90850

 

A tecnologia na contabilidade surge como parte dos avanços de integração de áreas offline com novas ferramentas digitais, assim como outros setores. Neste artigo, você poderá compreender como a tecnologia na contabilidade pode contribuir para o sucesso do seu negócio. Leia e descubra muito mais! 

O que você verá neste artigo:

  • A tecnologia na contabilidade pode agilizar sua empresa? 
  • Como a contabilidade mudou nos últimos anos?
  • A tecnologia na contabilidade ajudou a reduzir a burocracia?
  • Conclusão

A tecnologia na contabilidade pode agilizar sua empresa?   

As pessoas têm necessidades cada vez mais imediatas, com o mundo contábil não é diferente. Houve um tempo em que a contabilidade era um processo lento e demorado, mas hoje já é possível obter o seu CNPJ em 24 horas se todos os documentos estiverem corretos. 

Uma contabilidade tecnológica pode sim agilizar sua empresa. Hoje existem contabilidades que não necessitam da papelada com todos os documentos contendo as informações do seu negócio. 

Não há mais necessidade de ir ao escritório de contabilidade várias vezes por semana. 

Os processos contábeis foram automatizados, saíram dos papéis e foram para software. A comunicação entre contador e cliente migrou para o e-mail. Tudo que é preciso é de uma internet de qualidade para que todos os processos sejam concluídos sem interrupções. 

Abrir uma empresa não é um processo fácil e exige uma enorme burocracia. O contador é o responsável por mediar você e o Governo Federal. Procure profissionais de confiança! 

Como a contabilidade mudou nos últimos anos?

Você já percebeu as mudanças nos últimos dez anos? A maneira como utilizamos a tecnologia ao nosso favor revolucionou o dia a dia das pessoas. 

Saímos de computadores grandes e lentos para celulares em nossos bolsos com maior poder de processamento que os primeiros computadores que levaram o homem à Lua. Profissões que nem imaginávamos surgiram, como Youtuber, Influencer Digital etc. 

Alguns anos atrás, para você se locomover, as opções de transporte eram o táxi, metrô, ônibus ou trem. 

Com o avanço da tecnologia você pode se locomover com Uber, 99, Lyft e outros mais. Isso sem falar na comodidade de poder chamar o carro de aplicativo de onde estiver e já saber o valor que irá gastar naquele trajeto. 

Agora, esse mercado precisou se reinventar mais uma vez e pensar nas pessoas que precisam se locomover de um lugar para o outro sem gastar tanto. O que encontramos para suprir essa necessidade são as bicicletas compartilhadas e os patinetes de aplicativos, como o Yellow. 

Mais um exemplo sobre como a tecnologia mudou nossa forma de consumo e comportamento é a maneira como consumimos os alimentos através de deliverys. 

Você imaginou em algum momento dez anos atrás que poderia pedir sua comida por um app e ter acesso ao cardápio do restaurante direto do seu celular? Serviços como o Uber Eats, iFood, Rappi etc. possibilitaram isso. 

Mas a mudança não aconteceu apenas no transporte e na alimentação. A contabilidade está tendo que se adequar aos meios tecnológicos. Hoje, você consegue ter sua contabilidade totalmente online, onde poderá ter acesso sobre detalhes da sua situação financeira e até mesmo  acompanhar em tempo real as atualizações de caixa do seu negócio. 

Armazenar dados nunca foi fácil para o setor financeiro. O imenso volume de informações tornava a organização dos dados e a busca pelos mesmos uma tarefa árdua. Insights delicados sobre a saúde financeira de um empreendimento precisam ser protegidos, pois são informação sensível e, nesse sentido, a tecnologia na contabilidade ainda vem se adaptando, investindo em segurança para que esses dados não sejam roubados.

tecnologia na contabilidade cta 1

A tecnologia na contabilidade ajudou a reduzir a burocracia?

Quando se fala em contabilidade, a maior parte dos empresários pensa em muita burocracia e dor de cabeça, com várias planilhas para preencher e inúmeros problemas para resolver. Mas a tecnologia na contabilidade tem ajudado a reduzir essa burocracia em algumas atividades, como:

Lidar com o governo não é fácil. Isso porque o Brasil é um dos países com uma das legislações fiscais mais complicadas de se compreender. Por conta de grandes mudanças que ocorreram nos últimos anos e, simultaneamente, a ausência de atualizações em decretos antigos, a situação fiscal de uma empresa pode ser confusa

O contador continua sendo o mediador entre o Governo e você, e a burocracia vem sendo resolvida com o passar do tempo. Contudo alguns processos, como a abertura de empresas, antes extremamente burocráticos, hoje estão mais simples.

Essa facilidade na entrada com alguns documentos e a capacidade de usar softwares para organizar a vida fiscal de uma empresa fizeram da tecnologia uma grande aliada da contabilidade para empresas de todos os portes.

Conclusão

A tecnologia na contabilidade ainda tem muito o que evoluir, mas o processo vem sendo facilitado pelo trabalho conjunto entre contadores e organizações governamentais, buscando alternativas que deixem a vida financeira das empresas mais organizada.

De uma forma geral, o armazenamento de documentos mudou do papel para o servidor online, a comunicação passou a ser digital, facilitando ainda mais os processos e evitando a perda de tempo desnecessário, e algumas atividades contábeis já são totalmente resolvidas pela internet. 

O futuro é cada vez mais otimista para a inserção de tecnologia na contabilidade!

Precisando preparar sua contabilidade para o futuro? Marque uma conversa com nossa especialista.

tecnologia na contabilidade endereço fiscal

Abraço do time Marbo! 💛