades no mercado;
  • entre outros. 

Ficou animado com a ideia? Então não deixe de investir nisso dentro do seu próprio negócio!

 

Como usa-los em uma receita de sucesso?

 

Agora que você já sabe quais são os benefícios de utilizar o planejamento e o controle em seu negócio. Está na hora de você saber como fazer isso! São muitas as alternativas existentes, mas aconselhamos que você siga os seguintes passos:

 

1° Decida quando começar

Começo do ano? Virada do ano? Final do ano? Independente do período, nada será posto em prática se você não der o primeiro passo. Sendo assim, comece estipulando prazos e períodos para efetuar a pesquisa, análise e avaliação dos desempenhos existentes.

 

2° Crie o seu plano de vendas

Com base nas informações que você adquiriu, elabore um plano de vendas. Este pode ser definido como o documento responsável por fornecer estratégias, planejamentos, metas e formas de gerir as vendas de um negócio. 

 

Crie seu plano de vendas de acordo a realidade do seu negócio, sempre priorizando objetivos que potencializem de fato a sua empresa.

 

3° Treine e engaje a sua equipe 

De nada adianta você ter o plano de vendas perfeito se não se dedicar a passar as diretrizes necessárias para a sua equipe de vendas executá-lo. Explore os melhores atendimentos, técnicas de vendas e sistemas de gestão.

 

4° Escolha como controlar suas vendas

Neste artigo já te explicamos que o controle de vendas pode ser feito de forma manual, automática ou intermediária. Defina qual dessas opções mais se enquadra para o seu negócio, além de ser vantajosa e econômica em questão de recursos.

 

5 ° Colocou em prática? Agora avalie.

Avaliar o andamento dos processos e da rotina diária dentro das empresas. Sendo assim, a medida que colocar o seu plano de vendas em prática também selecione um tempo para avaliar como anda a aplicação das estratégias e atividades relacionadas. E se prepare para efetuar possíveis mudanças, caso elas se mostrem necessárias.

 

Gostou desses passos? Esperamos que lhe sejam útil, afinal o importante é apostar e se dedicar á alternativas que colaborem para o crescimento do seu empreendimento. 

 

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Conclusão

 

Por incrível que pareça, introduzir o planejamento de vendas e o controle de vendas como uma ferramenta para atingir o sucesso dos seus produtos não é uma tarefa muito complicada. Contanto que você efetue alguns passos e atividades simples, garantir o bom desempenho dos seus produtos e serviços perante seus clientes se torna bem simples.

Nós da Marbo podemos auxiliar você neste processo através dos nossos serviços de caráter financeiro. Quer saber como?

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Abraços do Time Marbo 💛

 

Topics: Negócios

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