A falta do código de barras para realização do pagamento do DARF causa muitas dúvidas para o contribuinte na hora do pagamento. Isso porque é muito incomum, nos tempos de hoje, dar de cara com um documento que não possui essa facilidade de leitura de pagamento com código de barras, que é responsável por trazer mais agilidade com a identificação e validação das informações.

Alguns contribuintes ainda ficam surpresos ao se deparar com o DARF sem código de barras, com isso, é comum que haja dúvidas sobre como fazer o pagamento desse documento. Pensando nisso, nós preparamos este blog para responder algumas perguntas em volta desse assunto. 

  • Como pagar Darf sem códigos de barras?

Antes de tudo, é necessário relembrar que DARF é a sigla do Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Na prática, ele tem vários códigos de arrecadação que servem para identificar que tipo de arrecadação você está fazendo, por exemplo:  IRPF, IRPJ, PIS, CSLL, IOF. Esses são alguns dos tipos de pagamentos realizados através do DARF, a lista completa pode ser consultada aqui.

O DARF, mesmo que possua semelhança ao boleto, não possui um código de barras, sendo assim, as operações financeiras acabam sendo dificultadas, isso porque o celular não consegue realizar a leitura do documento automaticamente. Ainda assim, é possível efetuar o pagamento de DARF sem código de barras através do celular ou computador, de forma manual.

Com as informações da guia do DARF, é possível efetuar o pagamento por duas opções: inserir manualmente os dados do documento no internet banking ou dirigir-se a uma agência bancária para efetuar o pagamento. Esses procedimentos podem parecer difíceis de primeiro momento, mas são bem simples. Nós iremos explicar passo a passo para você como fazer.

Veja nosso conteúdo: 5 dicas para reduzir impostos da sua empresa de forma legal.

  • Como pagar DARF sem código de barras pelo Internet Banking?

O internet banking permite que o cliente acesse sua conta corrente ou informações da poupança, ou outros produtos, pela internet. Para realizar o pagamento do DARF por esse meio, não é necessário ter o documento em papel. Basta acessar o site do seu banco e realizar o preenchimento manual dos campos necessários.

É preciso acessar a opção “Pagamentos”, na categoria “Tributos (Impostos, taxas ou contribuições)”, clicar em DARF ou DARF Simples, a depender da necessidade. Atente-se para o campo “Período de apuração”, pois se refere à data em que você obteve o rendimento em questão. Depois, especifique o código da receita.

O passo a passo será dessa forma: entre no Internet Banking com seu usuário e senha; acesse o menu e escolha a opção “Tributos e Impostos.” Na tela seguinte, selecione a opção “DARF” e clique no botão “Continuar”. Será exibida a tela para preenchimento dos campos da DARF, de forma manual. Esse passo a passo se aplica a todos os Bancos. 

  • Como pagar o DARF sem código de barras pelo Caixa Eletrônico?

O pagamento via Caixa Eletrônico possui semelhança com o Internet Banking. Se você for pagar via caixa eletrônico, é necessário imprimir o papel, e deverá emiti-lo no Sicalc, da Receita Federal. Ao acessar esse sistema, basta preencher os campos solicitados com dados pessoais e código da receita. Todo preenchimento é feito de forma manual e o contribuinte deve estar atento para não errar nessa hora. 

Acessando sua conta em um caixa do seu banco, geralmente as opções de pagamento de DARF estão no menu “pagamento” ou  “tributos”. Ao acessar essas opções, você escolherá a opção DARF e será redirecionado para o campo semelhante aos documentos que você tem em mãos para preenchimento dos dados da guia. 

Após finalizar o preenchimento, o seu documento DARF ficará disponível no final da página e deverá ser baixado no seu computador em PDF para realizar a impressão.

Pronto, agora basta levar até alguma agência de sua escolha para você realizar o pagamento.

Veja também: “Os tipos de planejamento tributário e sua importância para uma empresa.

  • É possível pagar o DARF usando o PIX?

E por último, recentemente foi aprovado realizar o pagamento do DARF pela maior facilidade de método de pagamento existente nos tempos atuais: o PIX. Alguns documentos de arrecadação de receitas federais já contém um QR code, que permite aos contribuintes realizarem o pagamento dos tributos. 

De forma simplificada, para realizar o pagamento do DARF via PIX, basta abrir o aplicativo do Banco e direcionar a câmera do seu celular para a imagem com um QR code. Nesse momento, será aberta em seu celular uma tela onde você poderá efetuar, de forma instantânea, o pagamento pelo PIX. 

Porém, é importante deixar claro que nem todas as empresas poderão utilizar dessa facilidade. Até o momento, foi liberado o pagamento apenas para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). 

Acesse este blog: O seu guia essencial sobre o PIX (Pagamentos Instantâneos).

Por fim, saiba que é possível fazer o pagamento do DARF em qualquer Banco, desde que o contribuinte vá presencialmente em uma das agências bancárias ou pague via internet. É possível, também, realizar o pagamento através do Internet Banking e demais postos de atendimento físicos da Receita Federal, esse documento só não poderá ser recebido pelas lotéricas.

Pronto, agora você já sabe como efetuar o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais com a ausência do código de barras no documento. Mas não se esqueça de ficar atento aos prazos de pagamento, isso porque depois do prazo, será necessário atualizá-lo e pagar também os acréscimos legais. 

Veja também esse conteúdo: Imposto no Brasil: por que sua empresa deve pagar.

Caso tenha alguma dúvida referente ao assunto, nos envie uma mensagem por esse link. Nossos consultores estarão prontos para atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Equipe Marbo. 🧡