Pague menos impostos em 2020 com um bom planejamento tributário

Posted by Luiz Paulo Castro on 05/09/2019 15:30:17
Luiz Paulo Castro
Find me on:

O planejamento tributário, é um dos principais passos a ser tomados caso queira ver sua empresa fazer sucesso. Ele serve para evitar a perda de dinheiro e para alinhar com os seus propósitos. Veja abaixo como deve ser um planejamento tributário de sucesso. 

O que você irá ver: 

  • O que é o planejamento tributário?
  • Por que você deve planejar?
  • Reduzindo a carga tributária
  • Conheça as duas fases do planejamento
  • Conclusão

 

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário, é a gestão de tributação de uma empresa e como ela estuda reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Empresas podem e devem buscar formas legais para reduzir o pagamento de tributos, pagar impostos desnecessários em 2020 não é bom. 

Vale ressaltar que sempre deve analisar o ramo de atividade no qual a sua empresa atua. Sempre têm os impsotos que são obrigatórios para que a mesma funcione e existem também alguns impostos que pode ser reduzidos de maneira inteligente. 

Continue lendo e descubra! 

O que devo saber sobre o Regime Tributário?

 

É importante salientar, que planejamento tributário está longe de ser uma forma de sonegação de impostos. O mesmo também chamado de elisão fiscal, são formas legais de reduzir a carga tributária e ainda se manter-se dentro da lei.

Já a sonegação fiscal ou evasão fiscal, é o uso de procedimentos ilegais para o não pagamento devido dos impostos ou redução indevida dos mesmos, é possível analisar que neste caso pode ser indícios de fraude.

O Brasil, é um país que tem as maiores taxas e encargos fiscais, desse modo o planejamento tributário é mais que necessário para que seu negocio cresça, ele é essencial para o desenvolvimento empresarial. Desde das maiores empresas até as menores devem fazer a sua elisão fiscal, adequando-se ao seu tipo de negócio.

 

Por que você deve planejar?

Agora que você já sabe qual é o principal objetivo do planejamento tributário, a diminuição dos impostos, ou seja, diminuir o número de tributos e os valores que recai sobre o seu negócio.

É importante ressaltar que um dos fatores para conseguir que seu produto ou serviço seja competitivo no mercado é chegar a um preço de venda baixo. Infelizmente um dos empecilhos para isso ocorra são os altos impostos pagos pelos empreendedores.

Em média 33% do faturamento das empresas é destinado para o pagamento de impostos. Essa alta tributação do Brasil faz com que a questão tributária seja imprescindível para a sobrevivência ou não de um negócio.

Várias empresas quebram com elevadas dívidas fiscais. Lembre-se de que é legal realizar a elisão fiscal, ou seja, o planejamento tributário. 

 

Reduzindo a carga tributária

Para reduzir a carga tributária da sua empresa em 2020, você pode ir por três caminhos: escapar da incidência de impostos, reduzir os valores totais a serem recolhidos e postergar o pagamento.

 

Escapar da incidência de impostos

É possível adotar procedimentos que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo.

Dica: aproveitar a regra de isenção de impostos do seu município.

Ou também, substituir a maior parte do valor do pró-labore dos sócios, por uma distribuição de lucros. Dessa forma, será possível evitar a incidência do INSS (20%) e do IR na fonte (27,5%) sobre o valor retirado como lucros em substituição do pró-labore.

 

Reduzir os valores totais a serem recolhidos

Depois de analisar as regras de cada imposto pago, planeje algumas medidas para reduzir as taxas. Por exemplo, reduzindo a contribuição para o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) ao diminuir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), ou aproveitar políticas de incentivos para redução da carga horária.

Ou também, ao fazer a Declaração de Imposto de Renda optar por deduzir até 20% da renda tributável como desconto padrão (com limite anual fixado) ou efetuar as deduções de dependentes, despesas médicas, plano de previdência privada. 

Você certamente poderá escolher o valor maior, que te permitirá uma maior dedução da base de cálculo, para gerar um menor Imposto de Renda a pagar ou um maior valor a restituir.

 

Postergar o pagamento

É possível através de ações retardar o pagamento de tributos sem incidências de impostos, o que pode ser ótimo se você naquele momento não possuir fluxo de caixa ou ter pouco capital de giro.

Por exemplo, é possível transferir o faturamento da empresa do dia 30 (ou 31) para o 1º dia do mês seguinte. Isso dará um maior prazo (30 dias adicionais) para o pagamento do PIS, Cofins, SIMPLES, ICMS, ISS, IRPJ ou CSLL (lucro real por estimativa).



Conheça as duas fases do planejamento

Podemos dividir o planejamento em duas fases, o operacional e o estratégico. Veja abaixo cada uma delas para entender melhor como fazer um planejamento tributário 2020 de sucesso para sua empresa. 

 

Operacional

É mais básico, é o estabelecimento de procedimentos no cumprimento de todas as exigências legais. Isto é, para que haja o pagamento dos tributos no prazo correto é preciso que seja estabelecido essas tarefas na sua rotina e alinhá-la com a sua equipe contábil.

 

Estratégico

Para que o planejamento operacional seja executado, é preciso fazer primeiro o estratégico. 

Aqui se compreende o regime tributário mais adequado para a sua empresa e as outras particularidades que variam de acordo com a atividade, localização geográfica, estrutura de capital, RH e outros.

 

Está com dúvidas, deixe a gente te ajudar!

Temos os melhores especialistas em contabilidade. 👇

CTA NOVAÉ imprescindível que se faça um planejamento para aliviar a carga tributária, e você também deve considerar o regime tributário. Seja ele Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Algumas empresas ao procurarem uma redução da carga tributária, buscam como alternativa o Simples Nacional. Mas devem se atentar que mesmo que o regime possibilite redução da obrigações, o nível de faturamento também cai. Por isso, se a sua empresa deseja crescer futuramente, este regime deverá ser repensado assim que o nível de faturamento aumentar.

 

Conclusão

O planejamento tributário não existe uma fórmula pronta, pois ela depende do tipo de produto ou serviço, localização, quem é o comprador, faturamento da empresa, entre outros. Isso requer muita atenção e procurar ajuda de um profissional pode evitar que você cometa algum erro.

Um bom planejamento tributário garante a redução de impostos e o sucesso empresarial. Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar a solucionar a suas dores de cabeça! 

Fale com nossos especialistas aqui! 

Gostou deste artigo? Veja esse! 👇

DIRF 2020- tire suas dúvidas

Abraço do time Marbo! 💛

 

 

Topics: contabilidade

Assine agora