Veja como abrir uma conta bancária para sua empresa

Posted by Luiz Paulo Castro on 10/03/2020 09:03:37
Luiz Paulo Castro
Find me on:

architectural-design-architecture-banks-barclays-351264

Abriu uma empresa? Quer saber se é mesmo necessário abrir uma conta bancária para sua empresa e como fazer isso? Neste artigo, iremos te ajudar a solucionar suas dúvidas sobre o processo de aberturas de conta PJ. Leia de descubra! 

O que você irá ver: 

  • É realmente necessário abrir uma conta PJ?
  • Documentos necessários
  • Benefícios de uma conta PJ
  • Algumas dicas para escolher o seu banco 
  • Conclusão

 

É realmente necessário abrir uma conta PJ?

 

Deixarei bem claro que a resposta, é depende!  Mas, por quê?  Veja bem, um grande erro das pessoas que começam a empreender é pensar que assim que obtiver o CNPJ, o próximo passo é abrir uma conta bancária jurídica.   

 

Mas entenda, por qual motivo você deseja abrir uma conta jurídica? Ela realmente é necessária para sua empresa funcionar? Sabia que existem empresas em que a conta bancária é pessoa física, a mesma referente ao dono da empresa. A primeira pergunta que você deve fazer, é por qual motivo eu preciso de uma conta empresarial? Eu realmente preciso de uma conta PJ?

 

Procure saber qual será a finalidade desta conta. Você costuma receber muitos pagamentos? Realiza muitas transferências e pagamentos? Gostaria de aproveitar o crédito empresarial? Precisa de juros menores? Entenda qual é realmente a sua necessidade para analisar se é vantajoso solicitar a conta PJ. 

 

Um dos casos em que recomenda-se abrir uma conta bancária empresarial é quando os seus clientes são outras empresas e estejam envolvidas no seu negócio. Caso precise fazer transferências para outras instituições, é necessário também ter uma conta PJ e se desejar participar de licitações é considerado um motivo para abrir a conta. 

 

Lembre-se: abrir uma conta bancária PJ não é um processo simples, você terá de enfrentar um pouco de burocracia para que o processo seja validado, procure juntar todos os documentos necessários e ter paciência para realizar a abertura da sua conta.  Veja abaixo os principais documentos exigidos para abertura de conta bancária para sua empresa. 

 

CTA NOVA

 

Documentos necessários

 

Os documentos de forma geral são básicos, tanto para empresa quanto para o seu proprietário. Já que você precisa confirmar sua identidade e responsabilidade por aquele empreendimento. Abaixo, você pode ver alguns dos documentos solicitados por alguns bancos. 

 

Os documentos muitas vezes podem variar de um banco para o outro ou simplesmente solicitarem outros tipos de documentações. Confira!

 

  • CPF do empreendedor 
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de inscrição e cadastro do CNPJ
  • Número do próprio CNPJ
  • Certificado digital 

 

Alguns bancos podem solicitar que você leve as devidas copias destes documentos. Ao recolher toda a documentação procure a gerência do banco o qual deseja abrir a conta bancária para finalizar o procedimento. 

 

Os bancos digitais estão cada vez mais na moda, não é mesmo? Prometendo taxas menores, menos filas e burocracias. Será que é tudo isso mesmo que dizem? 

 

Confira, agora mesmo o nosso artigo e tire suas dúvidas: Banco Tradicional x Digital: Qual é a melhor escolha para sua empresa?

 

Benefícios de uma conta PJ

 

Você conhece os benéficos de uma conta bancária PJ, a famosa conta empresarial? Além de toda o processo burocrático para abertura de conta você poderá se beneficiar com alguns detalhes da conta PJ, esses benefícios podem variar de um banco para o outro. Verifique bem quais sãos as vantagens que o seu banco pode te oferecer.

 

Veja alguns dos benefícios. 

  • Garantir empréstimos com mais agilidade
  • Aplicações financeiras mais vantajosas
  • Taxas mais inferiores as contas comuns  
  • Tarifas inferiores as contas comuns
  • Quantidades significavas de DOC e TED

 

Os empréstimos podem ser baseados no seu histórico de faturamento empresarial quando for solicitar um, se for positivo o limite pode ser superior ao esperado e com juros menores. 

 

2940191-1

 

Algumas dicas para escolher o seu banco 

 

Os bancos são conhecidos por serem campeões em burocracias, mas estamos aqui para te ajudar a evitar dores de cabeça, com algumas das nossas dicas você poderá amenizar a suas dores com os bancos. 

 

Escolher um banco para abrir a sua conta bancária PJ é de extrema importância escolher com cuidado, você estará depositando a sua confiança e a confiança da sua empresa em um banco. Então busque uma excelente parceria para facilitar os processos. 

 

1° DICA

 

Nossa primeira dica é buscar abrir sua conta PJ em um banco no qual você já tenha uma conta pessoal física, isso por que facilitara a comunicação entre contas e bancos. Já que as mesmas estarão vinculadas a mesma instituição. 

 

2° DICA

 

A segunda dica, é procurar abrir sua conta bancária em um banco mais próximo da sua empresa, isso por que, quando houver a necessidade de resolver algum problema seja ou não urgente evita a perda de tempo e dores de cabeça. Quando se têm sua agência bancária próxima do seu negócio a locomoção será menor e com certeza a solução do problema será mais rápido. 

 

3° DICA

 

Verifique as taxas e tarifas, quando digo para verificar é realizar uma pesquisa completa sobre as contas jurídicas, saber quais são os serviços oferecidos e quais estão inclusas, saber quais serão as tarifas a serem cobradas. Busque saber se o banco escolhido irá satisfazer as suas necessidades, isso por que depois de escolhido o banco para trocar de banco é um processo doloroso. 

 

Trocar de banco envolve muitos processos, dentre eles documentações, solicitar abertura de novas contas dos colaboradores, avisar a todos os seus clientes que o seu banco irá mudar, você consegue imaginar o tamanho da dor de cabeça? Então certifique-se de que está escolhendo o banco certo para o seu negócio. 

 

Conclusão 

 

Abrir uma conta bancária para sua empresa irá facilitar a maneira como lida com as finanças empresariais, é importante saber escolher um banco no qual confie e que seja o mais próximo do seu negócio. Caso precise resolver algo com urgência não irá perder tanto tempo se locomovendo. 

 

Outro ponto importante é que tendo uma conta PF a probabilidade de você fazer uma bagunça entre as suas finanças pessoais e as empresariais é bem maior e nós já alertamos bastante para esse erro.

 

Para abertura da conta bancária jurídica você deverá apresentar alguns documentos sendo eles: CPF do empreendedor, comprovante de endereço, comprovante de inscrição e cadastro do CNPJ, número do próprio CNPJ e certificado digital. Lembrando, esses documentos podem variar de um banco para o outro. 

 

 

Gostou deste artigo? 

Veja esse: Taxas ocultas e maiores problemas por trás do cartão de crédito

 

Neste artigo, falamos um pouco sobre as taxas ocultas nos cartões de crédito. Veja como identifica-las e saber o que está pagando!

 

Abraço do time Marbo Contábil! 💛

Topics: Negócios, Abertura de empresa

Assine agora