Saiba quais são os serviços fiscais que sua empresa precisa ter

Posted by Anauara da Cruz on 22/01/2020 08:00:00
Anauara da Cruz
Find me on:

A quantidade de documentações e obrigações fiscais que uma empresa precisa ter diante do Sistema Tributário Brasileiro é bastante extensa. Sendo assim, exige o máximo de atenção dos empresários e profissionais contábeis, a fim de evitar o surgimento de possíveis problemas e pendências. Uma das alternativas mais requisitadas para isso é fazer uso dos famosos serviços fiscais

Apesar de estarem presentes nas atividades mais constantes dentro da empresa, muitas pessoas ainda não compreendem o que de fato é um serviço fiscal e como ele pode ajudar um negócio a estar totalmente legitimado perante os órgãos reguladores.

 

Como exemplo desses órgãos podemos citar a Receita Federal, responsável pela arrecadação de tributos nacionais,  pelo combate a diversos tipos de crime. Portanto, temos certeza que não é com um órgão dessa natureza que a sua empresa deseja ter problemas, não é mesmo? Exatamente por isso é que neste artigo iremos te mostrar com clareza quais são os serviços que irão evitar que você passe por essas situações.


O que você irá ler:

  • O que são serviços fiscais?
  • Por que minha precisa deles?
  • Quais são os serviços fiscais que eu preciso ter?
  • Quem são os responsáveis por realizar esses serviços? 
  • Conclusão

pie-graph-illustration-669621

 

O que são serviços fiscais?

 

A gestão tributária é constituída por diversos elementos. Entre eles estão presentes os serviços fiscais, que se definem por ser todas as atividades referentes ou relacionadas a emissão e recebimento de notas fiscais

 

Conforme esse serviço é realizado, as empresas possuem a garantia de que o recolhimento de seus impostos está sendo feito de modo correto. Além disso, também gozam de uma importante condição,  estar a par com as suas obrigações fiscais.

 

Mas, para isso é importante ter bastante cuidado, pois qualquer equívoco ou negligência durante o monitoramento das suas notas fiscais de serviços, produtos ou compras pode acarretar em multas ou prejuízos extremamente significativos para a empresa. 

 

 

Por que minha empresa precisa deles?

 

Toda empresa precisa lidar com questões fiscais de maneira eficiente. Afinal, até para sua abertura são necessários documentos dessa natureza como, por exemplo, o alvará, o CNPJ e as inscrições estaduais e municipais. 

 

Entretanto, a importância de efetivar os serviços fiscais consiste essencialmente no fato de você possuir mais controle diante dos impostos, alíquotas e tributos que a sua empresa deve pagar. Pois, através do correto gerenciamento de processos que envolvem as notas fiscais, você pode inclusive favorecer a criação de estratégias para diminuir o máximo possível de valores a serem pagos nas suas obrigações fiscais e, assim, ter mais capital para investir em seu negócio.

 

Além disso, os serviços fiscais são um dos carros chefes da contabilidade. E sabemos que sem ela, qualquer empreendimento está defasado em termos de prestação de contas, legitimidade diante dos órgãos públicos e tomadas de decisões administrativas. É a contabilidade que fornece informações referentes à ativos, passivos, receitas, lucros e despesas empresariais que logo irão servir como base para a construção de um bom planejamento tributário.

 

Ainda não fez o seu planejamento tributário para o ano de 2020?  

Clique aqui e descubra como fazer! 

 

Quais são os serviços fiscais que uma empresa precisa ter?

 

Chegou a hora de irmos para a parte prática, para realmente entender quais são os serviços fiscais que necessitam estar presentes na sua empresa. Com isso, você irá perceber que não se trata de procedimentos tão simples e que tampouco devem ser tratados como algo puramente burocrático.

Confira abaixo a lista de serviços que separamos para te apresentar:

 

1 Apuração de impostos

A apuração de impostos consiste no processo de avaliação, cálculo e recolhimento de impostos e tributos direcionados a uma organização. E é considerada uma das atividades mais realizadas pelo departamento fiscal.

Geralmente, a apuração de impostos é fruto de diversas outras ações, tais como: a escolha do regime tributário, análise da legislação vigente e definição das obrigações a serem seguidas. Sendo assim, tudo faz parte de um contínuo e  integrado processo.

 

2 Organização das notas fiscais de vendas, compras e prestação de serviços

Este serviço consiste em gerenciar as notas fiscais, sejam elas de vendas, compras, produtos ou serviços, de forma organizada, armazenada e categorizada. Pois, assim o cálculo de impostos e alíquotas podem ser efetuados com mais clareza e agilidade.

 

3 Escrituração de livros de natureza fiscal

No mundo da contabilidade, existem diversos livros, documentos e relatórios que formalizam os dados e informações provenientes das atividades exercidas por uma empresa. E os que possuem natureza fiscal são elaborados pelo próprio setor fiscal, são eles:

  • Livro diário
  • Livro razão
  • Livro caixa 

Geralmente a emissão desses livros só são possíveis com a assinatura de um contador ou profissional devidamente habilitado.

 

4 Preenchimento de declarações acessórias

Uma empresa precisa enviar informações, de forma contínua, para os órgãos reguladores, a fim de comprovar que está dentro das especificações previstas em lei. Elas podem ser elaboradas tanto mensalmente como também por trimestre e anualmente. 

Nas declarações acessórias estão contidas informações sobre impostos já calculados, quadro de colaboradores, encargos aplicados sobre salários, entre outras. Todas elas são direcionadas para o governo federal, estadual e municipal.

 

5 Responder dúvidas de clientes

O dia a dia de um profissional que realiza serviços fiscais depende expressivamente de envio de documentações  e diálogo com os clientes. Com essa rotina é normal que surjam dúvidas e questionamentos, sendo assim o profissional também precisa estar apto a realizar essas atividades.  

 

6 Dar orientações sobre as melhores alternativas tributárias

Querendo ou não, uma das prioridades existentes em uma empresa sempre é a busca pela redução de valores direcionados para o pagamento de impostos. O lado bom, é que isso é totalmente possível caso você tenha um profissional especializado em gestão tributária.

Pois, afinal, tendo um conhecimento bem desenvolvido sobre a legislação brasileira, encontrar alternativas para a diminuição de custos tributários fica muito mais fácil.  

A ideia de pagar menos impostos chamou a sua atenção? Pois então, nós do time Marbo temos estratégias fundamentais para fazer isso se tornar realidade!

 

Quer saber mais?

CTA NOVA

 

Quem são os responsáveis por realizar esses serviços?

 

Os responsáveis pela efetivação dos serviços fiscais são chamados de analistas fiscais. Estes normalmente possuem formação acadêmica na área de contabilidade e são contratados para se dedicarem as atividades e demandas existentes dentro de uma organização.

 

No entanto, existe outra possibilidade, a terceirização desse tipo de serviço. Essa possibilidade pode inclusive ser mais vantajosa, pois, assim você realiza parceria com empresas que já possuem muitos anos de experiências e conhecimento sobre o mercado. Logo, elas saberão lidar com os mais diversos tipos de situações e irão poder prestar os mais diversos tipos de serviços consultivos e de assessoramento. Isso é uma prioridade para você? Então leia os 6 motivos para a contratar a Marbo Contábil

 

Conclusão

 

Neste artigo podemos perceber o quanto os serviços fiscais fazem parte das rotinas empresariais e, por isso, precisam ser tratados com grande relevância e cuidado dentro das organizações. 

Não deixe a falta desses serviços afetar o desenvolvimento do seu negócio. E não se esqueça! Se precisar de ajuda, conte com a Marbo.

 

Gostou desse artigo? Leia também:

Você faz a gestão de Notas Fiscais? Saiba por que você precisa fazer!

 

 

Abraços do Time Marbo! 💛 

Topics: Fiscal

Assine agora