Seja um empreendedor digital!

Posted by Luiz Paulo Castro on 23/04/2020 17:15:00
Luiz Paulo Castro

austin-distel-rxpThOwuVgE-unsplash

 

Já pensou escolher os dias que irá trabalhar, definir seus horários, escolher o que irá fazer e ainda fazer tudo isso de casa. É um sonho, não é mesmo? Ser um empreendedor digital é uma grande tendência para mercado de 2020 e trago para você uma ótima notícia, é que possível! Ficou curioso para levar essa vida de empreendedor, leia e se aventure com o artigo. 

 

O que você irá ver:

  • O perfil do empreendedor 
  • Seja um empreendedor! 
  • 3 benefícios do empreendedorismo digital
  • 3 filmes que você não pode deixar de ver
  • 3 ideias de negócios para começar hoje! 
  • Conclusão

 

O perfil do empreendedor 

 

Todo mundo tem o sonho de ser empreendedor seja ele digital ou não, o sonho de ser o próprio chefe, decidir os dias e os horários de trabalho e definir as atividades que poderá realizar. Sem dúvidas, é o sonho!

 

Existem inúmeras histórias de empreendedores digitais no Brasil, muitas delas inspiradoras que nos mostra as dificuldades enfrentadas por eles que são pessoas comuns como você e eu. Antes de começarem a empreender perceberam a grande oportunidade de ganhar dinheiro com o mercado digital. 

 

Histórias como a de Julio Vasconcellos, fundador do Peixe Urbano ou Romero Rodrigues fundador do Buscapé que ainda desenvolveu o seu site durante o período da faculdade. Ele enfrentou concorrentes já estruturadas no mercado online algum tempo. As grandes empresas que fazem parte do dia-a-dia foram fundadas por empreendedores digitais. 

 

Outra grande história de sucesso e recentemente premiada como capa de revista de negócios da Forbes. Cristina Junqueira, cofundadora do banco digital NuBank, foi citada entre as 20 mulheres mais importantes do Brasil. 

 

20200306_160718_0000

 

O empreendedor digital enfrenta grandes desafios,  o que ninguém te conta sobre empreender é que a grande maiorias das vezes não é por uma escolha voluntária, mas sim uma alternativa de quem não encontrou recolocação no mercado de trabalho. O desafio começa na escolha do que empreender? Como fazer e como ganhar dinheiro com isso?  Mas histórias inspiradoras é o que não falta, não é mesmo! 

 

Você deve estar se perguntando se existe um perfil de empreendedor digital? Vamos responder essa pergunta e acabar com a ansiedade de uma vez por todas! 

 

Sim, existe perfil! As características dos empreendedores digitais no Brasil e no mundo estão ligados a maneira como vê o futuro dos negócios, como lidam com situações que tiram da zona de conforto.

 

Veja abaixo algumas dessas características encontradas nesses perfis:

  • Criatividade
  • Liderança
  • Proatividade
  • Paciência
  • Ambição
  • Confiança
  • Persuasão
  • Ética
  • Responsabilidade
  • Relacionamento interpessoal
  • Crítico
  • Estratégico

 

Mas calma, se você não possuí todas essas habilidades isso não te impede de entrar no mundo dos negócios do empreendedorismo digital. As habilidades são como técnicas, elas são adquiridas com um tempo com o seu esforço e dedicação diária.

 

Seja um empreendedor! 

 

Você deve estar se perguntando como faço para ser um empreendedor digital? Um empreendedor de primeira viagem deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor, deve estar ligado as novas tendências de mercado e não perder as oportunidades que surgirão. 

 

Uma coisa é certa você irá precisar entender de tudo um pouco, até mesmos daqueles assuntos o quais não domina tão bem. As oportunidades de negócios surgem das pessoas que consegue dominar assuntos os quais mesmo não tem afinidade alguma. Ao lidar com o seu próprio negócio é importante que você saiba ao menos o básico sobre economia e finanças para que não seja passado para trás. 

 

As pessoas vão esperar muito de você, até  mais do que deveria! Bom, se você está disposto a pagar por esse preço para chegar ao sucesso você está no caminho certo para o empreendedorismo. Veja bem, algum tempo atrás as informações não eram disparadas com a mesma velocidade que ocorrem hoje, as pessoas estão mais informadas e mais conectadas do que a 5 anos ou 10 anos, através de uma tela pequena que cabe dentro do nosso bolso. Isso faz com que a informação chegue mais rápido nos locais de destino.

 

Mas o que isso tem haver com você ser foda no empreendedorismo digital? 

 

A resposta é simples, se você contribuir e utilizar a internet ao seu favor o destino será alcançado! O segredo para ser único no que faz é fazer com qualidade e escutar os clientes. Ouça bem as dores deles, do que os seus clientes mais se queixam. Assim estruture estratégias para resolver o problema!

 

Como começar no empreendedorismo digital!

 

Separamos para você algumas instruções importantes que devem ser tomadas na hora de empreender online. Fique de olho nas nossas dicas para não perder nenhuma! 

 

O primeiro caminho que você deve tomar ao decidir iniciar seu negócio é fazer um planejamento. O planejamento lhe servirá de natureza para que possa ter uma visão ampla do mercado no qual sua empresa irá se inserir. Empreender sem fazer um planejamento é um tiro no pé, não brinque com a sorte afinal seu dinheiro está em jogo, se você agir da forma errada irá perder dinheiro. Mas, se fizer da forma certa, irá ganhar muito dinheiro. 

 

Lembre-se: todo negócio precisa de um investimento inicial para o crescimento da empresa. 

 

No seu planejamento de negócio para ser um empreendedor digital, é importante conter algumas informações como os serviços e produtos que irá prestar, qual público irá atender, deve conter questões como investimentos, recursos físicos, financeiros e humanos para a realização do seu projeto. 

 

Veja um breve resumo em tópicos do não pode faltar no seu planejamento:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem será o seu público alvo;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

 

Você pode continuar lendo mais sobre planejamento neste post do blog logo abaixo. (o conteúdo está incrível!) 

 

Gostaria de ler mais sobre como fazer um planejamento de qualidade? 

Leia esse post 👉 5 dicas de planejamento empresarial para sua empresa crescer em 2020!

 

 

Quer abrir a sua empresa de maneira fácil e sem burocracias?

Podemos te ajudar! 👇😉

CTA NOVA

 

3 benefícios do empreendedorismo digital

 

Agora que você já conhece grandes historias de empreendedores digitais, que conseguiram ganhar dinheiro com esse mercado vamos falar sobre quais são os benefícios de empreender digitalmente, vou te apresentar 6 (seis) benéficos de empreender online. 

 

1. Alcance de várias pessoas

De fato a internet é recente e tem avançado cada vez mais, pense por um segundo como seria retroceder a um passado onde não haveria internet. Será que os aplicativos do nosso smartphone faria falta? O que seria da Uber, do iFood e das plataformas de vendas na internet? 

 

Tente imaginar como seria o colapso se a internet acabasse hoje, o que seria do mercado digital? Será que as empresas estariam falidas ou preparadas para voltar no tempo? A grande maioria das empresas, sendo de pequeno ou grande porte necessita de uma conexão com internet, nem que seja a internet básica para armazenar seus dados, realizar divulgações de produtos e serviços.

 

Relação com os negócios? 

Faz a relação com a globalização, através da conexão com internet você consegue comunicar com os clientes e vender os seus produtos para qualquer parte do mundo. Você consegue ter um alcance maior das pessoas no mercado online, em diferentes meios e diferentes canais, você tem um alcance no nível nacional e mundial. 

 

Exemplo de plataformas: 

  • Sites de vendas
  • Redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube)
  • E-commerce

 

2. Manutenção no custo baixo 

Os empreendedores digitais podem contar com um grande benefício, tratando-se de custos para manter uma empresa ativa. Isso acontece devido que o seu negócio terá como objetivo a conexão, ou seja de forma online. Será necessário uma conexão com internet, para a criação de conteúdo com o objetivo de atrair clientes. Deixando de lado aquele famoso espaço físico caro como alugueis de escritório e salas.

 

A criação de conteúdo é realizada pelo marketing, a ideia que quero transmitir aqui é que um marketing de qualidade pode lhe trazer mais clientes e o fazer  com que ganhe mais dinheiro. O mercado online enfrenta muitas concorrentes, coloque em seu custo fixo de investimento uma equipe especializada em marketing para posicionar o seu negocio de forma estratégica no mercado digital. 

 

Veja abaixo algumas das atividades que o Marketing pode proporcionar para um empreendedor digital:

 

  • Mostrar-se e fazer-se conhecer do mercado;
  • Construir uma imagem positiva para sua empresa;
  • Diferenciar-se da concorrência através de boas estratégias;
  • Aumentar o número de clientes focando num custo menor;
  • Entre outros.

 

3. Praticidade

 

Sabemos que começar um negócio não é tão simples quanto parece, as dificuldades começam logo no inicio com a abertura da empresa (a propósito podemos te ajudar com a abertura da sua empresa, clique aqui para saber mais), dinheiro curto e falta de planejamento. Mas estamos aqui para te ajudar! 

 

Uma das maiores vantagens de poder empreender online é o seu custo, como o principal meio de venda é o online. Nada que um bom home office ou uma cafeteria com uma conexão WI-FI não resolva. 

 

35211

 

3 filmes que você não pode deixar de ver 

 

Agora, vou lhe apresentar 3 filmes que todo empreendedor digital de primeira viagem não pode deixar de assistir de forma alguma. Os três filmes são baseados em histórias reais e todos contém uma história incrível por trás para te inspirar na criação do seu negócio. 

 

A rede social

 

A_Rede_Social

 

Se você está pensando em empreender deveria assistir esse filme agora mesmo, ele é um clássico do empreendedorismo. Conta a história da criação do Facebook, mas com um diferencial que a visão do filme foi quase 100% baseada na perspectiva do brasileiro Eduardo Saverin. A Rede Social detalha a história da criação do Facebook.

 

O filme mostra o cenário do empreendedorismo digital americano. No qual é possível observar o dia-a-dia das pessoas, trabalhando em excesso, muito foco no propósito, noites viradas no trabalho e competições entre os funcionários da empresa. Incrível não é mesmo?

 

Veja o trailer aqui: A rede social

 

Você vai empreender? 

Podemos te ajudar abrir o seu negócio, clique aqui! 

 

Joy: O Nome do Sucesso 

 

Joy_(filme)

 

O filme é sensacional, quebra inúmeros paradigmas. Jennifer Lawrence interpreta Joy Mangano, uma jovem divorciada e mãe de três filhos. Com uma vida difícil e repleta de conflitos familiares, ela acredita que seu destino é o fracasso.

 

Entretanto, Joy inventa um esfregão revolucionário e com ele alcança o sucesso. O filme é uma emocionante lição de superação e encoraja as mulheres a entrar no mundo dos negócios.

 

Veja o trailer aqui: Joy: O Nome do Sucesso 

 

Coco Antes de Chanel

 

chanel

 

Um outro filme que trás uma empreendedora de sucessos é Coco antes de Chanel. O filme retrata a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda. Diferente das mulheres do seu tempo, Gabrielle passou a se vestir com roupas de homens, deixando de lado todos aqueles adereços espalhafatosos que as mulheres vestiam.

 

Isso obviamente chamou a atenção. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar seu império da moda. A lição que esse filme propõe é acreditar e persistir!

 

Você também irá ver a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e principalmente ter coragem para se impor com seu produto. O que poucos sabem é que a Coco na adolescência, trabalhava durante um expediente em uma alfaiataria e cantava em um cabaré durante a noite.

 

Veja o trailer aqui: Coco Antes de Chanel

 

Precisa abrir uma empresa no Inova Simples?

Podemos te ajudar! 👇😉

CTA NOVA

3 ideias de negócios para começar hoje! 

 

Se você chegou até aqui, aposto que você tem dúvidas de qual tipo de negócio deve abrir. Vou te ajudar!  Vamos dividir em 3 ideias de negócios que você pode começar a empreender ainda hoje. Sem enrolação, vamos lá! 

 

1. Lojas virtuais (e-commerces): venda de produtos 

 

Você já tem um estoque de produtos ou pretende revender produtos?  A Internet é um espaço mercadológico fascinante para isso, além de poder vender para a sua região, as vendas online podem ser feitas para todo o Brasil e para o mundo. 

 

O seu produto pode variar como: 

  • Saúde;
  • Beleza;
  • Vestuário;
  • Calçados;
  • Bolos;
  • Doces;
  • Salgados;
  • Roupas;
  • Acessórios;
  • Eletrônicos;
  • Reparo;
  • E muito mais.

 

As vendas online é uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro com o empreendedorismo, isso devido que muitas empresas de segmentos variados não costumam manter sua presença digital de forma ativa e até mesmo tendo sites desatualizados, o que fortalece para o seu crescimento de empreendedor digital. Lembre-se que sempre haverá uma concorrente, é preciso muito trabalho para destacar-se das outras empresas. 

 

Dica para da certo: Invista em marketing!

 

Quer descobrir quais são as tendencias de mercado para 2020?

Leia neste post 👉 Tendências de mercado para 2020

 

2. Venda de serviços

 

Outro nicho de mercado, que vem ganhando bastante destaque é o setor de prestação de serviços. Se você possui alguma habilidade e não está cobrando por isso, você está perdendo dinheiro!

 

O mercado online para prestação de serviços é amplo, existem sites que você pode se cadastrar e vender cursos online, seja eles cursos ligados ao marketing, a falar em público, técnicas de persuasão, culinária, consultorias, coach, photoshop e outros. Você não precisa limitar-se, um exemplo dessas plataformas é a Udemy, mas caso prefira fazer um investimento maior, poderá criar seu próprio site e vender através dele com uma loja virtual.

 

3. Startup 

 

Para fechar o artigo com chave de ouro não poderia deixar de mencionar as Startups, incluindo o destaque como o Nubank. É considerada uma das empresas unicórnios brasileiras, isso segundo a empresa de pesquisas CB Insights  que divulgou uma lista atualizada das startups que viraram unicórnios, e a Nubank é uma das elencadas. De acordo com a pesquisa, a fintech brasileira é avaliada em 4 bilhões de dólares e se tornou um unicórnio no início de 2018. 

 

Os modelos de startups vem com o objetivo de solucionar problemas enfrentados pelas pessoas no dia-a-dia, veja abaixo outras grandes empresas nesse modelo de startup que nasceu do empreendedorismo digital

 

  • 99pop (meio de transporte)
  • iFood (entregas de comidas)
  • PagSeguro (meio de pagamentos)
  • Yellow (meio de locomoção) 

 

Todas essas grandes ideias começaram de um objetivo simples, reinventaram a maneira como utilizamos o transporte, como nos locomovemos e até a maneira de como compramos comida.  Qual será a próxima grande ideia revolucionária? Pode ser que venha de você!

 

Conclusão

 

Empreender online têm muitos benefícios nos quais destacam-se o alcance de várias pessoas, a manutenção no baixo custo e a praticidade de empreender. No mercado online, você poderá vender para pessoas do Brasil e do mundo, o custo acaba sendo inferior ao de uma empresa com um espaço fixo, o permitindo contar com a praticidade de trabalhar em Home Office.

 

Um empreendedor digital têm o caminho incrível pela frente, um grande desafio no mercado online é destacar-se diante de inúmeras empresas. Mas, lembre-se das histórias que te contamos lá em cima do artigo? Todos começaram de algum lugar, nenhum deles sabiam  certo o que estavam fazendo e se estava fazendo da maneira mais correta. Errar faz parte da trajetória para chegar ao sucesso, lembre-se disso! 

 

Gostou deste artigo? 

Você irá adorar ler esse também 👉 O seu guia essencial sobre o PIX (Pagamentos Instantâneos)

 

Abraço do Time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios

Assine agora