Qual a importância da contabilidade consultiva na sua empresa?

Posted by Luiz Paulo Castro on 05/09/2019 15:15:01
Luiz Paulo Castro
Find me on:

 

A contabilidade é uma peça essencial na sua empresa, além de cuidar de assuntos  fiscais e contábeis. Também é realizado um estudo financeiro para decidir um valor a ser investido ou reduzido pela empresa em uma das suas despesas institucionais. 

Grande parte dos relatórios instruídos da organização são em linguagem técnica, outro papel fundamental da contabilidade é descomplicar esse lado técnico que pessoas de outras áreas terão dificuldades de compreensão.

Seja grande ou micro empresa, ela necessita de um departamento de contabilidade ou um contador. Uma visão ultrapassada sobre o papel de um contador, era  que o mesmo cuidava apenas de questões burocráticas, no entanto, com o passar dos anos essas construções foram rompidas e remodeladas.

Contabilidade consultiva

A contabilidade moderna atua dentro da própria organização auxiliando na tomada de decisões importantes e agindo estrategicamente junto com a instituição para alcançar o objetivo final.  Mas afinal de contas leitor, o que seria a contabilidade consultiva?

Esse novo método de contabilidade seria uma nova forma de lidar com os clientes e empresas. Será algo mais voltado para humanização? Será que é modismo? 

O que você verá neste artigo:

  • O que é a contabilidade consultiva?
  • Como identificar um bom contador consultivo?
  • Planejamento, uma peça fundamental

O que é a contabilidade consultiva?  

A contabilidade consultiva, é um meio de aproximação entre os clientes e a contabilidade, o seu objetivo vital é analisar, questionar e solucionar os problemas financeiros da sua empresa. 

Para compreender melhor o que é a contabilidade consultiva, imagine o seguinte. O médico trata de doenças para que as pessoas fiquem saudáveis e boas logo para que possam continuar seguindo com sua vida adiante.

Contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva é quase a mesma coisa, a sua perspectiva é tratar de problemas financeiros e cuidar da saúde financeira da sua empresa para que ela não vá ao fracasso. Um contador consultivo é aquele que irá cuidar do seu negócio, como o próprio nome diz ele é um consultor de negócios.

Sabe aquelas dores de cabeças enfrentadas pelos empresários no dia a dia? O contador consultivo é o seu médico das finanças ele é o responsável por evitar certas dores de cabeça desnecessárias na sua vida. 

Como por exemplo futuras crises “Lembrando que é recomendado eleger um comitê de gestão de crises na sua empresa” melhor prevenir do que remediar.

 

Como identificar um bom contador consultivo?

Bom, eu sei que não é uma tarefa fácil colocar a sua empresa que levou anos para ser construída nas mãos de uma outra pessoa, ainda mais se for um desconhecido. Todos os seus esforços estão inseridos dentro do seu império, então é normal sentir medo. Eu compreendo! 

Então, talvez não seja bom ficar na zona de conforto, pode ser que sua oportunidade passe bem perto de você. Arrisque mas arrisque baseado em números e não em achismo.

Algumas características são a peça chave ao buscar um contador consultivo. Pense que ele deverá ser aberto às mudanças, pois cada caso é um caso. Nenhuma empresa é igual a outra, podem atuar no mesmo ramo mas, com certeza terão objetivos e desafios diferenciados umas das outras. 

O contador consultivo deve-se atentar em manter-se sempre atualizado e com a mente aberta para novos desafios e oportunidades que surgirão no ramo. Ele é um profissional estratégico e com habilidades certas para transformar a sua organização.

CTA NOVA

No mundo dos negócios tempo é dinheiro. Então não perca tempo, muito menos dinheiro!

Esse profissional precisa entender quem são os públicos da sua organização, precisa estudar qual a forma mais adequada de estabelecer confiança com eles, o contador será a ponte entre a sua empresa e os seus públicos.

Tarefas importantes a serem produzidas como criar um relacionamento de confiança, fazer com que ele sinta-se sortudo por fazer parte da sua empresa. Mas certifique-se de uma coisa depois de conquistar o seu cliente não o coloque na gaveta dos esquecidos. Mantenha ele atualizado do que acontece no mundo do interesse dele, não o desconsidere só porque o já conquistou.

 

Planejamento, uma peça fundamental

Agora vamos falar de planejamento. Mas antes de tudo você sabe o que é um planejamento ou um plano e qual é a sua função dentro de uma organização? Você sabe a importância que ele tem para a sua contabilidade consultiva

 O planejamento é um estudo realizado com base em fatos para atingir um objetivo desejado. Todos nós fazemos planejamentos ao decorrer da vida seja ele para uma viagem de férias ou decidir qual caminho fazer para o trabalho. Para fazer um planejamento é necessário estudar, analisar, avaliar e o mais importante de tudo pesquisar.

Contabilidade consultiva

 

Com uma empresa não é diferente. Toda organização que deseja se garantir no mercado por alguns longos anos, é fundamental ter um planejamento bem estruturado.

Você enquanto dono, precisa ter claro em mente onde deseja que sua instituição esteja daqui cinco, dez ou trinta anos. Lembrando que esse objetivo pode mudar a qualquer momento, mas o importante é ter um objetivo institucional.

Uma das etapas do planejamento é conhecer seus clientes, saber quem são eles, o que fazem e o que gostam. Criar um relacionamento duradouro é uma das chaves para abrir as portas para o seu sucesso. 

Dúvidas para definir o preço dos seus produtos? Baixe nossa planilha clicando no banner abaixo!

Precificação de produtos

Hoje sabe-se que inúmeras empresas são construídas ao decorrer do dia e muitas delas vão a falência também todos os dias. Algumas por não terem um planejamento, outras por não se adaptarem ao mercado. Mas, entenda que hoje os clientes não querem falar com robôs ou mensagens eletrônicas. 

O atendimento precisa ser humanizado e especial.

Deixo um questionamento para vocês pensarem, sua empresa tem uma contabilidade consultiva? Você já estruturou o seu planejamento estratégico?

Caso a resposta seja não, Conheça os nossos serviços e traga a contabilidade da sua empresa para outro nível.

Abraço do time Marbo! 💛

 

Topics: contabilidade

Assine agora