Muito além de um serviço obrigatório e burocrático, a contabilidade precisa ser encarada como um recurso valioso para direcionar o crescimento de seu negócio, auxiliando assim na tomada de decisões que impactam na gestão da área contábil, fiscal e administrativa. A contabilidade em uma empresa é denominada de “pulmão do negócio”, isso porque é considerada essencial para uma das partes mais importantes: o financeiro. 

O caminho para o sucesso passa pela escolha de um bom profissional da área, e por isso é preciso escolher bem na hora de contratar. Sabendo disso, escolher o parceiro ideal não é tarefa simples, é preciso que o empresário conheça quais são as demandas de sua empresa atualmente para avaliar quais serão os critérios na hora da contratação do profissional.

Porque preciso de um contador?

Em primeiro lugar, a função de um contador em sua empresa será fornecer informações valiosas com um olhar apurado para a parte financeira. A visão desse profissional será baseada em relatórios, balanços, planilhas e dados que serão usados estrategicamente na gestão de seu negócio.

Além disso, esse profissional é responsável pela prestação de contas aos órgãos do Governo. Ele será responsável por realizar os cálculos de todos os tributos devidos ao Município, Estado e União, e também zela pelo cumprimento de obrigações tributárias impostas por lei.

Atualmente, o papel de um contadotem tem ido muito além de simplesmente realizar cálculos para apresentar a parte financeira da empresa. Hoje em dia, tem sido cada vez mais comum que os profissionais contábeis façam uma consultoria no que diz respeito ao fluxo de caixa, receitas, investimentos e planejamento tributário da empresa.

Não deixe de ler nosso blog sobre: “Como escolher seu contador.”

O que faz um profissional contábil?

A profissão contábil se modificou durante os anos e cada vez mais o profissional contábil tem sido um grande aliado para o empreendedor. O contador terá um papel essencial desde o início a começar pela abertura da empresa, pois para legalizar o negócio você precisará de ajuda para verificar as legislações municipais, estaduais e federais que se aplicam ao negócio que terá início. Esses profissionais também irão auxiliar na escolha do regime tributário, natureza jurídica e verificar as alíquotas de impostos.

Outra obrigação do contador é realizar o registro das movimentações financeiras, preencher demonstrativos, fazer controles e manter os livros fiscais da empresa atualizados. O escritório contábil também irá emitir guias de impostos e realizar entrega das obrigações acessórias para manter a empresa em dia com a fiscalização.

Faz parte do serviço contábil também atender às obrigações trabalhistas, bem como apurar e emitir contracheques dos colaboradores, emissão de guias do INSS, FGTS, e IRRF, processar folha de pagamento, fazer relatórios para o Fisco trabalhista, preenchimento de cadastro, entre outras atividades. Na contabilidade, esse é um dos trabalhos mais importantes para o empreendedor pois evita futuros problemas judiciais.

E não podemos deixar de citar a parte de gestão financeira realizada pela assessoria de uma empresa de contabilidade, essa é uma grande aliada na tomada de decisões estratégicas e pode contribuir muito com informações que amparam e auxiliam os caminhos de sucesso da empresa.

Veja também o blog que preparamos sobre quanto custa um contador e porque você precisa de um.

Como escolher um bom contador?

Na hora de escolher um contador é preciso se atentar a alguns detalhes que fazem a diferença para o seu negócio. Assim como todos os profissionais especializados de serviços, é recomendado que em primeiro lugar o contratante verifique a situação cadastral do contador junto aos órgãos específicos. Hoje em dia os contadores que desejam acompanhar o ritmo do mercado precisam ter: domínio com a tecnologia, facilidade de comunicação, conhecimento na gestão de negócio, experiência em segmentos específicos e atualização contínua. 

Depois de avaliar essa parte citada acima, você deverá analisar quais são os serviços que serão prestados e estabelecer o nível de envolvimento com a contabilidade na sua empresa, estipulando o tipo de profissional que melhor se enquadra no seu cenário. Após isso, solicite uma proposta detalhada dos serviços fornecidos pelo contador ou equipe. 

Agora você já sabe qual a importância de uma equipe especializada na gestão e acompanhamento da parte financeira de sua empresa, mas se deseja ter acesso a outras informações sobre, nós podemos te ajudar.

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas.

Não deixe de acessar o nosso blog com o tema: “Quais critérios avaliar na hora de escolher uma contabilidade?”

Equipe Marbo Contábil.  🧡