Veja as diferenças entre CLT x PJ

Posted by Luiz Paulo Castro on 07/01/2020 20:00:00
Luiz Paulo Castro
Find me on:

Você está com dúvidas na hora de contratar CLT ou PJ? Não sabe qual seria a melhor contratação para sua empresa? Veja neste artigo as principais diferenças entre CLT e PJ, assim como as principais vantagens e desvantagens na hora de contratar. 

 

O que você irá ver neste artigo:

  • Diferença entre CLT e PJ
  • Vantagens e desvantagens de CLT
  • Vantagens e desvantagens de PJ 
  • Conclusão

 

Diferença entre CLT e PJ

 

Você sabe qual a diferença entre um funcionário CLT  e um PJ que trabalha dentro da sua organização? A grande diferença entre entre o CLT e o PJ é que a pessoa que trabalho como CLT terá a sua carteira de trabalho preenchida enquanto o PJ terá um contrato pré estabelecido com o representante e a empresa. 

 

O modelo de contratação do PJ, costuma ser mais complexo já que é realizado um contrato entre ambas partes. Neste contrato devem constar as principais informações tais como salário, quantidade de horas que irá trabalhar para organização e claro, deve constar a sua função que será exercida na empresa. É uma terceirização de serviço já que você terá uma empresa dentro sua empresa desenvolvendo atividades para ela. 

 

No caso do CLT, exige um pouco mais, pois será uma pessoa física que irá atender as devidas necessidades da empresa. Neste caso a empresa irá arcar com os encargos trabalhistas diferentemente do profissional PJ. 

 

Vantagens e desvantagens de CLT 

 

Falar das vantagens e desvantagens é fundamental para decidir qual você irar contratar, se será um profissional CLT ou um profissional PJ. Neste tópico irei apresentar a você as principais vantagens e desvantagens do CLT. 

 

Vantagens

 

Motivação para o crescimento: Os funcionários são movidos por motivação, busque sempre manter todos os seus colaboradores motivados para que eles possam produzir mais. Colaboradores felizes produzem mais! 

 

O funcionário CLT por passar grande parte do dia no ambiente de trabalho cerca de 8 horas diárias, costuma ter o desejo de crescer na instituição, por estar mais envolvido com os projetos e passar grande parte do tempo trabalhando. Diferentemente do PJ que costuma prestar um serviço especifico para a organização. 

 

Carga horária fixa: Por ser CLT ele terá que cumprir as horas determinadas na empresa, claro desde que não ultrapasse a lei. Por passar mais tempo dentro da organização estará mais envolvido dentro de todos os acontecimentos institucionais. 

 

Desvantagem

 

Impostos: uma das maiores desvantagens de se obter um funcionário CLT na sua empresa está vinculado com os impostos brasileiros. Quando se tem um funcionário CLT, os impostos que são gerados costumam ser quase o dobro do que o funcionário ganha. Isso ocorre devido aos impostos que são recolhidos mensalmente da empresa, como é o caso do INSS. 

 

Esses impostos podem chegar a serem maiores que 25% por mês. 

 

Vantagens e desvantagens do PJ 

 

 Um PJ poderá ajudar a reduzir custos na sua empresa caso você saiba como fazer isso, por não haver recolhimento de impostos poderá ser uma grande economia. Mas antes de tudo veja as vantagens e desvantagens sobre o funcionário PJ antes de contratar um. 

 

Vantagens

 

Redução de impostos: quando você opta por contratar um profissional PJ você deixa de pagar alguns impostos que pagaria ao contratar uma pessoa CLT. Necessariamente será feita uma redução de custos para a empresa, alguns recolhimentos tais como:

 

  • Vale-transporte
  • Vale-refeição
  • Férias
  • 13º salário
  •  FGTS

 

Deixam de ser recolhidos por que nesse caso a pessoa PJ que se responsabiliza por esses encargos. 

 

Valor pago por hora trabalhada: O funcionário PJ ganha seu salário com base nas horas trabalhadas, ou seja se não trabalhar ele não ganhar. Isso é uma vantagem para empresa que além de reduzir impostos a empresa acaba reduzindo alguns custos como repouso remunerado etc. 

 

O funcionário PJ recebe no feriado? 

 

Uma das dúvidas que geram é se esse funcionário no caso a empresa que presta serviço para sua empresa se recebe aos feriados. A resposta é não. Ele não recebe, só receberá as horas e os dias trabalhados. 

 

Tributação: uma outra vantagem fica por conta da tributação, como o PJ que deverá arcar com os próprios impostos da empresa o empregador não arcará com alguns custos por exemplo o INSS "Instituto Nacional do Seguro Social" já que esse imposto ficará por conta da empresa contratada. Diferente do funcionário CLT que todo mês acontece o recolhimento. 

 

Desvantagens

 

Agora, que já viu algumas vantagens de contratar um profissional PJ. Veja algumas desvantagens ao contratar o funcionário PJ. 

 

Rotatividade: por ser um contrato e não um funcionário CLT isso acaba acontecendo mais vezes do que o esperado. O profissional por não ter que cumprir uma carga horária diária de 8 horas e ter um vínculo maior com a empresa, por estar ali prestando um serviço especifico. Isso é mais comum de acontecer.  

 

Está com dúvidas? Vamos solucionar o seu problema!👇

CTA NOVA

 

Contrato: no caso do funcionário CLT a contratação é mais simples, pois nela basta assinar a carteira de trabalho do empregado com algumas informações. No caso do funcionário PJ é demandado mais tempo para a elaboração do contrato. Por ser um contrato com interesse de ambas partes tanto do empregador quanto do PJ exigirá mais tempo. 

 

Esse tempo será levando em conta os termos do contrata tais como: 

 

  • Quais dias será prestado esse serviço?
  • Haverá comissões? 
  • Quanto será o salário? 
  • Qual será o horário estipulado para o trabalho do PJ? 
  • Quais serão as funções dele dentro da empresa? 

 

Como pode ver um contrato necessita ser o mais detalhista possível, lembre-se que as duas partes deverão assinar então essas informações precisam ser claras e objetivas. 

 

Risco de ação trabalhista: esse tópico merece muita atenção. Ao contratar um PJ certifique-se de que ele não exercerá as funções comuns de um profissional CLT. Caso aconteça algo parecido o PJ poderá entrar com uma ação na justiça contra você solicitando os mesmos direitos de um profissional CLT. 

 

Caso isso venha ocorrer, ele poderá ganhar a ação se for comprovado e você tendo que arcar com todos os custos de um profissional CLT com até 5 anos retroativos. 

 

Conclusão 

 

Como você pode ver existem inúmeras vantagens e desvantagens de contratar um profissional CLT ou um PJ. Você deverá observar qual a sua necessidade, alguém que trabalhe por 8 horas diárias, cumprindo a carga horária para desenvolver as devidas atividades que você deseja na empresa. Essa é uma das diferenças entre CLT e PJ. 

 

Caso seja necessário contratar por conta de um serviço especifico, o PJ poderá ser uma excelente opção pois esse profissional é habilidoso para lidar especificamente com um tipo de serviço. Veja se você terá possibilidade de oferecer uma flexibilidade de horários para o PJ. 

 

 

Gostou deste artigo? Veja esse também! 

👉Saiba quais os tipos de rescisão de trabalho

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Pessoal

Assine agora