52

Veja como preparar a sua empresa com o surto do Coranavírus

Posted by Luiz Paulo Castro on 04/05/2020 06:15:00
Luiz Paulo Castro

Veja neste artigo como você pode preparar a sua empresa com o surto da pandemia do novo Coronavírus, e também o que fazer e quais as medidas você pode tomar para diminuir o impacto no seu negócio. 

 

O que você irá ver:

  • Preparando o seu negócio
  • O que fazer caso um funcionário contraia a Covid 19?
  • Dicas para cuidar das finanças do seu negócio durante a pandemia 
  • Conclusão

 

Preparando o seu negócio

 

Uma grande pandemia pode não só causar grandes estragos na humanidade mas também na economia, afetando diretamente as empresas de todo o mundo, sem limitar o seu porte ou valor aquisitivo. 

 

Assim como o Governo a primeira coisa para enfrentar um estrago na economia causado por pandemia é ter um planejamento. Se você não tiver um, pare tudo que está fazendo e faça. O planejamento de negócio poderá ser a sua única saída nesse momento de crise, isso se as empresas não falirem como vêm ocorrendo em alguns casos. Não mire na sorte, pois é um tiro no próprio pé!

 

Caso você precisa de um diagnostico estamos aqui para ajudar! 👇

CTA NOVA

Diante do cenário que vem acontecendo muitas pessoas estão assustadas e quais são procedimentos é ideais que todo empregador deve tomar para os funcionário. Para esclarecer isso você precisa entender como a pandemia do coronavírus interfere nos negócios. 

 

Tudo começa com o aumento do dólar, a moeda ficando mais cara as pessoas deixam de utilizar o máximo que puder. Infelizmente as empresas que dependem diretamente de suprimentos importados ou lidam com exportação, são as que mais sofrem com esse impacto. Preparamos esse conteúdo para lhe ajudar a tomar algumas medidas para evitar com o seu negócio seja atingido e que você prepare muito bem a sua empresa.

 

1. Faça o home office/ tele trabalho ou trabalho remoto

A empresa não pode parar, precisa de caixa mais que nunca nesse momento, uma das alternativas e colocar os funcionários para operarem em casa, por um lado você economiza com o auxilio transporte, devido que o funcionário não está tendo locomoção para o trabalho.

 

DICA: se um dos seus funcionários demonstrar pouca produtividade durante esse período. Procure conversar com ele e entender os motivos que têm a apresentar. Não sai demitindo ninguém sem nenhuma razão!

 

Venha conhecer nossos planos clicando aqui! 

 

2. Mantenha uma comunicação

Ocorrem muitas falhas nessa parte do processo, isso devido que ausência de comunicação faz com que a empresa dificilmente se sustentará até o final da pandemia.

 

É importante alinhar todos os processos necessários, manter a comunicação com todos os funcionários e claro informar aos colaboradores a importância dos métodos de prevenção da doença. Orientando todos a manter a limpeza de superfícies, incentivar os funcionários a lavar as mãos, garantir a higiene respiratória, controlar viagens e as saídas de casa desnecessárias. 

 

 

O que fazer caso um funcionário contraia a Covid 19

 

Sem panico em primeiro lugar, vamos esclarecer tudo aqui! Assim como o Governo Federal tem tomado medidas para conter a disseminação do coronavírus também conhecido como Covid 19, as empresas precisam tomar algumas medidas também!  Caso um funcionário esteja com suspeita ou com o caso clinico confirmado pelo novo coronavírus é importante que a organização tenha um posicionamento e oriente esse funcionário a respeitar as recomendações oficiais impostas pelo ministério da saúde. 

 

Leia mais sobre as iniciativas do governo nesse artigo: Pequenas e médias empresas: veja as iniciativas do Governo Federal!

 

É recomendado para os colaboradores que manifestarem os sintomas pela covid 19, procurar os serviços de saúde caso tenha tido histórico de viagem ou contato com algum caso suspeito ou confirmado. Contudo, o Governo Federal alerta evitar as idas desnecessárias ás unidades de pronto atendimento médico, as pessoas que não tiver febre e mais um sintoma da doença deve ligar para a ouvidoria do SUS (136) para receber orientações.

 

Veja abaixo os sintomas do Coronavírus (Covid 19):

  • Tosse
  • Febre
  • Cansaço
  • Dificuldade para respirar (em casos graves)

 

Recomenda-se seguir a as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019 impostas pela LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020. 

 

Precisa de um um auxilio contábil?

Podemos te ajudar! 👇😉

CTA NOVA

Dicas para cuidar das finanças do seu negócio durante a pandemia 

 

Vamos falar sobre finanças, agora você vai descobrir como manter bem a saúde do seu negócio em meio do caos da pandemia do novo coronavírus. 

 

DICA 1 

Faça um planejamento para queda das suas vendas, os comércios irão enfrentar um grande desafio durante e após a pandemia, você precisará ter um planejamento bem estruturado com estratégias e ações a serem tomadas para evitar a perca de fluxo de caixa. Algumas organizações são afetadas mais que outras como as empresas de turismo, estão perdendo dinheiro por conta de cancelamento de pacotes e reservas. 

 

Mas algumas empresas o faturamento tem aumentado como as farmácias, e-commerce e delivery. Devido que as pessoas estão mais em casa, então aumenta o consumo de produtos e serviços online. A partir do segmento da sua empresa, é bom antecipar uma simulação da previsibilidade financeira para que assim evite crises financeiras. Recomenda-se estima uma queda nas vendes de 30% a 50% na receita dos próximos dois ou três meses.


DICA 2

Revise os gastos da empresa, o momento de pandemia é complexo para todas as empresas. Você empregador precisa revisar todos os gastos no seu negócio, tendo em mente do deve ser mantido e do que pode ser cortado. Se a sua equipe estiver trabalhando em home office, você pode suspender ou cortar alguns custos como energia e aluguel. 

 

Diante de todo o cenário que o comercio está enfrentando, você pode buscar por encontrar fornecedores com preço mais baixo ou fechar novas parcerias para atrair clientes para sua empresa. Mas importante do que reduzir custos e trazer dinheiro para o caixa da empresa neste momento. 

 

Conclusão

 

Enfrentar a crise que o novo Coronavírus está causando aos negócios é um desafio, mas o maior desafio será após a crise.  Devido que muitas empresas estarão em dividas por acumulo de contas, empréstimos e contas em aberto. 

 

Sendo assim, se você pode cuidar da saúde dos seus colaboradores, você precisa cuidar da saúde do seu negócio também. Nesse momento, é importante que tenha várias estratégias para colocar em prática. Busque uma consultoria contábil, podemos te ajudar clicando aqui! 

 

Gostou deste artigo? 

Veja esse 👉 5 Dicas para trabalhar com disciplina em home office

 

Abraço do time Marbo Contábil e fique bem! 💛

Topics: Negócios

Assine agora