OGMT7S0

Se você busca soluções inovadoras para o departamento financeiro, então provavelmente já ouviu falar sobre o BPO Financeiro ou a Terceirização Financeira. Mas você sabe o que é e como ela pode auxiliar a sua empresa a sair do vermelho? Neste artigo, exploramos isso e muito mais. Confira:

O que é Terceirização Financeira?

A Terceirização financeira, ou BPO Financeiro (“Business Process Outsourcing”, cuja tradução é “terceirização de processos de negócios”) visa desmistificar, descomplicar e mostrar a importância de determinadas áreas dentro da empresa, mesmo que elas não sejam atividades-núcleo.

Esse serviço permite que o negócio conte com ou contrate uma empresa de contabilidade, a fim de cuidar da gestão financeira. 

O BPO tem como objetivo melhorar a produtividade de determinadas áreas. Por ser muito assertivo, esse tipo de serviço pode solucionar alguns problemas existentes nas empresas, como: 

  • Falta de funcionários no setor financeiro;
  • Situações em que o gestor não conhece o atual estado financeiro do negócio ou não tem disponibilidade para cuidar dessa demanda;
  • Controle manual dos processos sem um sistema integrado. 

A terceirização financeira põe em mãos especializadas as demandas internas da empresa, sempre focando em não prejudicar o andamento do negócio nem afetar o core business. 

Ou seja, por mais que ocorra uma terceirização, o desempenho da empresa é priorizado e os processos são estruturados de maneira a manter o andamento das atividades fluindo da melhor maneira possível.

Características da Terceirização Financeira

As principais características da terceirização financeira são:

  • Serviço Técnico e Específico;
  • Não envolve nem afeta diretamente o core business das empresas;
  • Não é um processo-chave do negócio (isso é, que garante diferenciais competitivos sobre a concorrência);
  • Trabalha com metas claras e diretas (exemplo: melhorar a precisão do controle de horas extras, reduzir desperdício a longo prazo através da análise de gastos mensais etc.) 

terceirização financeira

Tipos de BPO

Além do BPO Financeiro, a terceirização financeira, existem outras modalidades. Pelos exemplos abaixo, fica mais fácil entender o papel do BPO dentro das empresas:

  • Help Desk;
  • Desenvolvimento de aplicativos;
  • Construção de sites;
  • Publicidade e propaganda;
  • Marketing de conteúdo;
  • TI – Tecnologia da Informação;
  • Logística;
  • Serviços financeiros;
  • Área jurídica;
  • Limpeza de escritórios;
  • Segurança das instalações;

Quando uma empresa terceiriza sua área de marketing para vender mais, por exemplo, ela não está abrindo mão do controle sobre seu produto ou serviço, mas encontra auxílio nas estratégias de atração e venda. O mesmo vale quando contrata uma empresa para construir o site novo do negócio: o produto ou serviço continua sendo responsabilidade interna, mas atividades paralelas são delegadas a outras pessoas.

Serviços envolvidos na terceirização financeira

As principais atividades realizadas pela empresa contratada para a terceirização financeira são: 

Controle das entradas e saídas

Nessa etapa, as responsabilidades são: 

  • Nas entradas: Incluir as contas a pagar no sistema, realizar agendamentos no internet banking;
  • Nas saídas: Lançar as contas a receber no sistema, incluir serviços de emissão de nota fiscal/boletos bancários. 

Conciliação bancária

Trata das movimentações financeiras diárias e cuida de toda rotina bancária da empresa para que os saldos batam sempre com o que consta no banco. É importante fazer esse acompanhamento utilizando softwares e sistemas digitais que tornam os dados mais precisos e fazem o preenchimento mais rápido e assertivo.

Gestão da documentação

A contratação desse serviço costuma ser opcional, mas como se tratam dos serviços de arquivamento e auditoria de documentos financeiros, muitas empresas optam por adicionar essa responsabilidade na terceirização financeira com o intuito de simplificar ainda mais o departamento financeiro interno.

Como a terceirização financeira tira empresas do vermelho

Caso sua empresa esteja passando por uma situação difícil, o BPO Financeiro pode ser a solução para sair do vermelho. Ao terceirizar um processo, você ganha mais tempo para se dedicar a outras partes do negócio e pode se dedicar a vender mais e vender melhor.

Ao optar pela terceirização financeira, também ocorre redução de custos nos processos da empresa. Isso ocorre porque muitas ferramentas de gerenciamento de negócios apresentam custos elevados para empresas de pequeno e médio porte. 

Ao contratar uma empresa contábil para colocar o BPO Financeiro em funcionamento, você fecha um pacote de serviços que normalmente inclui um software de controle financeiro e profissionais experientes focados nos processos da sua empresa. 

Com isso, a chance de evitar erros aumenta, e a alternativa terceirizada ainda sai mais barata que manter um departamento inteiro, pois algumas empresas conseguem oferecer esse serviço por um valor mais em conta que a contratação de um departamento financeiro inteiro.

Conclusão

Empresas que apostam em inovação nos processos procedimentos tendem a sobreviver mais tempo no mercado. 

A terceirização financeira já é uma forte tendência de mercado para médias e pequenas empresas,  pois apresenta soluções de alto nível com um investimento acessível. 

Mas não se esqueça de escolher com muito cuidado o parceiro de negócio certo, já que uma má gestão financeira terceirizada pode deixar o seu empreendimento em uma posição ainda mais delicada. Ficou com alguma dúvida e deseja mais informações para você e sua empresa? Entre em contato conosco clicando aqui

Abraço do time Marbo!

Veja mais conteúdos preparados para você em nosso blog clicando aqui.