Tendências de mercado para 2020

Posted by Luiz Paulo Castro on 03/12/2019 14:32:26
Luiz Paulo Castro

Você consegue imaginar quais serão as próximas tendências de mercado para 2020? Fique por dentro e veja como você pode aplicar na sua empresa.  

A facilidade de consumo e a maneira como compramos mudou completamente comparado a 10 anos atrás. A forma de comprar um produto teve uma total evolução. Comparando com antes onde você consumidor iria até as lojas para adquiri-los, hoje os produtos vem até você no conforto da sua casa. 

ebook- planejamento- anuncio

A pouco tempo a forma de comprar foi mais ampliado do que nunca esteve. É possível você comprar um produto do outro lado do mundo mesmo estando no Brasil, este produto chegará até você. 

  1. Não gostou? Pode devolver!
  2. Veio com defeito? Pode trocar!
  3. Não chegou? Pode processar! 

Todas as formas convencionais de consumir produtos foram adaptadas para as redes e o mercado online.  Contudo, foi despertado o elevado número de consumismo em todo o mundo, devido a facilidade de consumir desde comidas através de Apps como Uber eats, Ifood, Rappi etc.. Com o transporte não ficou diferente, adeus aos bilhetes de ônibus e bem vindos os cartões magnéticos e tudo que indica em breve será QR code no substituindo os cartões, temos Apps de transporte como Uber e 99pop para facilitar a locomoção. 

Mas, não para por aí, temos tudo numa tela de celular. Podemos consultar o saldo no banco, fazer transferências, video chamada para conversar com alguém distante, as redes sociais podem ser utilizadas para venderem seus produtos.

Adaptar-se a esse novo modelo de mercado é essencial para que sua empresa não fique no passado e acabe ficando no prejuízo. Uma equipe de planejamento e marketing é fundamental para explorar estratégias na sua empresa para que aumente os seus lucros. 

O que você verá neste artigo:

  • Marketing Human To Human
  • Pesquisa por Voz 
  • Entrega no mesmo dia 
  • Customer Success
  • SaaS - Software as a Service
  • Feel factor

Marketing Human To Human

Assim como qualquer outra coisa que desperta coisas boas tem o seu lado negativo e com a tecnologia cada vez mais em expansão e presente na vida das pessoas não é diferente. Muitas pessoas acabam sentindo-se isoladas e as empresas tem que inovar cada vez mais para satisfazer as necessidades dos clientes. 

O marketing human to human busca, como o próprio nome diz, humanizar o processo de compra e venda, ao buscar criar conexões entre as pessoas que estão envolvidas no processo.

Estudos do comportamento humano e experiências tem sido a base para esse processo de trabalhar com  a valorização dos sentimentos das pessoas. Voltando para o atendimento mais humanizado e especial, as pessoas não compram apenas um produto mas compram uma experiência. 

 

Pesquisa por Voz 

Uma das tendências para o ano de 2020 é a pesquisa por voz que deverá ficar ainda melhor as respostas comandadas pelos donos dos aparelhos eletrônicos. Logo, quando foi lançado o Google Now e a Siri ainda eram  amadoras e respondiam apenas alguns comandos o que pode ser traduzido como limitação. 

Para 2020 esse cenário deve mudar e ganhar novas funções com respostas mais rápidas, completas e realizadas por comandos mais eficientes evitando a perda do tempo. Realizar pesquisas por esses comandos já é realidade, mas ainda estão insuficientes para as necessidades humanas, tem evoluído cada ver mais transmitindo essa modalidade de pesquisa dos celulares android e iOS para os smartwatch.

 

Entrega no mesmo dia 

O mercado online têm expandido cada vez mais, alguns motivos que contribui para essa expansão como a comodidade em poder comprar onde quiser e quando quiser sem precisar se locomover ou a loja abrir para adquirir o produto. Com a evolução da tecnologia mudou completamente a forma de comprar. 

Veja abaixo algumas vantagens de comprar online: 

  • Comprar onde quiser
  • Sem limitação de horário, podendo comprar 24 horas por dia e 7 dias por semana
  • Conforto da sua casa
  • Não enfrenta filas 
  • Se o produto for grande você não terá problemas em leva-lo para sua casa 

Está certo que comprar online não é mais uma novidade, a novidade para o ano de 2020 é a nova tendência de mercado, entrega no mesmo dia! Isso mesmo. Uma dos momentos mais incômodos é segurar a ansiedade  depois de comprar online é ter que aguardar alguns dias para que os produtos cheguem. 

As pessoas têm pressa, cada vez mais os minutos estão ficando apertados. Imagina que legal você comprar algo e dentro de algumas horas sua mercadoria estar na sua casa o aguardando. 

 

Customer Success

Você já ouviu falar sobre essa área? Em outras palavras traduzindo para o português seria "Sucesso do Cliente". Uma nova tendência de mercado para 2020. É proporcionado interações com o cliente e empresa, fortalecendo o seu relacionamento através das melhores experiências adquiridas possíveis.

Para aderir ao sucesso do cliente na sua empresa todos deverão participar seja de forma direta ou indireta, é necessário que todos trabalhem para que isso aconteça. Além de exigir esforço desde o primeiro contato do cliente com a empresa ou até a solução de um problema em que será necessário a participação da operação. 

Algumas atribuições do customer success:

  • Reuniões
  • Boas vindas
  • Acompanhar processos
  • Desempenhar atividades voltadas para o cliente
  • Disponibilidade para auxiliar na solução dos problemas

Lembre-se: Você não está apenas vendendo um produto ou serviço para o seu cliente, você vende uma experiência seja positiva ou negativa. Procure oferecer experiências positivas para que sua empresa crie uma reputação agradável ao ponto das pessoas fazerem indicações por espontânea vontade.  

 

SaaS - Software as a Service

Você provavelmente já utilizou ou ainda usa ao decorrer do seu dia esse tipo de Software. Eles estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas como ferramentas de diversão ou até mesmo como ferramentas de utilidade empresarial voltado para o trabalho. 

Sua diferença, consiste em armazenar tudo em "nuvem" ao invés de memória. Você pode baixar no caso o app do Spotify, mas as músicas estarão armazenadas em uma conta online. Essa tecnologia facilita, pois, além de acessar em qualquer parte do mundo fica disponível a atualização mais recente para todos os objetos eletrônicos sincronizados, assim evitando perder arquivos. 

Exemplos de Saa S:

  • HubSpost
  • Rd station
  • Spotify
  • Netfix

Essas ferramentas estão sendo cada vez mais comuns de serem encontradas e têm ajudado cada vez mais as pessoas e mudado a forma como consumir filmes, músicas, formas de trabalhar etc. 

 

Feel factor

Causar sensações nas pessoas é a nova tendência de mercado para 2020. Criar sentimentos, desenvolver relacionamentos entre produtos e clientes, empresas e clientes tem sido a nova forma de consumir.

Vender experiências para que o seu cliente construa uma imagem positiva da sua empresa, invista em treinamento para os colaboradores para que hajam de maneira tocante para o público externo. Com o consumismo cada vez maior e as pessoas se sentindo solitárias é necessário investir em conexões para que os clientes sintam-se mais completos. 

Lembre-se: As pessoas adquirem um produto devido a sua experiência obtida. 

Gostou deste artigo? Leia esse também! 👇

5 dicas de planejamento empresarial para sua empresa crescer em 2020!

Abraço do time Marbo! 💛

Topics: Negócios

Assine agora