Atualmente, o papel do contador para as empresas tem sido muito mais amplo, isso porque ele tem sido visto não apenas como uma figura necessária para cumprir a legislação, mas também se tornou um aliado estratégico dos empresários. A contratação de um profissional da área contábil vai muito além de uma obrigação fiscal.

Sabendo disso, é necessário que na hora da contratação desse profissional para o seu negócio você se atente a referências importantes para guiar a sua decisão na hora da escolha do profissional ou equipe.

Importância da escolha do contador

A atuação de um profissional de contabilidade é indispensável em empresas de todos os portes e é regida pelo artigo 1.709 do Código Civil. Por isso, a escolha deve partir de parâmetros objetivos de acordo com a formação e conhecimento técnico do profissional.

Hoje em dia, a tecnologia aplicada aos processos e rotinas contábeis fazem do contador uma figura mais importante. Isso porque com a automatização dos processos esse profissional torna-se um especialista e não mais um cumpridor de obrigações. Nesse sentido, o contador é o profissional que irá ajudar a colocar ordem na casa.

Um bom contador poderá ajudar a organizar as informações sobre resultados financeiros, você entenderá melhor seus custos, margem, tributos, taxas e tudo o que parece impedir o seu negócio de gerar lucros. Se a escolha for bem pensada, o profissional pode acelerar a criação da empresa e levar o empreendimento ao êxito muito mais rápido do que caminhando sozinho.

Veja nosso blog sobre como seu contador pode quebrar a sua empresa. 

Critérios essenciais para a escolha de um contador 

Na escolha de um profissional ou empresa de contabilidade é necessário avaliar alguns critérios que irão ajudar na busca, sabendo que existem diversos tipos de profissionais, você precisa partir de algum ponto para a escolha, alguns deles são especialização, afinidade com a tecnologia, por perfil, entre outros. Veja as principais características de critérios que devem ser avaliados:

Por especialidade: Enquanto há os que trabalham com consultorias, existem os que se especializam no segmento varejista e outros que são melhores com logística, e por aí vai. Por isso, considere a experiência do profissional antes de contratar.

Por afinidade com a tecnologia: O movimento de transformação das práticas contábeis para a era digital existe. E se a contabilidade é estratégica, torna-se fundamental que junto ao conhecimento das formalidades, esteja a capacidade de antecipar-se estrategicamente.

Por perfil profissional: O contador precisa ser capaz de analisar resultados, fazer recomendações e indicações que contribuam para o negócio do cliente. Mas é importante deixar claro que nem todos os profissionais atualmente ocupam cargos e funções menos nobres e possuem cada vez menos funções operacionais, tendo tempo para o auxílio na tomada de decisões mais estratégicas para o seu negócio. 

Não deixe de ler nosso blog sobre: “Quanto custa um contador e porque você precisa de um na sua empresa.”

Qual o passo a passo que devo seguir na hora da escolha?

Agora que você já sabe quais critérios avaliar na escolha, estabeleça o nível de envolvimento com a sua organização no momento de contratar e estipule o tipo de profissional que melhor se enquadra no seu cenário. Não deixe de fazer um check list que é ideal para a sua escolha ser feita, veja esse exemplo:

  • Defina se será uma equipe interna ou terceirizada;
  • Pesquise sobre a empresa;
  • Defina os serviços prestados;
  • Compare preços e serviços;
  • Feche o contrato com o escritório de contabilidade escolhido.

Veja também o blog que preparamos sobre o passo a passo para acertar na escolha do contador. 

É importante deixar claro que hoje em dia o contador pode se integrar completamente às demandas de seus clientes e atuar proativamente de olho no resultado e na estratégia da empresa. Por isso, não deixe de avaliar os critérios expostos aqui, tudo vai depender da relação que será estabelecida entre você e o especialista escolhido. 

Depois de toda essa análise feita será possível decidir qual empresa será responsável pela parte financeira de seu negócio. Contudo, não contrate um contador apenas pelo valor cobrado pelos serviços prestados. A escolha de um bom profissional contábil deve vir aliada ao perfil profissional que a empresa espera ter e contratar.

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas.

Não deixe de acessar o nosso blog com o tema: “5 erros na hora de escolher um contador”

Equipe Marbo Contábil. 🧡