Quais as funções do departamento financeiro?

Posted by Luiz Paulo Castro on 11/02/2020 08:00:00
Luiz Paulo Castro
Find me on:

photo-of-person-holding-pen-1028726

Você sabe qual a importância do departamento financeiro nas empresas?  As funções do departamento financeiro são mais amplas do que apenas emitir boletos e realizar pagamentos. Saiba nesse artigo suas atribuições e quais são as responsabilidades do financeiro nas empresas. 

O que você irá ver:

  • O que faz o departamento financeiro?
  • Quais são as funções do departamento financeiro? 
  • Contabilidade
  • Planejamento de finanças
  • Gestão de contas
  • Tesouraria
  • Controle de riscos
  • Demonstrações financeiras 
  • Você conhece o BPO? Saiba que pode mudar sua empresa!

 

O que faz um departamento financeiro? 

 

O departamento financeiro é um dos principais departamentos de uma empresa. Ele é responsável por inúmeras atividades e está vinculado a diversos processos que permitem a sobrevida do negócio. Tudo que estiver envolvido em contas, pagamentos e recebimentos passará por essa área da empresa. 

 

Um dos principais objetivos do setor financeiro é garantir que os recursos financeiros da empresa sejam suficientes para cobrir os custos da operação e ainda possa colaborar para os objetivos e metas da instituição. Evitando o máximo de riscos possível através de um bom planejamento para toda a empresa. 

 

A gestão do departamento financeiro pode variar conforme o tamanho da empresa, uma microempresa o gestor costuma sempre estar envolvido nas decisões e pendências do financeiro, diferentemente de uma empresa de grande porte como exemplo a Coca-Cola. Para grandes empresas o departamento financeiros costuma ser mais complexo, subdivido por áreas e conta com vários profissionais.

 

Quais são as funções do departamento financeiro? 

 

Agora que você já sabe o que é o departamento financeiro, veja quais são as suas funções. Muitas pessoas se enganam achando que as pessoas que trabalham nesse setor emitem apenas os boletos e realizam os pagamentos, logo abaixo você poderá ver quais são as principais responsabilidades desse departamento.

  • Contabilidade
  • Planejamento de finanças
  • Gestão de contas
  • Tesouraria
  • Controle de riscos
  • Demonstrações financeiras 

 

Vamos analisar um por vez para que assim você possa compreender mais sobre cada um deles. 

 

Contabilidade

 

A contabilidade exerce um papel fundamental no sucesso da empresa, apesar de ser muitas vezes confundida com emissão de guias, a contabilidade vem se reinventando junto com as necessidades das empresas. Hoje oferece informações, relatórios e indicadores, exercendo muitas vezes uma função consultiva, trazendo insumos que ajudam a embasar as decisões administrativas da empresa.

Sendo assim, é vital que a sua empresa possa contar com um serviço completo de contabilidade, afinal aceitar menos que isso, pode ser extremamente danoso ao seu negócio. Trate sua contabilidade como um cargo de confiança e não aceite um serviço apenas de emissão de guias, seu negócio merece mais.

 

Está enfrentando dificuldades com sua contabilidade? 

Temos a solução para você! 

CTA NOVA

Planejamento de finanças 

 

O planejamento de finanças, é um dos pontos mais importantes para as empresas, pois o futuro do seu negócio depende dele. Quando você elabora um planejamento, umas das principais etapas é definir um objetivo, ou seja, onde deseja chegar,  traçando estratégias para chegar mais rápido até o objetivo.  

Talvez você esteja lendo isso e pensando: -preciso mesmo de um planejamento financeiro? Bem a resposta é uma só! CLARO. Um planejamento financeiro serve para projetar as receitas e as despesas da sua empresa e tudo isso vai indicar a situação econômica dos seus negócios. Ao realizá-lo, você consegue visualizar claramente quanto você pretende faturar, gastar, investir e lucrar, podendo assim planejar a melhor forma que utilizará seus recursos.

Sabe aqueles gastos desnecessários na empresa?  Com o planejamento você consegue saber o que pode ser reduzido ou até mesmo cortado. Por isso nosso conselho é não subestime esse planejamento.

Gostaria de saber mais sobre o assunto, leia este artigo:  5 dicas de planejamento empresarial para sua empresa crescer em 2020! 

 

Gestão de contas

 

A sua empresa tem uma gestão de contas? Se sim, vocês não passam por situações como: Ficar sem wifi na firma, por falta de pagamento, pagar juros no cartão de crédito empresarial, se sua empresa não passa por esses problemas, é provável que tenham alguém fazendo a gestão de contas. A gestão de contas é muito importante no seu negócio, com ela você estará ciente sobre todas as contas da sua empresa tais como: 

  • Ficar alerta sobre vencimentos 
  • Contas relacionadas a consumos
  • Débitos com fornecedores 
  • Evitar multas 
  • Evitar atrasos 
  • Emitir boletos para clientes 
  • Verificar boletos pagos 
  • Cobranças e muito mais 

Essas são algumas das demandas que a gestão de contas pode auxiliar no seu negócio, quando se tem uma boa gestão de contas na sua empresa você estará evitando:

  • Atrasos de pagamentos 
  • Pagamentos de multas 
  • Pagamentos indevidos 

E dores de cabeça! Afinal esse tipo de coisa gera um transtorno para empresa inteira e em casos como no exemplo anterior, ficar sem wifi na firma, impacta negativamente os indicadores de produtividade da equipe, por isso é bom sempre ficar de olho.

 

Tesouraria

 

O principal objetivo da tesouraria é certificar que os lucros estão sendo suficientes para viabilizar os custos da operação, ou seja, é aqui que fazemos o controle de gastos de uma empresa, além disso esse setor pode ser responsável por reinjetar dinheiro na empresa, tudo visando obter retorno financeiro.

O papel da tesouraria é tão importante que engloba desde o gerenciamento dos recursos até a parte de investimentos.

Outra atribuição é o controle do fluxo de caixa da empresa. Esse setor é responsável por administrar todo o fluxo de caixa da empresa, controlando todas as entradas e saídas da empresa, seja de modo presencial ou eletrônico. Nesse setor é importante contar com um profissional  de confiança e altamente qualificado, por se tratar de algo ligado diretamente com todo o financeiro da empresa requer mais responsabilidade. 

 

Controle de riscos

 

Todo negócio está sujeito a riscos, eles podem acontecer se você não se prevenir adequadamente. O departamento financeiro, pode auxiliar no controle de riscos da sua empresa, realizar analises semanais e mensais para um controle maior. 

Se houver algum risco de investimento esse setor poderá ser auxiliar em outras estratégias para verificar ou eliminar o risco que pode quebrar a sua empresa. 

 

Demonstrações financeiras

 

É através do departamento financeiro que é apresentado as demonstrações financeiras da sua empresa: Tais como: Balanço Patrimonial, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração de Resultado. 

 

Você sabe o que é BP? 

 

Balanço Patrimonial, mais conhecido como BP, é um relatório contábil que busca retratar a situação financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Ele é obrigatório para maioria das empresas brasileiras (exceto as microempresas e empresas rurais).

 

É um relatório muito importante e a sua interpretação serve para medir a saúde financeira da empresa e projetar cenários futuros. Com ele você identificará a situação financeira da sua empresa naquele exato momento, através dele pode ocasionar projeções de investimentos, reduções de custos, entre outras projeções. Ele é dividido em três princípios, os ativos, passivos e o patrimônio líquido.

 

Você conhece o BPO? Saiba que pode mudar sua empresa!

 

A sigla BPO é um termo em inglês que tem como significado “Business Process Outsourcing”, que traduzido significa “terceirização de processos de negócios”. Essa atuação visa desmistificar e mostrar a importância de determinadas áreas dentro da empresa, mesmo que elas não sejam seu core business, ou seja, atividades que são o núcleo da empresa.

Sendo assim, esse serviço permite que seu negócio conte com especialista para realizar a gestão financeira. O BPO tem como função melhorar a produtividade de determinadas áreas da empresa, por ser muito assertivo, esse tipo de serviço pode solucionar alguns problemas existentes nas empresas, tais como:

  • Empresas que não possuem funcionários na área do financeiro
  • O Gestor da empresa não conhece o atual estado financeiro da empresa ou não tem interesse em cuidar
  • A empresa possui controle manual dos processos e não um sistema integrado

Agora que você já sabe o que é terceirização de processos de negócios chegou a hora de entender um pouco mais sobre suas vantagens, o porquê de investir, características e as desvantagens desse processo que é fundamental para empresa.

Continue lendo sobre o BPO: BPO Financeiro: Tudo que você precisa saber

 

Gostou deste artigo? Veja esse também! 

👉 Por que escolher o BPO Financeiro da Marbo? 

 

Abraços do time Marbo Contábil! 💛

 

Topics: contabilidade, Negócios

Assine agora