pie-graph-illustration-669621-1

Coronavírus: a solução para sua empresa sair bem dessa crise!

Posted by Luiz Paulo Castro on 22/04/2020 13:34:16
Luiz Paulo Castro

A economia está sofrendo cada vez mais com o aumento da pandemia do Coronavírus ou também conhecido como Covid-19, as pequenas e médias empresas vem adotando medidas para evitar o impacto no fluxo da caixa. Neste post vamos te ajudar e alertar quais as medidas você pode tomar para minimizar esse impacto sobre o caixa da sua empresa.

 

O que você irá ver: 

  • E agora, o que fazer?
  • Entenda o seu problema com um diagnostico
  • Meu caixa corre risco, o que fazer? 
  • Procure uma consultoria 
  • Corra atrás do prejuízo
  • Planejamento pós crise 
  • Conclusão

 

E agora, o que fazer?

 

Quando acontece uma situação de pandemia, o Governo Federal toma algumas medidas para ajudar as pequenas e médias empresas a se estruturarem para evitar a falência. Dentre as estratégias tomadas pelo Governo, destaca-se: adiar o pagamento de impostos, fornecer auxílio emergencial, linhas de crédito para os empreendedores cobrirem a folha de pagamento dos funcionários e muito mais. 

 

Nesse momento você precisa manter a calma! Não é apenas a sua empresa que está enfrentando dificuldade em operar, separamos para você alguns passos que você deve tomar, veja abaixo:

 

1° Passo: fazer uma reunião com toda a equipe da empresa para que possa expor os fatos e demonstrar preocupação com todos os colaboradores. É importante lembrar que todos estão juntos no mesmo barco, se trabalharem unidos as chances de vencer a crise aumentam. 

 

2° Passo: evite fazer desligamentos. Você precisa de cada um deles para continuar operando, proponha uma negociação de salários, benefícios e etc. 

 

3° Passo: se possível coloque todos membros da sua equipe para operar em home office, segurança em primeiro lugar. Deixe claro que estabelecerá um controle de tarefas para serem seguidas e que deverão ser atualizadas constantemente por cada um.

 

4° Passo: faça reuniões semanais com as equipes, revejam os pontos que necessitam de ajustes, converse um pouco sobre outras coisas além da pandemia para descontrair. É interessante manter a comunicação como se estivesse num dia comum de trabalho. 

 

5° Passo: busque alternativas para vender, esse é um ótimo momento para entrar nas redes sociais lançando os seus produtos. Se você já estiver presente nas redes sociais, procure se aprimorar com interações entre  os seguidores. 

 

Entenda o seu problema com um diagnóstico

 

Agora, vamos falar da situação da empresa. Antes de tomar qualquer decisão você precisa entender muito bem do cenário que está vivendo e mais que isso precisa entender o seu problema. Qual a sua dor empresarial nesse exato momento? Faça essa pergunta a si mesmo! 

 

Você precisa saber se o seu problema está no fluxo de caixa, nas vendas  ou na produção. Localize onde a pandemia do coronavírus está afetando a sua empresa. Feito isso, é um ótimo momento para solicitar um diagnóstico para sua empresa e descobrir onde está acertando e onde está errando. 

 

Nós aqui da Marbo, podemos te ajudar! 

Solicite agora mesmo o seu diagnóstico 👇😉

CTA NOVA

Meu caixa corre risco, o que fazer? 

 

Após fazer o diagnóstico, se  descobrir que o fluxo de caixa da sua empresa está sendo prejudicado, você precisa tomar algumas atitudes que tragam o dinheiro para dentro da sua empresa. Todas as receitas que entrarem no caixa deverão ser maiores do que as receitas saíram. Faça cortes de despesas desnecessárias por um período, se todos estiver trabalhando via home office, suspenda a energia do local de trabalho por um tempo. 

 

Compre apenas os materiais realmente importantes para o funcionamento, evite aqueles gastos desnecessários como cafezinho, lanche e etc. Neste momento é importante traçar estratégias inteligentes voltadas para vendas. Tente explorar um novo público alvo, se preciso estude novamente a sua persona. 

 

Leia também: Covid-19: Perguntas e Respostas

 

Procure uma consultoria

 

Uma ajuda especializada nesse momento de pandemia do Coronavírus é muito bem-vinda, a consultoria faz toda a diferença. Um contador experiente pode analisar exatamente sua atual situação e fornecer dados estratégicos como: previsão financeira, otimização de fluxo de caixa, redução inteligente de gastos. Além disso, pode contar com ajuda em traçar estratégias para minimizar o impacto do Covid 19 sobre a sua empresa. 

 

Precisa de uma consultoria?

Vamos fechar uma parceira! 👇😉

CTA NOVA

Corra atrás do prejuízo

 

Com certeza correr atrás dos prejuízos não é ficar sentado esperando  que a solução caia do céu, estudar ideias para vender e coloca-las em prática é mais que necessário nesse momento de crise. Algumas empresas estão conseguindo se dar muito bem com a pandemia do Coronavírus, outras nem tanto. Uma grande saída é adaptar a sua empresa da maneira como vendem os produtos. 

 

Alguns restaurantes tem feito Delivery, retirada no local, outras empresas como loja de roupas, departamentos e acessórios tem feito vendas online por meio das redes sociais como Facebook e Instagram. As academias tem focado nas vídeo aulas, as faculdades em plataformas de ensino a distância, têm espaço para todo mundo comercializar na internet. Procure saber qual será a ferramenta mais adequada para implementar na sua empresa. 

 

Não deixe de conferir: MEI também declara Imposto de Renda?

 

Dica: uma estratégia para vender mais e fazer promoções dos produtos, como compre três e ganhe o terceiro ou pode fazer sorteios online. As ideias para vendas serão sempre bem-vindas! 

 

Planejamento pós crise 

 

Agora vamos falar sobre planejamento, após enfrentar uma crise como atual você deverá estar preparado para o pior. Cenários como este voltarão a acontecer, uma boa saída para não ficar prejudicado é garantir uma reserva de emergência pelo menos por 6 (seis) meses. Isso para cobrir todos os gastos da empresa, desde folha de pagamento, impostos, benefícios, contas como aluguel e energia. 

 

Quando você tem um bom planejamento financeiro a sua empresa corre menos risco de fechar as portas, é importante saber fazer os investimentos corretos que o levarão a economizar dinheiro para criar a sua reserva de emergência dentro da empresa. Tire algum proveito de toda essa situação, veja o que você poderia ter feito de diferente para que o impacto da pandemia do Coronavírus fosse menor na sua empresa. 

 

Está precisando de auxilio contábil? 

Conheça os nossos planos! 👇

CTA 2

Conclusão

 

Com a pandemia acontecendo, faz com que os empreendedores tomem novas decisões para manter-se atuando no mercado, é preciso adaptar-se a novas estratégias de vendas e comercializar online. Os donos de pequenas e médias empresas tem sentido o impacto direto no fluxo de caixa, uma boa estrategia para atrair clientes deve ser adotada para evitar que a empresa entre em dividas ou em falência. 

 

Nunca esqueça dos seus funcionários eles fazem parte do processo de sucesso da sua empresa, conte com eles para tudo e deixe claro o cenário em que a empresa enfrenta. Assim você evita especulações, ganha a confiança dos seus empregados e nunca deixe de fazer planejamento mesmo durante e após a pandemia do Coronavírus. 

 

Gostou deste post? 

Confira esse 👉 Coronavírus: Veja a MP 927 que pode alterar os direitos trabalhistas!

 

Abraço do time Marbo Contábil e fique bem! 💛

Topics: Negócios

Assine agora