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Produtividade em home office

Posted by Luiz Paulo Castro on 10/02/2020 08:00:00
Luiz Paulo Castro

Você sabe o que é produtividade? Com a pandemia do novo coronavírus acontecendo o mundo todo se virou para o trabalho em home office ou também conhecido como trabalho remoto. Preparamos nesse artigo algumas dicas de como você pode administrar melhor o tempo de trabalho em casa. 

 

O que você irá ver:

  • Saiba o que é produtividade!
  • Como surgiu o home office?
  • Como administrar o tempo?
  • Metodologias de produtividade, fique por dentro! 
  • 5 segredos para ser mais produtivo 
  • Conclusão

 

Saiba o que é produtividade! 

 

A produtividade basicamente é a capacidade de realização que alguém tem de acordo com o tempo disponível. Ou seja, quanto mais produtivo você é, mais atividades você consegue realizar em determinada quantidade de tempo.

 

Objetivo é gerar o melhor resultado, usando o menor número de recursos possíveis, sendo que o principal deles é o tempo, mas sem perder a qualidade. Fácil né?

 

Como surgiu o home office?

 

Existem inúmeros termos para definição do trabalho em casa, dentre eles destacam-se home office, trabalho remoto ou teletrabalho. Ambos significam a mesma coisa, o surgimento dessa forma de trabalho teve seu início nos Estados Unidos devido o avanço da tecnologia, permitindo que as pessoas se conectassem através dos celulares, notebooks e tablets. Esse desenvolvimento levou os americanos a trabalharem em casa, cafeterias, parques ou qualquer outro local que permitisse estar remotamente.

 

As pessoas e as empresas começaram a ver as vantagens do trabalho remoto, visto que o trabalho em domicílio aproxima a convivência com a família, permite uma definição de horário melhor com foco na produtividade e na comodidade de estar no conforto de casa. Para as empresas o principal atrativo são os cortes com despesas como aluguel, transporte dos colaboradores e ganham o aumento de produtividade dos funcionários.

 

O crescimento do teletrabalho foi considerável nos últimos anos, cerca de 21,1% de aumento segundo IBGE. Com a pandemia do Coronavírus acontecendo esse número é ainda maior, visto que as empresas estão sendo quase forçadas a mudar a maneira como desenvolvem suas atividades. 

 

Você pode ler mais sobre a pesquisa do IBGE clicando aqui

 

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Como administrar o tempo?


 

A produtividade é um esforço diário, afinal somos humanos, tendemos a ficar dispersos, mas, calma! Vamos te ajudar com 4 dicas para que você comece a ser mais produtivo durante a pandemia do novo coronavírus, confira:

 

  • Faça um Planejamento diário

 

A melhor maneira de ter um dia produtivo é programar seu dia, faça uma revisão das atividades que precisam ser realizadas e coloque tudo no papel. Procure planejar o seu dia de uma forma que você saiba exatamente quais tarefas precisam da sua atenção.

 

Dessa forma, o seu foco e a sua energia estão sendo direcionados para o que realmente importa. 

 

  • Foque em uma atividade por vez

 

Tenho certeza que você já sabe que deve se concentrar em uma atividade por vez, mas, é normal que a gente acabe fazendo mais de uma coisa por vez, é uma ansiedade que acomete a todos nos dias de hoje, onde tudo é pra ontem. Muitas vezes você pode ter a sensação de que está sendo produtivo, mas não está fazendo com a qualidade que deveria fazer no trabalho remoto.

 

  • Lide com as distrações

 

Evitar distrações é um desafio na era moderna, principalmente no home office onde uma notificação do celular prende nossa atenção por minutos, as vezes, horas! Por isso quando estiver realizando uma tarefa, desative as notificações do seu celular e computador, de preferência tire o celular de vista assim, você não vai se sentir tentado a dar aquela olhadinha. 

 

Eu sei que é difícil, mas, você precisa resistir ao impulso de verificar suas redes sociais de 5 em 5 minutos. Se você sentir que não consegue resistir instale programas de anti distração.

 

  • Gerencie seu tempo

 

Gerenciar seu tempo é um dos esforços mais importante para o aumento da produtividade. O tempo é o recurso mais escasso de todos. Ele não volta atrás e não pode ser recuperado, então aprender a fazer a gestão do seu tempo é uma das técnicas mais importantes para ter uma vida mais produtiva e conseguir realizar mais coisas.

 

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Por isso se você não faz nenhuma gestão do seu tempo você deve começar imediatamente! É sério, vá agora mesmo assistir vídeos no youtube sobre técnica pomodoro! 

 

Metodologias de produtividade, fique por dentro!

 

As empresas de sucesso trabalham duro com o planejamento para que assim alcancem os seus objetivos junto com os colaboradores. É comum utilizarem metodologias para uma maior produtividade e gerenciamento do tempo gasto nas atividades. 

 

Abaixo você pode ver as 3 principais metodologias para gerenciar o tempo de atividades.

 

Scrum 

 

Essa ferramenta se tornou bastante conhecida pelo seu poder de acompanhamento, o quadro de Scrum é um quadro onde são colocadas todas as demandas do Sprint. Divide-se em a fazer, em processo e realizadas.

 

Conforme for sendo realizada a atividade é necessário ir atualizando o quadro para que assim possa acompanhar o processo das atividades. Excelente técnica para ser adotada no home office. 

 

A metodologia Scrum, é uma excedente forma acompanhar a produtividade da sua equipe no seu negocio. Podendo priorizar atividades e acompanhar ao mesmo tempo.

 

Agile

 

O Agile também é uma metodologia bastante parecida com o Scrum, contudo diferentemente do Scrum que é uma tabela e segue em colunas. O Agile é um circulo. Nele existem algumas passagens veja, abaixo. 

 

  • Começar (Autorização do projeto)
  • Ideias (Desmembramento das ideias)
  • Criação (Planejamento, desenvolvimento, produção e revisão)
  • Evolução 

 

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Kanban 

 

Kanban uma técnica japonesa, que foi desenvolvida pela Toyota. Esta metodologia de realização de tarefas é bastante parecida com o Scrum. Nele dividi-se em colunas, as colunas são divididas conforme as necessidades do departamento ou da empresa. 

 

Você pode acrescentar cinco ou apenas três colunas, não existe uma regra preestabelecida. É comum ver as colunas do Kanban serem dividideas das seguintes formas. Veja abaixo! 

 

  • Tarefas
  • Planejado
  • Desenvolvendo
  • Testando
  • Implantando
  • Feito

 

Viu como existem ferramentas e metodologias, que ajudam na gestão de produtividade na sua casa durante a pandemia do novo coronavírus. 

 

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5 segredos para ser mais produtivo

 

Você quer ser mais produtivo ou levar a produtividade para sua empresa, separamos mais 5 dicas para se tornar mais produtivo. 

 

1° Organização

 

A organização abre muitas portas inclusive para o sucesso profissional, uma empresa bagunçada, sem horários, sem regras dificilmente chamará atenção de um suposto cliente. 

 

Se houver cumprimento de prazos, tarefas bem estabelecidas e divididas as chances de contratarem o seus serviços são maiores. Lembre-se, você constrói uma reputação junto com o seu negócio. Cuide bem dela! 

 

2° Mantenha o controle

 

Alguma vez você já presenciou a falta de controle sobre algumas atividades em sua vida pessoal? Saiba que com a vida profissional não é diferente. Se você não tiver o controle sobre as demandas que há no mês pode ser que fique alguma pendência. 

 

Dependendo da gravidade da pendência pode lhe causar uma grande dor de cabeça até que seja resolvida. Busque pessoas com comprometimento as tarefas destinadas. Deixa sair do controle nunca é um boa alternativa. 

 

Leia esse conteúdo também: 5 Dicas para trabalhar com disciplina em home office

 

3° Ouça musica enquanto trabalha

 

Há estudos que comprovam que escutar música durante o trabalho contribui para um maior rendimento do profissional. Isso acontece por conta do estimulo auditivo estabelecer uma maior concentração para desenvolver as atividades do dia a dia, gerando mais produtividade no trabalho.

 

Reforçando que ao escutar suas musicas com fones de ouvido aumenta mais ainda sua concentração, isso ocorre por isolar os ruídos do mundo externo, focando melhor a sua atenção na tarefa atual. Músicas clássicas podem ajudar ainda mais na concentração por terem apenas sons eliminando as vozes. 

 

4° Tenha uma metodologia 

 

Ao longo do artigo foi apresentado três tipos de metodologias que ajudam na produtividade dos colaboradores dentro da empresa. Sendo elas o Scrum, Agile e Kanban.  Independente de qual metodologia sua empresa irá adotar uma coisa ficou clara, é preciso que exista uma metodologia clara para organizar os processos entre as equipes e departamentos de uma empresa.

 

As metodologias são ótimas ferramentas para trabalhos em equipe, pois dependem uns dos outros. Com elas você poderá acompanhar os processos, ver o que foi e ainda não foi concluído, trazendo assim, mas clareza sobre as demandas e processos. 

 

5° Desligue-se das redes sociais

 

Não estamos aqui querendo te converter em uma seita anti- redes sociais, não mesmo! Mas, durante os momentos que você está focando em uma atividade, você vai precisar se desligar um pouco, isso é fato.

 

Tudo tem o seu tempo, lembra desta frase? Ainda é valida! 

 

Quando você pausa um segundo para verificar o celular a sua concentração demora em torno de 30 minutos para voltar de onde estava. Ou seja, o celular é uma das maneiras de desviar o seu foco no trabalho. 

 

Sem falar nos problemas que pode desenvolver ao longo da vida, como depressão, por exemplo. É CLARO que existem casos e casos, se você trabalha com redes sociais essa dica você pode pular rs.

 

Conclusão

 

Ficar atento ao desempenho e a produtividade na empresa é uma excelente forma de aumentar os lucros e expandir os negócios. Implementar metodologias para que o seu time esteja mais conectado com os propósitos da empresa e para que assim os prazos e as demandas sejam cumpridos conforme o planejamento é o caminho que as empresas vem encontrando para elevar a qualidade e performance.

 

Independente do tamanho do seu negócio, todas essas dicar são extremamente aplicáveis! Então, não perca mais tempo e aumente o desempenho da sua empresa.

 

Gostou deste artigo? Veja esse! 👇

5 Dicas para trabalhar com disciplina em home office

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios

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